Aprender a escolher a tipografia certa para o seu projeto de comunicação visual é mais do que necessário. Dessa maneira, você consegue oferecer um melhor acabamento para o seu cliente, possibilitando uma experiência mais positiva.
Mas o que considerar nesses casos? Quais são os passos certos para uma escolha mais assertiva? Neste guia da Calcme, vamos te ajudar com esse assunto. Acompanhe para saber mais!
Como escolher a tipografia certa?
Para escolher a tipografia certa, você pode seguir alguns passos simples que podem te auxiliar nessa decisão.
O importante, aqui, é saber avaliar alguns aspectos essenciais para uma produção mais bonita, assertiva e alinhada ao público-alvo do material que está sendo feito.
Vejamos, a seguir, alguns passos que podem ser considerados:
Entenda o objetivo do projeto
O ponto de partida para uma escolha mais assertiva é entender plenamente qual o objetivo do projeto que está sendo feito e qual a mensagem que realmente precisa ser transmitida para o público.
Por exemplo, um documento corporativo vai precisar de uma fonte mais clássica e sóbria, sem muito rebuscamento. Já uma campanha promocional pode ser feita com fontes mais criativas, desenhadas e diferentes.
Por isso, é importante ter clareza de qual é o posicionamento que você deseja passar.
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Considere a legibilidade
A legibilidade é um fator determinante na escolha da tipografia, e você deve avaliar isso com bastante atenção para garantir que qualquer leitor possa compreender a mensagem.
Afinal, uma fonte inadequada pode dificultar a leitura e até mesmo fazer com que o seu público acabe ignorando o que está escrito.
Sendo assim, considere que, para textos longos, como livros ou artigos, o melhor são as fontes serifadas, como Times New Roman, que guiam o olhar do leitor de maneira natural.
Já para títulos ou textos curtos, fontes sem serifa, como Arial ou Helvetica, garantem destaque e clareza.
Escolha fontes coerentes com o estilo visual
Para escolher a tipografia certa, também é importante que você avalie quais as fontes coerentes com o estilo visual como um todo.
Por exemplo, um design minimalista pede fontes simples e elegantes, enquanto um projeto retrô combina com fontes vintage ou manuscritas.
A coerência garante um efeito visual e reforça a identidade da marca ou do material criado, fazendo com que a pessoa consiga identificar mais claramente do que se trata o conteúdo.
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Teste a tipografia no contexto
Outro ponto que pode te ajudar a escolher a tipografia certa é a análise dentro de um contexto.
Avalie como a fonte se comporta em diferentes tamanhos, espaçamentos, cores e aplicações. Dessa maneira, você consegue avaliar se ela irá se manter legível e bonita em qualquer caso ou não.
Sendo assim, certifique-se de que a tipografia escolhida funcione bem em todas as aplicações previstas, como impressão e dispositivos digitais.
Dessa maneira, será mais fácil selecionar uma opção que garanta mais harmonia e um acabamento mais bonito para o seu projeto.
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