Erros na Gestão de empresa de Comunicação Visual: Veja erros e acertos

erros na gestão de empresas de Comunicação Visual

Os erros na gestão de empresa de comunicação visual podem atrapalhar o rendimento do negócio de uma maneira silenciosa, porém, bastante crítica.

Assim, achamos que aquele pequeno “equívoco” não causa efeitos nocivos, mas no longo prazo não é bem isso que acontece.

Sendo assim, listamos os principais erros que costumamos observar em empresas de comunicação visual para que você possa preparar o seu negócio e assim evitá-los sempre que possível.

Além disso, veja também algumas boas práticas para levar em consideração e prosperar com o seu negócio.

Acompanhe e entenda.

16 erros na gestão de empresa de Comunicação Visual

Os erros, por menores que possam parecer, podem se somar e se tornar algo grande no futuro. Por isso, atente-se para:

1- Dificuldade em delegar tarefas é um dos erros na gestão de empresas de Comunicação Visual

Querer que tudo aconteça da melhor forma é essencial para que o seu negócio siga um rumo promissor. Entretanto, prender-se a ideia de que para “ficar bom” é preciso que seja feito por você, pode simplesmente “estacionar” o seu crescimento.

Lembre-se, ao delegar tarefas você abre caminho para se dedicar à atividades mais importantes.

2- Usar o aumento das vendas como resolução de problema

Ao se deparar com um furo financeiro ou com a necessidade de investir em alguma inovação, fuja da ideia de que tudo se resolve aumentando a quantidade de vendas. Afinal, é preciso vender de acordo com a sua estrutura, e jamais visando apenas o lucro.

3- Furar prazos é um dos graves erros na gestão de empresas de Comunicação Visual

Um dos erros na gestão de empresas de comunicação visual que pode atrapalhar a sua credibilidade é aceitar qualquer serviço, estipulando prazos inatingíveis que farão com que você atrase. Acredite, a sua imagem poderá ficar “queimada” no mercado. Cuidado!

4- Aceitar demandas que podem “atrapalhar” o fluxo

Seguindo o ponto acima, cuidado para não dizer “sim” para qualquer serviço solicitado. Se você não tem a expertise ou a estrutura para atender determinada demanda, seja sincero e indique alguém do mercado que possa dar uma experiência mais positiva para o cliente.

Isso pode fazer com que ele volte até você mais tarde, sabia?

5- Esquecer-se do marketing digital

Deixar de investir no marketing digital é muito perigoso. Hoje, todo mundo tem um celular na mão e usa os buscadores para encontrar serviços de qualidade. Esteja presente na internet e seja visto por quem quer contratar você!

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6- Demorar para gerar orçamentos ou errar nos valores passados ao cliente

Orçamentos demorados, errados e pouco otimizados é um dos maiores erros na gestão de empresas de comunicação visual. Isso porque você pode estar perdendo tempo e deixando clientes esperando de uma forma que eles optem pela desistência.

Por isso, investir em software que gera orçamentos automáticos pode ser uma maneira efetiva de evitar esse problema.

7- Não ter um sistema de controle financeiro

Você realmente sabe quanto entra e quanto sai na sua gráfica? Tem um controle eficiente? Se ainda não, saiba que muitos “problemas” podem surgir de maneira sutil nesse âmbito, só dando “cara a tapa” quando já se tornam quase irreversíveis.

8- Focar apenas na pré-venda é um dos erros na gestão de empresa de comunicação visual

O pós-venda é fundamental para fidelizar os seus clientes e fazer com que eles sempre voltem até você. Por isso, cuidado com o excesso de esforço no pré-venda e o esquecimento do pós, ok? Mantenha sempre uma relação saudável com seus clientes.

9- Não conhecer o custo do seu produto

Ainda com relação ao financeiro, lembre-se de conhecer a fundo os custos do seu produto e serviços. Isso certamente irá lhe ajudar a tomar melhores decisões.

10- Não ter um planejamento claro com metas consistentes

A gestão da sua gráfica precisa ser estruturada dentro de metas e um plano de negócio efetivo. Assim você consegue acompanhar o crescimento e pode ter informações sobre projeções e gaps no seu negócio.

Dessa maneira, é possível estabelecer atividades e formas de sempre melhorar e redirecionar o seu negócio rumo ao sucesso.

11- Ignorar a pesquisa de mercado

Sem dúvidas, ignorar a pesquisa de mercado é um erro crítico para qualquer empresa de comunicação visual. Afinal, essa falta de conhecimento pode ser uma falha em atender as necessidades e preferências dos clientes.

Sem esse tipo de compreensão, a empresa pode acabar investindo em produtos ou serviços que não têm uma verdadeira demanda, desperdiçando recursos que poderiam ser alocados em outras atividades mais rentáveis e que gerassem mais oportunidades de negócios.

12- Não investir em tecnologia de qualidade

A gestão de comunicação visual também se envolve diretamente com os investimentos feitos em inovação e tecnologia de qualidade.

Essa falta de investimento pode, em um dado momento, resultar em produtos de baixa qualidade, com prazos de entrega mais longos e com custos de produção cada vez mais altos.

Consequentemente, a falta de investimento em equipamentos e software atualizados também pode prejudicar a competitividade da empresa de comunicação visual.

