4 dicas para aumentar a produção na sua gráfica

Manter-se competitivo no mercado gráfico traz cada vez mais desafios e, com certeza, ser sempre mais produtivo é um deles. Abaixo, você confere algumas dicas para aumentar a produção em sua gráfica!

1- Controle de produção aprofundado

É de extrema importância que a sua gráfica conte com um controle de produção aprofundado para, dessa maneira, conseguir mensurar ganhos, perdas e até mesmo desperdícios.

Quando a produção é acompanhada de perto, com tudo posto na ponta do lápis, é possível encontrar “buracos” no processo como, por exemplo, desperdício de materiais que poderia ser evitado.

Além disso, é possível criar caminhos de produção e controle de qualidade que inibem excesso de matéria prima e até mesmo excesso de mão de obra. É preciso sempre alinhar a linha de produção com um resultado que se almeja alcançar.

Por exemplo: Se você quer reduzir uma pequena porcentagem do consumo de papel, é preciso analisar em qual tipo de produção o desperdício está aparecendo. Assim, será possível traçar e alinhar estratégias inteligentes para diminuir este impacto.

2- Buscar resultados por setor

Outra maneira de tornar o dia a dia muito mais rentável é justamente traçar metas e objetivos para cada um dos setores da sua produção gráfica. Assim, toda a equipe poderá ser direcionada a um caminho que traga melhores frutos para todo o desempenho da gráfica. 

Para isso, você gestor precisa elaborar planos e estratégias para buscar resultados, olhando em todas as áreas da sua gráfica: diminuição de custos; otimização de tarefas; produtividade diária, semanal e mensal. É importante que haja uma análise recorrente dos indicadores de gestão, assim você poderá adaptar sua estratégia conforme avança!

É nesta etapa também que você poderá trabalhar com sua equipe de vendas e atendimento para promover metas e objetivos semanais e mensais, a fim de atingir cada vez mais resultados.

3- Utilizar chatbot

Sem dúvidas esta é uma das melhores dicas para aumentar a produção da sua gráfica, pois você poupará tempo, dinheiro e recursos. Ao invés de aguardar atendimento, quando um cliente chegar até você ele poderá ser atendido diretamente pelo chatbot. Ao programar o chatbot, você pode garantir que as principais dúvidas do seu cliente serão respondidas de forma rápida, sem que ele perca o interesse na compra.

Com isso, além de diminuir o trabalho com o atendimento, você ainda aumentará a conversão do seu negócio, afinal, quem tem que esperar por uma resposta, muitas vezes desiste de uma compra. 

E, de quebra, você economiza com profissionais no atendimento, já que este mesmo profissional poderá focar no atendimento presencial, diminuindo qualquer taxa de espera dos seus clientes. 

4- Automação de processos

Por fim, e talvez mais importante, a automação de processos poderá impactar diretamente na produção da sua gráfica. Pare e pense: Quanto tempo você ou a sua equipe levam para solucionar cálculos de um grande orçamento? Quantos clientes aguardam, todos os dias, um retorno rápido e, muitas vezes, desistem de fechar com você?

Para isso, temos uma boa notícia: Atualmente a tecnologia tem se tornado a maior aliada em todos os negócios do mundo, e com o universo das gráficas não seria diferente. Sendo assim, apostar em mecanismos que calculam e fazem orçamentos de maneira inteligente e automática pode ser uma ótima saída.

Assim você evita os gargalos no seu negócio e delega essa função para um software que trabalhará para você. Como consequência, sua equipe profissional terá ainda mais tempo para se dedicar a outros afazeres mais importantes.

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