Qual a margem de lucro de uma marcenaria?

Você sabe qual a margem de lucro de uma marcenaria? Essa é uma conta obrigatória para todos os empreendedores que buscam montar uma empresa otimizada, com performance e com forte geração de caixa para continuar investindo e assim crescer de maneira saudável.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Veja qual a margem de lucro de uma marcenaria, entenda por onde fazer esse cálculo e o que colocar na equação. Continue lendo!

Você sabe qual a margem de lucro de uma marcenaria?

A margem de lucro de uma marcenaria depende de como ela foi montada. Afinal, não existe uma regra e nem um padrão, já que cada empresa é um organismo vivo e diferente da outra. Por isso, a margem de lucro deve ser estipulada e calculada de acordo com as realidades financeiras de cada marcenaria.

No entanto, a margem de lucro não é algo que acontece de maneira aleatória. Ela acontece de maneira planejada e pensada. Afinal, sem um planejamento estratégico para conseguir obter lucros, ele não virá.

A margem de lucro na prestação de serviços, que é o caso da marcenaria, deve ser calculada com base na hora de trabalho dos profissionais e também na quantidade de materiais necessários para trabalhar. Acrescente, pelo menos, 50% dos valores de custo para que você possa ter uma margem de lucro saudável no fim do ano.

Como calcular a margem de lucro de uma marcenaria

A margem de lucro de uma marcenaria deve ser calculada de maneira que você elimine todos os custos e, com as sobras, entenda o seu lucro líquido. Isto é, o dinheiro que não está comprometido e que sobrou no caixa no fim do mês.

Com base nisso, você deverá pensar no seguinte:

Custos fixos de operação

Os custos fixos de operação são aqueles custos que não tem o que fazer: eles estarão nas saídas do seu sistema de gestão. Custos como aluguel, água, energia elétrica e internet, são custos fixos. Além disso, custos com pessoal também podem entrar em custos fixos, pois os colaboradores são ativos da sua empresa que precisam estar lá para garantir que o dinheiro entre.

Custos de fornecedores

Os custos com fornecedores também são custos fixos, embora eles possam mudar de tamanho de mês para mês. Afinal, as compras dos fornecedores podem acontecer de acordo com a demanda e, por isso, os custos devem sempre aparecer no seu cálculo de margem de lucro.

Custos variáveis de sazonalidade

A sazonalidade é mais comum em outros mercados, como os de varejo, alimentos, etc. No entanto, se você encontrar uma sazonalidade no seu processo produtivo durante o ano, considere isso também no seu cálculo de margem de lucro.

Afinal, na sazonalidade se pode encontrar novas oportunidades de produtos e serviços, enquanto que outros vão estar com uma demanda menor.

Otimize em um sistema

Lembre-se sempre de estruturar um sistema de gestão para a sua marcenaria. Quanto mais organizada ela for, melhor será para acompanhar a sua margem de lucro, inclusive, em tempo real.

Conte com a Calcme para te ajudar nisso. Faça um teste grátis no sistema de gestão para marcenarias e experimente processos inteligentes de gestão!

Como aumentar a margem de lucro de uma marcenaria?

Agora que você já pôde entender melhor qual a margem de lucro de venda de móveis, chegou o momento de entender como é possível aumentar essa lucratividade, não é mesmo?

Afinal, o que pode impactar no crescimento do negócio? O que pode trazer mais benefícios no longo prazo? São diversas as ações que podemos considerar. A seguir, descrevemos alguns pontos que podem ser úteis para você:

Otimize processos de produção

Otimizar processos, sem dúvidas, é essencial para aumentar a eficiência e reduzir custos. Analisar o fluxo de trabalho permite identificar gargalos e implementar melhorias, resultando em um tempo de produção menor. 

Além disso, você pode considerar investir em máquinas e ferramentas modernas para então aumentar a produtividade e diminuir o desperdício de materiais, contribuindo para uma margem de lucro maior.

Quanto mais padronizado for o processo de produção, com começo, meio e fim bem delimitados, melhor será. Estude o que pode ser otimizado dessa forma, e lembre-se de que contar com um sistema para marcenaria como a Calcme pode te ajudar nessa missão.

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Faça a gestão do estoque

Você já parou para pensar em como o controle do estoque pode estar relacionado com qual a margem de lucro de venda de móveis?

Afinal, esse controle faz a diferença na hora de evitar excessos ou falta de materiais, sendo que esses dois cenários podem impactar negativamente a produção.

E ainda, se você tem um controle claro do seu estoque, pode, também, aproveitar descontos por volume ou antecipação de pagamentos ao adquirir com antecedência dos seus fornecedores, o que pode reduzir significativamente os custos, melhorando a margem de lucro.

Por isso, ter uma previsibilidade nos seus pedidos e um controle eficiente de estoque faz toda a diferença. E você pode contar com a Calcme para fazer todo esse controle!

Foque na qualidade e diferenciação

Diversificar a oferta de produtos e serviços é uma maneira bem interessante de atrair diferentes públicos do mercado. Oferecer produtos personalizados e introduzir novos itens baseados em tendências, como móveis sustentáveis, pode aumentar a demanda e, consequentemente, a lucratividade. Tudo isso enquanto garante a qualidade dos acabamentos e dos materiais.

Analise o que pode realmente agregar valor para o seu negócio, de modo a investir em estratégias que sejam baseadas em demandas do mercado. Afinal, não basta incluir algo novo na rotina, precisa ser algo que realmente faça sentido com relação à demanda de mercado e ao seu público.

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Trabalhe o marketing e as vendas

Sem dúvidas, investir em marketing digital aumenta a visibilidade da marcenaria e pode atrair novos clientes. Por isso, utilizar redes sociais, um site profissional e parcerias com influenciadores do setor são estratégias bem bacanas para promover os produtos. 

Um bom marketing pode aumentar as vendas e, consequentemente, a margem de lucro. Apenas lembre-se de sempre investir em um plano de marketing estruturado, pensado para o seu negócio e baseado em dados, não apenas na aleatoriedade, ok?

Agora você já sabe qual a margem de lucro de venda de móveis e o que pode ajudar a aumentar esse valor. Pense nesses aspectos e bons negócios!