13- Não treinar a equipe adequadamente

O desenvolvimento de uma equipe treinada é extremamente importante para qualquer empresa, e no caso da comunicação visual não é diferente. 

A falta de treinamento pode resultar em erros durante a produção, excesso de desperdício de material e, no fim, insatisfação do cliente.

Além disso, a falta de treinamento pode fazer com que a equipe não esteja alinhada às práticas e tendências desse setor.

14- Má gestão do estoque

Um dos erros na gestão de comunicação visual é, também, não gerir bem o estoque, como deveria.

Essa falta de cuidado pode causar sérios problemas, como a falta de produtos quando os clientes precisam deles ou excesso de estoque, levando a custos de armazenamento desnecessários. 

Uma má gestão do estoque também pode causar grandes perdas financeiras, devido à deterioração de materiais ou obsolescência de alguns que possam estar armazenados por muito tempo.

Veja também: Frases para comunicação visual: Veja ideias!

15- Falta de diversificação nos serviços

A área de comunicação visual é muito ampla e diversa, mudando a cada dia com novidades cada vez mais inovadoras. Sendo assim, manter-se “preso” apenas no que funcionou até hoje, sem diversificar os serviços, pode tornar a empresa vulnerável a mudanças nas preferências dos clientes.

Por conta desses fatores, implementar diferentes serviços – desde que façam sentido na empresa, claro -, é um caminho que pode  fortalecer a empresa e trazer mais resultados no médio e longo prazo, expandindo a base de clientes.

16- Não acompanhar as tendências de sustentabilidade

Nos dias atuais, as empresas de comunicação visual que não adotam práticas sustentáveis podem perder clientes e oportunidades de negócios. 

Isso porque, ignorar as tendências de sustentabilidade pode resultar em desperdício de recursos naturais, além de gerar sérios impactos negativos no meio ambiente e uma imagem negativa perante os clientes.

Portanto, se o seu objetivo é fortalecer a imagem da sua empresa, combatendo erros na gestão de empresa de comunicação visual, considere levar em conta as tendências de sustentabilidade no dia a dia da sua empresa.

O que fazer na gestão de empresa de comunicação visual para que ela dê certo? Veja 6 dicas

Os erros na gestão de empresa de comunicação visual podem levar o negócio a falência. Mesmo que esses erros não sejam críticos no curto prazo.

No entanto, é importante observar também as boas práticas e entender se você está, de fato, fazendo o que é certo para o seu negócio.

Veja algumas dicas:

Entenda o mercado de comunicação visual

Antes de mais nada, é fundamental entender o mercado de comunicação visual no qual você está inserido. Essa é a dica “número zero” que faz toda a diferença para que o negócio dê certo e seja lucrativo.

Afinal, se você não entender o mercado, não há como criar novos produtos, novas soluções e serviços que realmente façam sentido para o público.

Ao entender o mercado você pode encontrar os famosos “diferenciais competitivos” pelos quais farão a sua empresa ser única no mercado e se destacar em meio a concorrência.

Seja criativo

Muitos donos de empresas de comunicação visual não se consideram criativos por acharem que isso é um “dom”. No entanto, saiba que não é bem por aí.

Para ser criativo, você tem que exercitar muito o racional para encontrar boas ideias; e ideias que façam sentido para o mercado que você está entrando.

Por isso, seja criativo. Pense fora da caixa e traga boas soluções para os seus clientes, unindo o que eles precisam com uma pitada de inovação. Mas lembre-se: não é preciso reinventar a roda.

Agregue valor nos produtos

Ao agregar valor nos produtos e serviços, você terá uma boa capacidade de cobrar mais caro por alguma coisa que você sabe fazer.

Por isso, pense bem antes de precificar os seus produtos e serviços. O preço também atrai um tipo especifico de cliente que, muitas vezes, prefere pagar mais para não ter nenhum problema no futuro.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente, hoje, é um forte diferencial de muitas empresas que vendem produtos “iguais”. Ou seja, o cliente é convencido e conquistado por meio de um bom atendimento.

Por isso, treine a sua equipe ou treine você mesmo (caso você atenda os clientes) para conseguir “falar a língua” deles e assim ser muito mais do que um prestador de serviço; mas também, um amigo e parceiro do cliente.

Costumer success

Você já ouviu falar sobre o custumer success?

Essa é uma estratégia muito interessante para que, mesmo depois de atendido, o cliente da sua empresa de comunicação visual ainda fique em contato com a sua empresa.

O objetivo é um só: entender se o cliente realmente ficou satisfeito com o produto/serviço e se colocar a disposição para deixá-lo 100% satisfeito mesmo depois da compra.

Faça parcerias

Ou ainda, faça parcerias estratégicas para conquistar novos clientes a partir de indicações importantes. Muitas vezes esse é o melhor caminho para começar um negócio e conseguir os primeiros clientes.

👉🏻 Inclusive, veja também quais os serviços de comunicação visual.

E aí, o que achou da nossa lista de erros e acertos na gestão de empresa de comunicação visual? Anote-as e use as nossas dicas para melhorar o fluxo da sua empresa. Para saber mais sobre software de gestão e controle financeiro, clique aqui.