Como imprimir em papel offset?

Como imprimir em papel offset?

Aprender a imprimir em papel offset é indispensável se você tem o objetivo de incluir esse tipo de papel na sua gráfica.

Pensando nisso, nós da Calcme – sistema para gráfica offset – preparamos este guia com dicas que vão te ajudar. Acompanhe e confira!

Como imprimir em papel offset?

Para imprimir em papel offset, é importante seguir alguns passos que, embora simples, precisam de atenção.

Afinal, é necessário ter conhecimento da impressão offset, propriamente dita, para poder fazer boas impressões.

A seguir, descrevemos os passos:

Escolha do papel offset

O primeiro passo é selecionar o tipo de papel offset que será utilizado nas suas impressões. Para isso, escolha a gramatura correta de acordo com a finalidade do projeto, como folhetos, cartazes ou livros, e certifique-se de que o tamanho do papel corresponde ao formato final desejado.

Esses detalhes vão fazer toda a diferença na sua produção, portanto, preste bastante atenção, ok?

Veja mais: Como é o papel offset?

Preparação do arquivo

Antes de enviar o arquivo para impressão, ele deve estar corretamente formatado, para que seja possível obter um bom resultado. 

Os arquivos costumam ser salvos em formato PDF, com uma resolução de 300 dpi para garantir uma alta qualidade de impressão. 

Além disso, verifique as configurações de cor, preferencialmente em CMYK, e adicione marcas de corte e sangrias ao layout da sua impressão, geralmente de 3 a 5 mm, para evitar bordas brancas que poderiam prejudicar a qualidade da sua impressão.

Configuração da impressora

Aprender a configurar a impressora offset é muito importante e requer um pouco mais de dedicação e estudos. 

Você vai precisar ajustar a quantidade de tinta, alinhar as placas de impressão, e configurar o papel de acordo com o tipo de impressão que você quer realizar. Se possível, pratique com um profissional experiente ao seu lado até se sentir confiante.

Preparação da placa

Para preparar as placas de impressão, o primeiro passo é configurar o arquivo digital para a separação de cores, já que a impressão offset utiliza uma placa para cada cor (ciano, magenta, amarelo e preto). 

Depois, o arquivo separado em cores é transferido para as placas de impressão por meio de um processo digital chamado CTP (Computer to Plate). 

Essa máquina grava o design diretamente na superfície da placa, criando áreas que vão atrair ou repelir a tinta durante a impressão. 

Uma vez que as placas estão prontas, elas são montadas na impressora offset, ajustadas para garantir o alinhamento perfeito, e então testadas com uma prova de impressão antes de iniciar a tiragem em larga escala.

Leia mais: Qual impressora imprime papel offset?

Impressão

Depois que tudo estiver configurado e aprovado, você pode iniciar a impressão em larga escala. 

Lembre-se de que você precisará alimentar o papel na impressora, monitorar a qualidade da impressão durante o processo e fazer ajustes conforme necessário.

O processo pode parecer longo, mas é possível com um pouco de estudo e treino, ok?

Viu só como imprimir em papel offset é mais simples do que você imaginava? Agora é só analisar a possibilidade de incluir esse tipo de impressão na sua gráfica e assim oferecer mais esse serviço aos seus clientes!