O que é comunicação visual? Entenda!

Neste artigo, você vai entender o que é comunicação visual, quais são as atividades do negócio e quais são as principais diferenças para negócios semelhantes.

A Calcme – sistema para comunicação visual te ajuda a entender mais sobre essa atividade.

Continue lendo!

Veja depois:

Afinal, o que é comunicação visual?

Entender o que é comunicação visual te ajuda de várias formas: a encontrar o melhor serviço para o que você precisa; e também a montar um negócio na área, caso esse seja o seu objetivo.

Isso porque, muitas vezes, é fácil confundir os trabalhos de comunicação visual com os trabalhos de qualquer outra área gráfica ou visual.

Basicamente, uma empresa de comunicação tem como principal objetivo a transmissão de mensagens claras e ideias visuais nos mais diferentes formatos de comunicação.

Ou seja, uma empresa de comunicação visual pode trabalhar com fachadas, adesivos de vitrine, telões, banners e muito mais.

Em todas essas formas, a comunicação visual é usada para capturar a atenção do público, transmitir informações de maneira clara e memorável.

Além de ajudar a influenciar a percepção e o comportamento das pessoas que consomem determinados conteúdos em determinada mídias.

Ou seja, você consegue perceber que a comunicação visual é, de fato, um instrumento importante para diversos tipos de necessidades e objetivos.

Especialmente para marcas que querem comunicar alguma mensagem, em qualquer contexto.

Diferença de comunicação visual para uma gráfica

A diferença de comunicação visual para uma gráfica é muito grande, especialmente do ponto de vista de produto final. Enquanto que uma vende impressões (gráfica), a outra vende projetos fechados (comunicação visual).

Veja uma tabelinha comparativa entre algumas atividades da gráfica e da comunicação visual:

AspectoComunicação VisualGráfica
Objetivo principalTransmitir informações e ideias por meio de elementos visuais.Produzir e reproduzir materiais gráficos.
Ferramentas e materiais usadosDesign gráfico, software de edição, paleta de cores, tipografia.Máquinas de impressão, papel, tintas, acabamentos. Mas também, ferramentas de criação.
Profissionais envolvidosDesigners gráficos, diretores de arte, ilustradores.Operadores de máquina, técnicos em pré-impressão, encadernadores. Mas também, pode ter um departamento de arte.
ProdutosLogotipos, banners, telões, lonas, fachadas, entre outros.Livros, revistas, cartões de visita, flyers, pôsteres, catálogos.
Tabela comparativa entre comunicação visual e gráfica.

Essa tabela é uma maneira simples de identificar e nomear um pouco mais o que é cada tipo de atividade para que você consiga entender onde elas são aplicadas no dia a dia.

No entanto, nada impede que uma gráfica tenha um departamento de comunicação visual ou vice-versa. Nesse caso, poderia unir os dois tipos de trabalho para que um complemente o outro. Afinal, o design precisa da banner e o banner precisa do design (pense nisso).

Outras atividades que se pode fazer em comunicação visual

Além de tudo o que já aprendemos sobre comunicação visual, é importante lembrar que essa área é muito completa e há várias demandas que podem ser executadas dentro do escopo desse tipo de empresa.

Como por exemplo:

  • Instalação de iluminação, mesmo que com um facilitador;
  • Vitrinismo, que é o design de vitrines para chamar a atenção das pessoas;
  • Criação de stands e ambientes relacionados a eventos;
  • Instalação de letreiros e outros tipos de comunicação.

Muito interessante tudo o que se pode fazer na comunicação visual, não é mesmo? Lembre-se que muitas áreas podem trabalhar em conjunto e, assim, constituir uma prestação de serviço ainda mais completa.