Qual a margem de lucro de uma marcenaria?

Você sabe qual a margem de lucro de uma marcenaria? Essa é uma conta obrigatória para todos os empreendedores que buscam montar uma empresa otimizada, com performance e com forte geração de caixa para continuar investindo e assim crescer de maneira saudável.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Veja qual a margem de lucro de uma marcenaria, entenda por onde fazer esse cálculo e o que colocar na equação. Continue lendo!

Você sabe qual a margem de lucro de uma marcenaria?

A margem de lucro de uma marcenaria depende de como ela foi montada. Afinal, não existe uma regra e nem um padrão, já que cada empresa é um organismo vivo e diferente da outra. Por isso, a margem de lucro deve ser estipulada e calculada de acordo com as realidades financeiras de cada marcenaria.

No entanto, a margem de lucro não é algo que acontece de maneira aleatória. Ela acontece de maneira planejada e pensada. Afinal, sem um planejamento estratégico para conseguir obter lucros, ele não virá.

A margem de lucro na prestação de serviços, que é o caso da marcenaria, deve ser calculada com base na hora de trabalho dos profissionais e também na quantidade de materiais necessários para trabalhar. Acrescente, pelo menos, 50% dos valores de custo para que você possa ter uma margem de lucro saudável no fim do ano.

Como calcular a margem de lucro de uma marcenaria

A margem de lucro de uma marcenaria deve ser calculada de maneira que você elimine todos os custos e, com as sobras, entenda o seu lucro líquido. Isto é, o dinheiro que não está comprometido e que sobrou no caixa no fim do mês.

Com base nisso, você deverá pensar no seguinte:

Custos fixos de operação

Os custos fixos de operação são aqueles custos que não tem o que fazer: eles estarão nas saídas do seu sistema de gestão. Custos como aluguel, água, energia elétrica e internet, são custos fixos. Além disso, custos com pessoal também podem entrar em custos fixos, pois os colaboradores são ativos da sua empresa que precisam estar lá para garantir que o dinheiro entre.

Custos de fornecedores

Os custos com fornecedores também são custos fixos, embora eles possam mudar de tamanho de mês para mês. Afinal, as compras dos fornecedores podem acontecer de acordo com a demanda e, por isso, os custos devem sempre aparecer no seu cálculo de margem de lucro.

Custos variáveis de sazonalidade

A sazonalidade é mais comum em outros mercados, como os de varejo, alimentos, etc. No entanto, se você encontrar uma sazonalidade no seu processo produtivo durante o ano, considere isso também no seu cálculo de margem de lucro.

Afinal, na sazonalidade se pode encontrar novas oportunidades de produtos e serviços, enquanto que outros vão estar com uma demanda menor.

Otimize em um sistema

Lembre-se sempre de estruturar um sistema de gestão para a sua marcenaria. Quanto mais organizada ela for, melhor será para acompanhar a sua margem de lucro, inclusive, em tempo real.

Conte com a Calcme para te ajudar nisso. Faça um teste grátis no sistema de gestão para marcenarias e experimente processos inteligentes de gestão!