Impressora para grande volume de impressão: Qual a melhor?

Na hora de escolher uma impressora para grande volume de impressão para a sua gráfica, é importante analisar com bastante paciência e atenção.

Afinal, a escolha do equipamento pode fazer toda a diferença na satisfação do seu cliente.

Por isso, nós da Calcme – Sistema para Gráficas -, preparamos este guia com algumas dicas e considerações sobre esse tema. Não deixe de conferir!

Qual a melhor impressora para grande volume de impressão?

Sem dúvidas, escolher a melhor impressora para grande volume de impressão requer atenção, para que seja possível oferecer o melhor para os seus clientes.

Nesse cenário, muitas vezes a alternativa que pode ser a solução para a sua gráfica é a impressora offset. Esse tipo de impressora costuma se destacar nesses casos, por conta da sua agilidade e eficiência, ao mesmo tempo em que mantém a qualidade da impressão.

Vale ressaltar que existem muitos modelos de impressora offset no mercado, e cabe a você avaliar a marca e o tamanho ideal para o seu negócio, ok?

A seguir, vamos dar mais detalhes sobre como funciona esse tipo de impressora e por que ela pode ser uma boa alternativa. Continue lendo.

O que é e como funciona a impressão offset?

A impressora offset é uma tecnologia de impressão em massa que utiliza placas que podem ser feitas de alumínio para transferir uma imagem para uma folha de papel.

Trata-se de um equipamento desenvolvido para grandes tiragens, uma vez que tem uma capacidade de impressão maior e mais ágil.

Uma impressora offset tem como princípio básico a repulsão entre água e óleo. Nesse caso, ela funciona desta forma:

  1. O processo começa com o desenvolvimento da placa de imagem;
  2. A área da imagem é oleosa, e a área vazia é tratada para atrair a água;
  3. Assim, durante a impressão, a placa é umedecida com água e revestida com uma tinta à base de óleo;
  4. Em seguida, a tinta adere às partes oleosas da placa, sendo transferida para um cilindro de borracha e, depois disso, para o papel.

Veja também: Suprimentos para impressão offset: Conheça os principais

Por que ela é a melhor impressora para grande volume de impressão?

Como vimos, a máquina offset é considerada a melhor impressora para grande volume de impressão por alguns especialistas. Para entender o motivo dessa afirmação, veja quatro benefícios que esse tipo de impressora é capaz de proporcionar:

1. Eficiência de custos em grandes tiragens

Uma das principais vantagens da impressora offset é sua eficiência de custo em grandes volumes. 

Embora o custo inicial de configuração seja mais alto em comparação com outras tecnologias de impressão do mercado, o custo por página, mais tarde, diminui, uma vez que o equipamento permite imprimir em grande escala. 

Isso faz com que a impressora offset se torne ideal para tiragens maiores, como jornais, revistas e materiais promocionais.

2. Alta qualidade de impressão

Outro ponto alto da impressora offset é que ela apresenta uma alta qualidade de impressão.

Esse tipo de impressora é capaz de imprimir detalhes finos e uma ampla gama de cores com grande precisão. 

3. Velocidade e eficiência

É considerada uma excelente impressora para grande volume de impressão pelo simples fato de imprimir milhares de folhas por hora.

Essa velocidade, quando somada com a longa duração das placas de impressão, garante uma produção de grandes volumes em um tempo menor do que comparado a outros tipos de impressoras.

4. Versatilidade de materiais

Por fim, não podemos deixar de citar a versatilidade dos materiais atendidos pela impressora offset. Isso porque, além de imprimir vários tipos de papel, é possível imprimir em cartões, plásticos e outros substratos. 

Agora, basta você avaliar se essa é uma boa alternativa para a sua gráfica e investir no que há de melhor!