O que fazer com restos de madeira de marcenaria?

Se você quer saber o que fazer com restos de madeira de marcenaria, está no lugar certo. Afinal, há uma série de possibilidades que podem ser consideradas a partir dos restos de madeira, já que esse tipo de subproduto é também valorizado no mercado. Neste artigo, a Calcme vai te ajudar com algumas dicas e ideias de como reaproveitar restos de madeira da sua marcenaria. Continue lendo!

O que fazer com restos de madeira de marcenaria

Você pode aproveitar os restos de madeira da sua marcenaria de muitas formas diferentes. Jogar fora é a última das opções já que existem muitas alternativas viáveis para o uso desse tipo de material.

Embora seja um material subproduto da madeira, ainda assim, saiba que é possível realizar uma série de produtos. Desde produtos mais simples, até móveis inteiros! Abaixo, veja o que fazer com restos de madeira de marcenaria:

  • Venda para indústrias ou artesãos;
  • Venda para empresas de construção;
  • Produção de novos produtos decorativos;
  • Produção de móveis.

A seguir, entenda em detalhes onde os restos de madeira podem ser utilizados.

Venda para indústrias ou artesãos

Você sabia que existe um mercado amplo para comercialização de restos de madeira de marcenaria? Sim, você pode vender esses resíduos para vários tipos de indústrias ou até mesmo para algum grupo de artesãos. Eles vão fazer bom proveito com esse tipo de material, já que se pode criar muitos novos produtos a partir dos restos de madeira de marcenaria.

No entanto, além dos restos de madeira, você também pode comercializar a serragem que a madeira gera. Esse material é ótimo para granjas, sítios e outros lugares de criação de animais, por exemplo.

Venda para empresas de construção

Outra forma de aproveitar os restos de madeira de marcenaria, é vendendo para empresas de construção. Isto é, você pode comercializar todos os restos de madeira para construtoras, empreiteiras e demais empresas do ramo da construção civil, já que a madeira é sempre importante nos canteiros de obra.

Uma das utilizações da madeira que sobra de marcenaria, pode ser para o cercamento da área útil da obra, garantindo privacidade e segurança.

Produção de novos produtos decorativos

Se você tiver mão de obra disponível, é possível criar novos produtos decorativos dentro da sua marcenaria, a partir dos restos de madeira dos móveis. Desta forma, a sua marcenaria pode comercializar uma linha exclusiva de produtos decorativos e assim ter uma nova fonte de renda a partir de produtos criativos, diferentes e feitos manualmente.

Produção de móveis

E ainda, você pode aproveitar os restos de madeira da marcenaria de móveis premium, para produzir móveis mais simples ou com menos detalhes de acabamento. Há um mercado grande para móveis de baixo valor agregado e você pode, desta forma, ter um novo produto dos restos de madeira de móveis sob medida, por exemplo.

Onde vender restos de madeira?

Agora que você já teve uma visão geral do que fazer com restos de madeira de marcenaria, chegou a hora de saber um pouco mais sobre locais específicos para a venda.

Anteriormente, comentamos de artesãos e empresas de construção, mas você sabia que é possível vender em outras situações? 

A seguir, descrevemos algumas ideias de onde vender restos de madeira para que você possa monetizar inclusive essa parte da produção da sua marcenaria. Confira:

1. Plataformas online

Sim, é possível vender restos de madeira online, você sabia? Para isso, você pode fazer o cadastro dos produtos em plataformas online, como Mercado Livre ou OLX. Lembre-se apenas de especificar a quantidade de madeira – talvez por peso, quando os restos forem muito picados -, além da qualidade desses materiais.

Se possível, divida por categorias, pois isso pode ajudar a achar compradores com mais facilidade. Um ponto que você deve ficar atento, nesses casos, é com relação à logística de envio. Verifique isso antes de iniciar as vendas, para averiguar se é algo viável para a sua marcenaria.

2. Empresas de reciclagem de madeira

As empresas de reciclagem de madeira são ótimas compradoras. Afinal, a matéria-prima delas é, justamente, restos de madeiras que são acumulados em construções e em móveis de marcenaria.

Para tanto, pesquise, na sua região, quais são as principais empresas de reciclagem. Depois é só entrar em contato para negociar onde vender restos de madeira e assim garantir um faturamento a mais para o seu negócio.

Veja mais: Como montar uma marcenaria de móveis planejados?

3. Escolas e instituições de ensino

Você sabia que as instituições de ensino também podem se beneficiar da compra dos restos de madeira de marcenaria? Talvez você não saiba, mas as professoras, especialmente as de educação infantil, adoram esses materiais para criar atividades e artesanatos com as crianças.

Por isso, você pode entrar em contato com essas instituições e assim oferecer esse produto para venda. O mesmo vale para outros tipos de instituições, como ONGs, por exemplo, que focam na produção de peças artesanais.

4. Venda para consumidor final

Sabe onde vender restos de madeira? Para o próprio consumidor final. Isto é, você pode ter uma espécie de “bazar” na sua marcenaria para fazer a venda. Assim, o consumidor final vai até o local, vê as peças disponíveis e adquire aquelas que ele deseja para algum projeto que possa ter em específico.

Entretanto, esse modelo de venda irá exigir uma área para expor a madeira, e você deverá avaliar até que ponto isso vale realmente a pena para o seu negócio.

Leia mais: Qual a margem de lucro de uma marcenaria?

5. Venda para floriculturas e lojas de materiais para jardim

Por fim, você também pode fazer a venda para floriculturas e lojas de materiais para jardim. Sabe por quê? Porque essas lojas podem utilizar a madeira para fazer itens decorativos, prateleiras, nichos e pequenas peças de madeira para os seus clientes.

É uma oportunidade de vender para um nicho completamente diferente dos móveis, concorda? Pense nessa possibilidade e procure por opções na sua cidade.

Conte com a Calcme para te ajudar na gestão da sua marcenaria. O nosso sistema de gestão permite que você delegue funções e possa focar em criar novas oportunidades de negócios para a sua empresa. Faça um teste grátis ainda hoje ou fale com um consultor agora mesmo.