Fazer um bom cartão de visita marcenaria pode ajudar a fortalecer a imagem da sua marca. Afinal, você poderá entregar para potenciais clientes em momentos oportunos, como em feiras, workshops e outros eventos de divulgação de marcenarias.
Porém, sabemos que pode ser difícil decidir como será o seu cartão. Por isso, nós da Calcme – sistema para marcenaria – preparamos este guia para te ajudar nessa missão. Não deixe de conferir!
Como fazer um cartão de visita marcenaria?
Para que o seu cartão de visita marcenaria realmente traga bons resultados, é importante que ele contenha as informações certas, seja organizado e visualmente bonito.
Além disso, lembre-se de que ele deve ser entregue em momentos estratégicos, e não de qualquer maneira ou em qualquer ocasião.
Caso contrário, você corre o risco de a pessoa nem dar atenção ao que você está apresentando. Lembre-se disso, combinado?
Com essa dica em mente, vamos agora entender o que considerar para fazer o seu cartão de visita marcenaria:
1. Escolher o design e layout
O design e o layout do seu cartão de visita são fundamentais para causar uma boa primeira impressão.
Opte por um visual que esteja alinhado à identidade da sua marcenaria, seja algo mais clássico ou moderno, dependendo do perfil dos seus clientes.
A organização das informações deve ser clara, com uma tipografia legível e um equilíbrio entre texto e espaço em branco. Seus clientes devem encontrar as informações com facilidade.
2. Incluir informações básicas
As informações básicas que não podem faltar no seu cartão de visita são:
- O nome da sua marcenaria;
- Seu nome;
- Cargo;
- Telefone;
- E-mail;
- Endereço físico do seu negócio.
Certifique-se de que esses dados estejam posicionados de forma destacada e fácil de encontrar no cartão, pois são a porta de entrada para que o cliente entre em contato com você.
Veja mais: Kit marcenaria para iniciantes: o que não pode faltar?
3. Adicionar identidade visual
A identidade visual deve ser adicionada da forma certa no seu cartão de visita marcenaria. Cuidado para não poluir demais o seu cartão e tente sempre manter um bom equilíbrio, combinado?
Para garantir coerência, invista no uso de cores, logotipo, e até mesmo um padrão visual que você utiliza em outros materiais de marketing. Essa consistência ajuda a fortalecer o reconhecimento da sua marca.
4. Destacar serviços oferecidos
É interessante que você também destaque, de alguma forma, os serviços que oferece. Por exemplo, móveis sob medida, planejados, peças prontas, restaurações, etc. Tudo isso deve ser clarificado no cartão, de forma sucinta e bem organizada.
5. Inserir um slogan ou mensagem
Um slogan ou uma mensagem curta e impactante pode fazer toda a diferença no seu cartão de visita marcenaria.
Essa frase deve refletir a essência do seu negócio, transmitindo de forma rápida e clara o que o diferencia no mercado.
Leia mais: Abrir marcenaria com pouco dinheiro: Como fazer?
6. Escolher o tipo de papel e acabamento
Por fim, lembre-se de escolher um bom papel e fazer um acabamento de qualidade no seu cartão.
Escolha um papel de boa qualidade e um acabamento que agregue valor ao seu cartão, como laminação fosca, verniz localizado ou até um corte especial.
Acredite, esses detalhes podem fazer toda a diferença. Capriche!
O que NÃO fazer no seu cartão de visita móveis planejados
Um bom cartão de visita móveis planejados deve ser bem pensado para chamar a atenção do público e trazer mais visibilidade para o seu negócio.
Por isso, é importante ficar de olho em alguns deslizes que costumam acontecer com frequência quando se é feito esse tipo de material.
A seguir, descrevemos alguns desses “deslizes” para que você possa desenvolver um cartão de visita que seja muito mais atrativo para o seu negócio. Veja só:
1. Usar um design excessivamente carregado
Um design muito carregado no cartão de visita pode prejudicar a imagem profissional do seu negócio de móveis planejados e fazer parecer algo muito amador.
Se você adicionar muitos elementos, cores e textos, corre o risco de criar um cartão difícil de ler e de lembrar. O objetivo do cartão de visita é ser simples, direto e impactante.
Um design mais leve e organizado facilita a comunicação visual e a memorização. Mantenha o foco nas informações mais importantes, como o nome da empresa, o logo e os contatos. Com um equilíbrio garantido, a sua marca tende a transparecer muito mais profissionalismo. Lembre-se disso.
Leia mais: Como validar assinatura digital?
2. Ignorar informações de contato essenciais
A função fundamental de um cartão de visitas é justamente facilitar na hora de entrar em contato com a empresa em questão, não é mesmo? Portanto, não faz sentido algum o seu cartão de visitas não ter todas as melhores informações de contato para o seu cliente poder te chamar onde ele achar melhor.
Coloque número de telefone, WhatsApp, e-mail, site, redes sociais… Se você tiver algum outro meio de comunicação mais específico, coloque também. Dessa maneira, será mais fácil garantir que seu cliente nunca fique sem opções para entrar em contato com o seu negócio.
3. Escolher fontes difíceis de ler
Escolher fontes difíceis de ler é um erro comum ao criar um cartão de visita móveis planejados. Embora fontes diferentes possam parecer bonitas, elas podem prejudicar a legibilidade, ainda mais em tamanhos pequenos.
O cartão de visita precisa ser fácil de ler, e fontes decoradas ou muito pequenas podem dificultar a leitura das informações mais importantes.
Por conta disso, opte por fontes claras, simples e profissionais, que garantam que os clientes possam ler informações de contato com facilidade. Lembre-se de que um cartão de visita é uma ferramenta de comunicação, e a clareza é fundamental.
4. Incluir muitas imagens ou elementos gráficos
Lembra da poluição visual que comentamos quando falamos de algo muito carregado? Isso também vale para o uso excessivo de imagens e elementos gráficos, viu?
Use apenas elementos que possam realmente agregar no cartão, como o logo da sua marca. Se quiser algo a mais, que seja sutil e não atrapalhe a leitura das informações no cartão.
Lembre-se da praticidade em achar o contato no cartão de visita, ok? Evite excessos que possam mais atrapalhar do que ajudar de verdade.
Veja mais: Como fazer detalhamento marcenaria?
