Como fazer um projeto de comunicação visual? Entenda!

Para fazer um projeto de comunicação visual é preciso entender a demanda do cliente e também todas as demandas técnicas que esse projeto vai ter. Os grandes projetos de comunicação visual podem oferecer uma experiência completa para o cliente e você poderá construir uma reputação importante no mercado.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar com isso. Veja como fazer um projeto de comunicação visual para oferecê-lo de maneira adequada ao mercado.

Entenda também quais são os tipos de comunicação visual.

Veja dicas de como fazer um projeto de comunicação visual

Existem projetos de comunicação visual grandes, médios e pequenos. Cada um deles vai demandar uma necessidade técnica específica. Abaixo, veja como fazer o projeto e garantir a melhor entrega para o seu cliente:

  • Faça reuniões para entender a necessidade do cliente;
  • Parte gráfica: siga a identidade visual da marca;
  • Projeto de iluminação;
  • Fachada;
  • Qualidade do material de cada etapa.

Continue lendo para saber mais detalhes e comece a colocá-los em prática ainda hoje!

Veja como está o mercado de comunicação visual.

Faça reuniões para entender a necessidade do cliente

O primeiro passo para começar a pensar em um projeto de comunicação visual é pensar na necessidade do cliente. Ou seja, entendê-la por completo.

Para isso, faça pelo menos uma reunião com o seu cliente para ouvi-lo e começar a “sentir” o que ele realmente precisa. Afinal, nem sempre o cliente sabe o que precisa – ele apenas sabe o que ele quer. Mas uma coisa é bem diferente da outra.

É importante que a reunião seja presencial para que o cliente possa mostrar os detalhes do ambiente. Assim você já consegue dar algumas ideias também e recomendar alguns materiais para determinados espaços.

Parte gráfica: siga a identidade visual da marca

Se existe uma identidade visual para a marca que você vai trabalhar, é importante segui-la. Afinal, a identidade da marca é feita justamente para garantir que o projeto siga uma lógica de cores, tamanhos e padrões geométricos. É isso que faz a marca criar uma personalidade única no médio e longo prazo.

Por isso, para fazer um projeto de comunicação visual, é importante que você peça o manual de marca logo no início da reunião. De preferência, entre em contato com a agência que produz os materiais publicitários da marca. Assim o trabalho será feito com muito profissionalismo.

Projeto de iluminação

O projeto de iluminação é também muito importante dentro do projeto de comunicação visual. Por isso, ele também precisa ser levado em consideração. Luzes de led ou projeções ficam bem interessantes e podem entrar no “pacote” para o cliente, mesmo que não seja você quem vai instalar.

Fachada

A fachada da loja, comércio ou indústria entra no projeto de comunicação visual. E existem inúmeras formas de fazer um projeto personalizado e completo. Ofereça todas as opções para o cliente sentir que ele tem muitas ideias para usar a criatividade.

Qualidade do material de cada etapa

Cada material utilizado no projeto de comunicação visual pode ter um tipo de qualidade. Considere isso também na hora de projetar e montar um orçamento para o cliente. Muitas vezes ele poderá economizar em algumas coisas para colocar mais orçamento em outras. Ajude a guiar essa tomada de decisão com base nas suas recomendações técnicas.

Boas vendas!

Veja também: Afinal, quem trabalha com comunicação visual faz o quê?