Como deixar as cores mais vivas na impressão? 4 formas garantidas!

Deixar as cores mais vivas na impressão pode ser uma tarefa difícil quando não há um bom entendimento técnico da máquina e também do processo gráfico.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a deixar as cores mais vivas na impressão. Veja 4 formas garantidas que certamente vão ajudar nesse processo.

Acompanhe!

4 formas de deixar as cores mais vivas na impressão

As cores vivas em uma impressão estão totalmente ligadas ao processo gráfico e também ao projeto de design. Tudo vai depender de uma sequência de calibragens para que as cores fiquem mais vivas ou mais opacas.

Veja abaixo 4 formas de deixar as cores mais vivas na impressão:

  1. Resolução da imagem;
  2. Calibragem da impressora;
  3. Perfil de cores adequado;
  4. O papel certo.

Continue lendo para saber mais em detalhes.

Veja também formas de diminuir o consumo de papel na sua gráfica.

acesse o software para gráfica onde estiver

1- Resolução da imagem

Um dos fatores que mais influenciam na qualidade da impressão e também nas cores é a qualidade da imagem impressa. Uma imagem é feita por pixels que, se esticados demais, podem gerar uma qualidade de impressão bem ruim.

Por isso, o primeiro passo para você conseguir deixar as cores da sua impressão mais vivas é justamente trabalhar para que o projeto receba imagens adequadas e de alta qualidade, com muitos pixels e perfil CMYK de cores.

Para montagem do boneco ou até mesmo para aprovação do material, as imagens podem ser em baixa qualidade. Mas para o projeto andar de maneira adequada e profissional, as imagens precisam ser em alta qualidade e em 300 DPIs.

Os DPIs nada mais são do que pontos de tinta na imagem. Quanto mais pontos, maior é a possibilidade de ter imagens nítidas e com cores vivas. 300 DPIs são “dots per inch”, ou “pontos por polegada”.

Isso vai te ajudar a deixar a melhorar a qualidade das cores!

2- Calibragem da impressora

Outra maneira de deixar as cores mais vivas na impressão é através da calibragem da impressora. Ou seja, a depender do equipamento que você tem na sua gráfica, será preciso aprender a manuseá-lo de forma adequada e profissional.

Muitas empresas oferecem treinamentos gratuitos para que você aprenda a manusear a máquina e assim tirar o melhor dela. Muitas vezes uma simples calibragem no perfil de cores já é suficiente para deixar as cores mais vivas na impressão.

3- Perfil de cores adequado

Por mais que qualquer imagem possa ser impressa de forma ágil e prática, do ponto de vista profissional, é fundamental que essas imagens tenham um tratamento adequado antes de serem impressas.

  • O perfil de cores CMYK deve ser adotado para que as impressões tenham uma melhor calibragem de cores e assim possam sair mais vivas.
  • O perfil de cores RGB é voltado para o digital e, por isso, não serve para ter boa qualidade de impressão.

4- O papel certo

E por fim, não esqueça de usar o papel certo. Ele faz toda a diferença na absorção da tinta e pode deixar as cores mais vivas ou mais opacas. Veja fornecedores de papel para encontrar as melhores opções.