Neste artigo, você vai entender o que é comunicação visual, quais são as atividades do negócio e quais são as principais diferenças para negócios semelhantes.
A Calcme – sistema para comunicação visual – te ajuda a entender mais sobre essa atividade.
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Veja depois:
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Afinal, o que é comunicação visual?
Entender o que é comunicação visual te ajuda de várias formas: a encontrar o melhor serviço para o que você precisa; e também a montar um negócio na área, caso esse seja o seu objetivo.
Isso porque, muitas vezes, é fácil confundir os trabalhos de comunicação visual com os trabalhos de qualquer outra área gráfica ou visual.
Basicamente, uma empresa de comunicação tem como principal objetivo a transmissão de mensagens claras e ideias visuais nos mais diferentes formatos de comunicação.
Ou seja, uma empresa de comunicação visual pode trabalhar com fachadas, adesivos de vitrine, telões, banners e muito mais.
Em todas essas formas, a comunicação visual é usada para capturar a atenção do público, transmitir informações de maneira clara e memorável.
Além de ajudar a influenciar a percepção e o comportamento das pessoas que consomem determinados conteúdos em determinada mídias.
Ou seja, você consegue perceber que a comunicação visual é, de fato, um instrumento importante para diversos tipos de necessidades e objetivos.
Especialmente para marcas que querem comunicar alguma mensagem, em qualquer contexto.
Diferença de comunicação visual para uma gráfica
A diferença de comunicação visual para uma gráfica é muito grande, especialmente do ponto de vista de produto final. Enquanto que uma vende impressões (gráfica), a outra vende projetos fechados (comunicação visual).
Veja uma tabelinha comparativa entre algumas atividades da gráfica e da comunicação visual:
Aspecto | Comunicação Visual | Gráfica |
Objetivo principal | Transmitir informações e ideias por meio de elementos visuais. | Produzir e reproduzir materiais gráficos. |
Ferramentas e materiais usados | Design gráfico, software de edição, paleta de cores, tipografia. | Máquinas de impressão, papel, tintas, acabamentos. Mas também, ferramentas de criação. |
Profissionais envolvidos | Designers gráficos, diretores de arte, ilustradores. | Operadores de máquina, técnicos em pré-impressão, encadernadores. Mas também, pode ter um departamento de arte. |
Produtos | Logotipos, banners, telões, lonas, fachadas, entre outros. | Livros, revistas, cartões de visita, flyers, pôsteres, catálogos. |
Essa tabela é uma maneira simples de identificar e nomear um pouco mais o que é cada tipo de atividade para que você consiga entender onde elas são aplicadas no dia a dia.
No entanto, nada impede que uma gráfica tenha um departamento de comunicação visual ou vice-versa. Nesse caso, poderia unir os dois tipos de trabalho para que um complemente o outro. Afinal, o design precisa da banner e o banner precisa do design (pense nisso).
Outras atividades que se pode fazer em comunicação visual
Além de tudo o que já aprendemos sobre comunicação visual, é importante lembrar que essa área é muito completa e há várias demandas que podem ser executadas dentro do escopo desse tipo de empresa.
Como por exemplo:
- Instalação de iluminação, mesmo que com um facilitador;
- Vitrinismo, que é o design de vitrines para chamar a atenção das pessoas;
- Criação de stands e ambientes relacionados a eventos;
- Instalação de letreiros e outros tipos de comunicação.
Muito interessante tudo o que se pode fazer na comunicação visual, não é mesmo? Lembre-se que muitas áreas podem trabalhar em conjunto e, assim, constituir uma prestação de serviço ainda mais completa.