Quais são as atividades de um marceneiro?

As atividades de um marceneiro podem ser muitas. Afinal, tudo vai depender, especialmente, do plano de negócios da marcenaria e de que tipos de produtos são feitos por lá. Além da própria estrutura de automatização, que pode ajudar o profissional de muitas formas diferentes.

Neste artigo, a Calcme – sistema para marcenarias te ajuda a entender mais sobre as atividades de um marceneiro.

Continue lendo e saiba mais!

Veja também: quanto ganha um bom marceneiro?

Você sabe quais são as atividades de um marceneiro?

Não é só cortar madeira e colar MDF. Na verdade, esse tipo de atividade passou a ser feita muito mais pelas máquinas, do que necessariamente pelo marceneiro. 

Ele apenas opera e faz com que tudo aconteça de forma organizada e otimizada para as outras etapas de produção.

Por isso, separamos algumas atividades de um marceneiro organizadas por dois setores: o técnico e o estratégico.

Continue lendo.

Atividades técnicas

Essas atividades estão ligadas ao processo produtivo, de maneira que o marceneiro, de fato, coloque a marcenaria para produzir de maneira otimizada e com foco nas estratégias do negócio.

Nas atividades técnicas, o marceneiro pode fazer:

  • Corte
  • Colagem de fita de borda
  • Lixamento
  • Acabamento
  • Pré-montagem
  • Instalação

Como você pode ver, são atividades que estão conectadas ao processo produtivo. Desde a separação da madeira, até a instalação final na casa do cliente. 

Tudo isso pode ser feito pelo marceneiro, embora não seja o ideal que ele centralize tantas atividades. Mas além disso, há também as atividades estratégicas. Continue lendo e saiba mais.

Atividades estratégicas: prioridades e organização da marcenaria

Quando você pensa em marceneiro o que faz, pode considerar uma série de atribuições estratégicas que fazem toda a diferença ao longo do desenvolvimento de um projeto. A seguir, detalhamos as principais para que você possa compreender melhor o dia a dia do marceneiro:

1. ​​Leitura de projetos e desenhos

Essa etapa está relacionada com a capacidade de interpretar plantas baixas, desenhos técnicos e especificações detalhadas, garantindo a compreensão das dimensões, materiais e técnicas necessárias para a construção do móvel de acordo com as expectativas do cliente ou do designer.

2. Corte de materiais

O marceneiro utiliza técnicas precisas de corte, como serra circular, esquadrejadeira ou serras manuais, para cortar os materiais de acordo com as medidas e ângulos especificados no projeto, garantindo peças com encaixe perfeito e acabamento de qualidade.

3. Pré-montagem de móveis

Quando pensamos em marceneiro o que faz, também temos que considerar a pré-montagem como uma atribuição importante. Aqui, o marceneiro realiza a pré-montagem das peças para verificar a compatibilidade, ajustar eventuais desalinhamentos e garantir que todas as partes se encaixem corretamente, proporcionando uma montagem final mais eficiente e sem surpresas.

4. Acabamento de superfícies

O marceneiro também trabalha com o lixamento das superfícies para remover imperfeições, a aplicação de seladores e vernizes para proteção e acabamento estético, e o polimento para garantir uma superfície lisa e brilhante.

5. Uso de ferramentas manuais para atividades pontuais

Em determinadas situações, o marceneiro utiliza ferramentas manuais, como formões, plainas e martelos, para realizar ajustes finos, entalhes ou acabamentos específicos que não são viáveis com máquinas elétricas.

6. Reparos e restaurações em móveis

Além de fabricar móveis novos, o marceneiro também repara danos, substitui partes danificadas e restaura móveis antigos, preservando sua integridade estrutural e estética original.

7. Preparação e aplicação de acabamentos

Quando pensamos em marceneiro o que faz, também devemos considerar a preparação e aplicação de acabamentos. Aqui, o marceneiro prepara as superfícies dos móveis por meio de lixamento, preenchimento de falhas e aplicação de seladores, primers ou tingidores, garantindo uma base adequada para o acabamento final desejado.

8. Seleção de materiais adequados

O marceneiro avalia as características e qualidades de diferentes tipos de madeira, compensados, laminados e outros materiais, escolhendo os mais adequados e que apresentam resistência, durabilidade, estética e compatibilidade com o projeto em questão.

9. Seguir normas de segurança

Durante todas as etapas do trabalho, o marceneiro deve ter o conhecimento necessário para adotar práticas seguras, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a organização do espaço de trabalho, a manipulação segura de ferramentas e materiais e a observância das normas e regulamentos de segurança ocupacional.

10. Análise e resolução de problemas

Ao longo do processo de fabricação, o marceneiro pode enfrentar desafios e imprevistos que exigem habilidades analíticas e criativas para identificar as causas dos problemas e encontrar soluções eficazes. 

Por isso, quando pensamos em marceneiro o que faz, também devemos ter em mente que ele é responsável por resolver problemas e garantir a qualidade e a conformidade do produto final com as expectativas do cliente.

Veja também quais são as habilidades de um marceneiro.

Ao ter uma grande noção estratégica e de organização, o marceneiro pode atuar de forma muito mais pensativa e reflexiva. O que, na prática, vai garantir processos mais limpos e com um passo a passo muito bem detalhado na cabeça dos operadores.

O ajudante de marceneiro, por exemplo, pode ser absolutamente beneficiado com uma organização estratégica eficiente do marceneiro. Afinal, quando tudo está organizado, o trabalho fica mais fácil.

O marceneiro também pode pensar os processos do começo ao fim, de maneira a criar um fluxo de trabalho planejado e viável para marcenarias de grande fluxo e linhas de produção.  Com sua experiência, é possível criar fluxos que prevejam situações e evitam problemas.

Com o sistema Calcme para marcenarias, por exemplo, o marceneiro poderá atuar de forma muito eficiente, focando nas atividades do dia e controlando todas as frentes.

Faça um teste grátis agora mesmo para conhecer tudo por dentro e veja como o Calcme pode ajudar muito nas atividades de um marceneiro e no dia a dia de uma marcenaria.