Logo gráfica rápida: Como fazer uma boa logo e ideias!

Fazer a sua logo para gráfica rápida não precisa ser um problema, desde que você tenha o direcionamento certo. O problema pode estar justamente na hora de escolher: muitas opções podem confundir e criar a falsa sensação de uma perfeição que não existe.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar com algumas dicas técnicas, estilos de design e critérios para elaboração de uma logo criativa e que reflita a sua empresa.

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Logo gráfica rápida: como você pode fazer a sua?

Uma logo gráfica rápida pode ser feita de muitas formas. Mas a melhor saída é sempre buscar um profissional capacitado e qualificado, como um designer gráfico especialista em marcas.

Ele poderá desenvolver versões tecnicamente viáveis para o seu negócio, além de cuidar de toda a parte estética.

Abaixo, veja alguns critérios técnicos que devem ser considerados na hora de fazer uma logo gráfica rápida:

Estilo de design

O estilo do design precisa ser respeitado a partir do momento que ele é escolhido. Isso dará visibilidade e legibilidade para a sua logo de gráfica rápida.

Veja abaixo alguns estilos de design que você pode escolher:

Estilo de designDescrição
Flat designO estilo de design flat design é um dos mais populares depois da digitalização em larga escala que o mundo acompanhou. É um estilo minimalista, com cores sólidas e fontes legíveis e retas. Ideal para uma logo que precisa se posicionar em canais digitais.
VintageJá o estilo vintage possui uma identidade “antiga”. A ideia desse estilo de design para logo gráfica rápida é retratar o passado, com um estilo clássico e nostálgico.
TipográficoO modelo tipográfico é ideal para quem quer criar uma logo baseado em texto. Ou seja, a logo é feita com elementos soltos de fontes (como colagens).
MinimalistaO estilo de design minimalista é muito interessante para quem quer focar em poucas linhas, no clássico PB (preto e branco) e em um estilo mais moderno e elegante.
GeométricoJá o estilo geométrico é baseado em formas geométricas, como o próprio nome sugere. Ou seja, retângulos, quadrados, círculos e outras formas geométricas são usadas na logo para estilizá-la.

Cores

Outro critério técnico importante na hora de fazer a sua logo gráfica rápida é a paleta de cores. Ela não pode ser aleatória e as cores precisam combinar uma com as outras. Para escolher a cor certa, pense na psicologia das cores e seus significados, além da cromia em si.

Fonte

A fonte é também um fator importante que você precisa considerar na hora de  fazer uma logo para a sua gráfica rápida. Existem vários tipos de fontes, que você precisa combinar com o estilo de design que escolheu para a sua marca.

Pegue referências de empresas fora do setor

Se você for pesquisar por referências para desenvolver a logo da sua gráfica, pegue referências de outras empresas que não sejam gráficas. Ou seja, inspire-se com logos de outras empresas e pense em ideias para a sua gráfica.

Escala

E por fim, mais um critério técnico na hora de fazer a sua logo gráfica rápida é a necessidade de criar um modelo que pode ser usado em escala. Ou seja, se a logo for aumentada ou reduzida, ainda assim, ela deve ser legível.

Erros que você não pode cometer na sua gráfica logo!

Ao pensar em uma “gráfica logo”, devemos considerar alguns cuidados para não fazermos uma logo que não tenha sentido ou que fique pouco atrativa.

Nesses casos, podemos considerar alguns aspectos que nos ajudam nessa missão. A seguir, descrevemos fatores que você pode levar em conta:

Complexidade excessiva

Uma gráfica logo muito complexa pode tornar difícil para as pessoas compreenderem a mensagem da marca. 

Por exemplo, muitos detalhes pequenos podem se perder quando a logo é reduzida de tamanho, além de dificultar a memorização e identificação rápida da marca.

Prefira algo mais simples, mas não simplista, ou seja, uma logo mais clean.

Veja mais: Impressora profissional para gráfica: Qual a melhor?

Falta de legibilidade

Se o texto na logo não for claro e legível, pode prejudicar a capacidade das pessoas de lerem o nome da empresa ou compreenderem a mensagem. 

Letras muito elaboradas, fontes difíceis de ler ou falta de contraste entre o texto e o fundo podem comprometer negativamente a legibilidade.

Sempre teste para garantir que seja possível ler a mensagem com facilidade.

Uso excessivo de cores

Uma paleta de cores muito ampla pode confundir a identidade da marca e tornar a logo muito sobrecarregada. 

Lembre-se de que é importante usar cores de forma equilibrada, evitando o uso excessivo que distraia da mensagem principal ou dificulte a reprodução em diferentes meios.

Além disso, ter cores demais pode fazer com que seja difícil desenvolver outros materiais visuais da marca, por conta da “bagunça” de cor.

Não considerar escalabilidade

A logo deve ser facilmente escalável, ou seja, deve funcionar bem em diferentes tamanhos sem perder qualidade ou legibilidade. 

Uma gráfica logo que não seja escalável pode se tornar ilegível em tamanhos menores ou perder detalhes importantes em tamanhos maiores, prejudicando sua eficácia em diferentes contextos.

Tudo isso pode, de certa forma, afetar o posicionamento da sua marca no on e no off.

Veja também: O que é uma gráfica offset?

Não alinhar com a identidade da empresa

A logo deve refletir os valores, a missão e a visão da empresa. Se não estiver alinhada com a identidade da empresa, a logo pode transmitir uma mensagem errada ou confundir os clientes sobre o que a empresa representa.

Por exemplo, uma logo mais divertida é ótima para uma gráfica voltada à impressão de materiais infantis, como livros, por exemplo.

Falta de versatilidade

A logo deve ser versátil o suficiente para funcionar em diferentes contextos e formatos, tanto online quanto offline. 

Se a logo não tiver essa versatilidade, pode ser difícil de aplicar em diferentes materiais de marketing, plataformas digitais ou produtos, limitando sua eficácia e impacto.

Não considerar o público-alvo

Por fim, lembre-se de que é importante compreender qual é o público-alvo da empresa e criar uma logo que ressoe com eles. 

Ignorar as preferências, gostos e valores do público-alvo pode resultar em uma logo que não seja atraente para o mercado-alvo da empresa. Pense nisso e selecione aspectos que tenham sinergia com a sua marca.

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