Impressora comunicação visual: Veja opções e como escolher

Impressora comunicação visual

Uma boa impressora comunicação visual pode ajudar o seu negócio a sair do passo zero e ir para a próxima etapa, que é a de tirar o plano do papel e fazer acontecer.

No entanto, ao mesmo tempo, as impressoras para comunicação visual podem mudar a empresa de patamar, oferecendo mais qualidade e valor agregado nos serviços.

Neste artigo, a Calcme – sistema para comunicação visual te ajuda a entender um pouco mais sobre o assunto.

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Veja depois:

Qual é a melhor impressora comunicação visual?

A melhor impressora comunicação visual é aquela que vai suportar todos os tipos e formatos de serviços e materiais que você vende. Ou seja, é um equipamento que precisa corresponder ao seu plano de negócios e fazer a sua empresa alcançar os objetivos.

Neste sentido, é indispensável que você compre equipamentos que sejam direcionados para o tipo de produtos ou serviços que oferece.

E aqui, vale a pena considerar que nem todos os tipos de impressora para comunicação visual precisam ser adquiridos no início. Algumas podem ser até mesmo alugadas, se for o caso de prestar um serviço específico.

A seguir, veja 4 tipos de impressora comunicação visual que o seu negócio precisará ter ou deverá alugar em algum momento:

Impressora plotter

As impressoras plotter são essenciais para quem busca precisão em desenhos técnicos e projetos muito específicos em comunicação visual.

Afinal, som sua capacidade de reproduzir detalhes minuciosos e linhas nítidas, essas máquinas elevam o nível do produto/serviço que você oferece na sua empresa.

Elas são ideais para a produção de adesivos e recortes em vinil. Ou seja, se você deseja trabalhar com isso, é indispensável ter uma plotter.

Impressoras de grande formato

Se você deseja produzir banners, outdoors, pôsteres e sinalizações de grande escala, as impressoras de grande formato também são indispensáveis para o seu negócio de comunicação visual.

Afinal, essas máquinas são capazes de imprimir em materiais de grandes dimensões com cores vibrantes e alta resolução, garantindo que sua mensagem seja vista claramente, mesmo à distância.

Impressoras 3D

Elas pareciam distantes até pouco tempo atrás. Mas hoje, as impressoras 3D estão cada vez mais populares e úteis.

Afinal, elas permitem a criação de protótipos, maquetes e produtos tridimensionais personalizados para todos os tipos de mercados.

Seja para produzir letreiros em relevo, mock-ups de produtos ou até mesmo brindes promocionais exclusivos, essas máquinas oferecem uma nova dimensão de possibilidades para os negócios.

Impressora de tecido

Se você vai oferecer produtos e serviços ainda mais personalizados, como peças promocionais em tecido, a impressora de tecido é uma ferramenta essencial.

Ela traz um valor agregado muito interessante para o seu negócio e você consegue ter um grande diferencial no mercado.

Afinal, essas máquinas permitem a impressão direta em diferentes tipos de tecidos, garantindo cores vivas e duradouras que resistem à lavagem.

Além disso, elas possibilitam a personalização em massa, tornando-se uma excelente opção para campanhas publicitárias ou linhas de vestuário exclusivas.

Comunicação visual em tecido é um bom nicho de mercado e, com as ferramentas certas, é um ótimo modelo.

Como escolher uma impressora para comunicação visual?

Escolher a sua impressora para comunicação visual pode ser mais simples do que você imagina. Em alguns passos, você poderá ter o primeiro equipamento para incluir no seu arsenal de ferramentas.

Lembre-se de fazer esta análise com atenção, para adquirir algo que tenha verdadeiramente um bom custo-benefício para a sua empresa, combinado? Vejamos a seguir alguns fatores:

1. Escolha de acordo com o material

No mercado, existem diferentes tipos de impressoras, como pudemos ver no decorrer deste conteúdo. Cada uma delas apresentará funcionalidades específicas e poderão ser usadas em determinadas aplicações diferentes. 

Sendo assim, escolha de acordo com o material que será utilizado (papel, tecido, lona, vinil) e o tipo de trabalho (outdoor, indoor, decoração). Assim, você consegue analisar qual pode ser mais funcional no dia a dia da sua empresa, entregando o que os seus clientes realmente procuram de serviço.

2. Avalie a qualidade da impressão

A qualidade da impressão é, sem dúvidas, uma peça-chave quando pensamos em impressora para comunicação visual.

Afinal de contas, é a qualidade final que irá impactar diretamente os seus clientes e, consequentemente, a satisfação deles.

Por conta disso, procure saber mais sobre a impressão que a máquina em questão é capaz de fazer. Se possível, pesquise por amostras de impressão, que te ajudem a avaliar com mais clareza a qualidade do produto em si.

3. Analise a velocidade da impressão

A velocidade é essencial para atender demandas em grandes volumes, por isso, é muito importante levar isso em consideração. 

Para ter mais clareza na sua escolha, compare a velocidade de impressão em diferentes modos, como rascunho, qualidade padrão e alta qualidade.

Depois disso, considere avaliar como tem sido a necessidade de produção no dia a dia da sua empresa de comunicação visual, e compare o que você precisa com a possibilidade que a máquina disponibiliza.

Veja mais: Sistema de comunicação visual: Saiba tudo sobre!

4. Verifique o tamanho da impressão

Quais são os materiais que você costuma trabalhar no dia a dia? São materiais de pequeno, médio ou grande porte? Esse aspecto também é muito importante e deve ser considerado.

Certifique-se de que a impressora suporta os tamanhos de mídia necessários, como larguras maiores para banners e lonas, caso você realmente ofereça isso na sua empresa, é claro

Impressoras de grande formato (com largura acima de 1,6 metros) são comuns em comunicação visual, e você deve avaliar se esse modelo pode valer a pena.

Atenha-se sempre ao público-alvo e aos serviços que são procurados pelos seus clientes para tomar esse tipo de decisão, ok?

5. Analise os custos 

Por fim, não se esqueça de que para escolher uma impressora para comunicação visual é fundamental que você analise os custos.

E esses custos não se resumem apenas ao valor da máquina. Mas, sim, estão associados com aspectos como:

  • Custo da tinta;
  • Custo de manutenção no longo prazo;
  • Gasto energético;
  • Espaço que deverá ser preparado para a impressora;
  • Treinamento da mão de obra;
  • Entre outros aspectos.

Mas lembre-se: às vezes, o barato pode sair caro. Por isso, é importante avaliar esses aspectos com atenção, ok? Assim será mais fácil tomar uma boa decisão.