Formas de diminuir o consumo de papel na sua gráfica

As melhores formas de diminuir o consumo de papel na sua gráfica é criando um ambiente organizado, com métodos regrados e muita disciplina na hora de seguir o plano de economia. Afinal, não tem jeito: tudo que é economia exige, também, um “custo” do outro lado. Seja de organização ou de disciplina para seguir a risca.

Por isso, neste artigo, a Calcme vai te ajudar a melhorar o esquema de economia de papel na sua gráfica. Continue lendo e veja algumas ideias!

acesse o software para gráfica onde estiver

Dicas de como diminuir o consumo de papel na sua gráfica

  • Aproveite mais impressos na mesma folha.
  • Utilize sobras como rascunho.
  • Use folhas antigas para bonecos e testes.
  • Compre sob demanda.
  • Utilize um sistema para gerenciamento.

A seguir, entenda mais sobre cada uma das dicas e comece a colocá-las em prática ainda hoje.

Aproveite mais impressos na mesma folha

Independente do tipo de impressão que você vai fazer, saiba que sempre cabe um método de economia. Seja antes, durante ou depois. Por isso, uma das boas dicas de como fazer isso é com o aproveitamento de mais impressos na mesma folha.

Por exemplo, se você vai imprimir cartões de visita, vale a pena fazer isso de maneira organizada, de forma que você consiga colocar mais materiais nessa mesma folha. Crie um processo e um prazo de entrega que permita absorver novos pedidos e assim você terá um melhor aproveitamento de papel.

Utilize sobras como rascunho

As sobras de papel sempre podem ser reutilizadas. Seja para novos impressos ou mesmo para rascunhos em geral. Assim você não precisa criar novos materiais para usar dentro da gráfica como suporte para escrita, anotar informações, etc.

Inclusive, se você tiver um tempinho extra, poderá usar o papel que sobra para encaderná-lo em um formato que seja de livro/agenda. Nada mal, não é mesmo?

Use folhas antigas para bonecos e testes

Dependendo do tamanho das folhas que sobram, você pode transformá-las em um formato padrão para impressos de bonecos e testes. Essa é uma ótima maneira de oferecer ao cliente uma revisão final como forma de garantia, só que sem ter que gastar ainda mais para isso.

Você também pode recortar e deixar os papéis no tamanho da impressora para reaproveitá-los.

Compre sob demanda

Outra maneira de economizar papel é comprando-os sob demanda. Isto é, você pode fazer pedido de papel somente quando entrar determinados pedidos de clientes. Afinal, você sabe: estocar papel não é algo simples e requer investimento e estrutura. Logo, se determinados processos não são frequentes, vale a pena comprar somente sob demanda.

Utilize um sistema para gerenciamento

E por fim, você pode usar um sistema para gerenciamento como forma de otimizar estoque de materiais. O sistema da Calcme, por exemplo, é ótimo para gerenciar processos e garantir que você possa economizar não só em papel. Mas em várias outras etapas do processo de impressão em si.

Clique aqui para fazer um teste grátis agora mesmo ou fale com um de nossos especialistas.

O que fazer com as sobras de papel em gráficas?

Apostar no aproveitamento de papel também é uma forma de diminuir desperdícios e o consumo de uma gráfica. Afinal, sabemos que, querendo ou não, ainda haverá sobras de papel em gráficas, mesmo quando há uma gestão qualificada.

Nesses casos, podemos recorrer a algumas práticas sustentáveis que podem fazer a diferença. Confira a seguir:

1. Reutilização interna

A reutilização interna é, sem dúvidas, o primeiro ponto que podemos pensar, por ser o mais prático. Dentro da própria gráfica, os restos de papéis podem ser usados para rascunho, anotações, testes e muitas outras atividades, de modo a não utilizar papéis novos e garantir o consumo total das sobras.

Veja quais demandas poderiam ser feitas dessa maneira para ter um aproveitamento de papel ainda maior na sua gráfica.

2. Venda para reciclagem

Você sabia que as sobras de papel em gráficas também podem ser vendidas para a reciclagem? Além de ser uma forma de aproveitar o papel que sobrou, você ainda pode angariar fundos para a sua gráfica.

Dessa maneira, une o útil ao agradável, dando um destino de qualidade para o papel que, na prática, parecia não ter serventia, e reabastecendo a empresa com recursos que podem fazer a diferença.

Veja também: Qual papel usar para fazer caixinhas personalizadas?

3. Doação em instituições de ensino

Além de diminuir o consumo de papel na sua gráfica, podemos também usar as sobras para fazer uma boa ação na comunidade local.

Pode ser que você não saiba, mas instituições de ensino, como escolas e creches, precisam de muito papel e muito material de papelaria no dia a dia, utilizando-os com os alunos em diversas atividades diferentes.

Esses materiais são usados no processo de ensino-aprendizagem, em atividades artísticas, brincadeiras e muito mais. Portanto, podem ser muito úteis!

Por isso, se você tem grandes quantidades de sobras de papel na sua gráfica, considere fazer a doação de uma parte desse papel, ou do todo. Dessa maneira, você contribui para a comunidade e para o planeta!

4. Embalagem de presente

As sobras de papel em gráficas, dependendo do tipo de papel, também podem ser reutilizadas em forma de embalagens para presente.

Você pode desenvolver embalagens como pacotinhos de papel para vender em sua gráfica, de modo que o público adquira a opção que for mais alinhada ao que ele necessita.

Além disso, você também pode usar essas embalagens para entregar presentes e mimos para os seus próprios clientes, criando uma maior conexão com o seu público. Experimente essa possibilidade.

5. Desenvolvimento de artes com papel

Por fim, considere o desenvolvimento de artes com papel, também para vender na sua gráfica ou presentear os clientes com brindes feitos de dobraduras, por exemplo.

Embora não seja uma forma de diminuir o consumo de papel na sua gráfica, é, sem dúvidas, uma forma de evitar que a sua empresa acabe descartando papel demais, uma vez que cria um novo destino interessante para ele.

Pense nessas possibilidades!