Formas de diminuir o consumo de papel na sua gráfica

Formas de diminuir o consumo de papel na sua gráfica

As melhores formas de diminuir o consumo de papel na sua gráfica é criando um ambiente organizado, com métodos regrados e muita disciplina na hora de seguir o plano de economia. Afinal, não tem jeito: tudo que é economia exige, também, um “custo” do outro lado. Seja de organização ou de disciplina para seguir a risca.

Por isso, neste artigo, a Calcme vai te ajudar a melhorar o esquema de economia de papel na sua gráfica. Continue lendo e veja algumas ideias!

acesse o software para gráfica onde estiver

Dicas de como diminuir o consumo de papel na sua gráfica

  • Aproveite mais impressos na mesma folha.
  • Utilize sobras como rascunho.
  • Use folhas antigas para bonecos e testes.
  • Compre sob demanda.
  • Utilize um sistema para gerenciamento.

A seguir, entenda mais sobre cada uma das dicas e comece a colocá-las em prática ainda hoje.

Aproveite mais impressos na mesma folha

Independente do tipo de impressão que você vai fazer, saiba que sempre cabe um método de economia. Seja antes, durante ou depois. Por isso, uma das boas dicas de como fazer isso é com o aproveitamento de mais impressos na mesma folha.

Por exemplo, se você vai imprimir cartões de visita, vale a pena fazer isso de maneira organizada, de forma que você consiga colocar mais materiais nessa mesma folha. Crie um processo e um prazo de entrega que permita absorver novos pedidos e assim você terá um melhor aproveitamento de papel.

Utilize sobras como rascunho

As sobras de papel sempre podem ser reutilizadas. Seja para novos impressos ou mesmo para rascunhos em geral. Assim você não precisa criar novos materiais para usar dentro da gráfica como suporte para escrita, anotar informações, etc.

Inclusive, se você tiver um tempinho extra, poderá usar o papel que sobra para encaderná-lo em um formato que seja de livro/agenda. Nada mal, não é mesmo?

Use folhas antigas para bonecos e testes

Dependendo do tamanho das folhas que sobram, você pode transformá-las em um formato padrão para impressos de bonecos e testes. Essa é uma ótima maneira de oferecer ao cliente uma revisão final como forma de garantia, só que sem ter que gastar ainda mais para isso.

Você também pode recortar e deixar os papéis no tamanho da impressora para reaproveitá-los.

Compre sob demanda

Outra maneira de economizar papel é comprando-os sob demanda. Isto é, você pode fazer pedido de papel somente quando entrar determinados pedidos de clientes. Afinal, você sabe: estocar papel não é algo simples e requer investimento e estrutura. Logo, se determinados processos não são frequentes, vale a pena comprar somente sob demanda.

Utilize um sistema para gerenciamento

E por fim, você pode usar um sistema para gerenciamento como forma de otimizar estoque de materiais. O sistema da Calcme, por exemplo, é ótimo para gerenciar processos e garantir que você possa economizar não só em papel. Mas em várias outras etapas do processo de impressão em si.

Clique aqui para fazer um teste grátis agora mesmo ou fale com um de nossos especialistas.

Comments are closed.