Quais são as etapas da produção gráfica?

Entender quais são as etapas da produção gráfica é muito importante. Afinal, é dessa maneira que você poderá fazer melhores pedidos na gráfica ou mesmo gerenciar o seu novo negócio lá na frente.

Portanto, continue lendo e saiba mais sobre quais são as etapas da produção gráfica!

Etapas de produção gráfica

  1. Pedido.
  2. Processo.
  3. Pré-impressão.
  4. Boneco/Prova de cor.
  5. Impressão.
  6. Acabamento.

A seguir, entenda mais sobre cada um desses processos da produção gráfica!

acesse o software para gráfica onde estiver

Pedido

Uma das etapas da produção gráfica mais importantes de todas é o pedido. Afinal, é a partir do pedido que você poderá, de fato, dar início ao processo gráfico em si. Sem o pedido, não há processo gráfico!

No entanto, para fazer o pedido de um impresso nem sempre é fácil. Principalmente se esse pedido for em larga escala ou com acabamentos especiais. Nesse caso, é fundamental contar com a ajuda de um produtor gráfico ou profissional da área.

Assim o pedido vai pra gráfica do jeito certo e o orçamento também vem do jeito certo!

Processo

Agora que já existe um pedido, há também a oportunidade de entender o processo que vai ser usado para executar aquele pedido. Isto é, esta etapa deve definir o processo gráfico utilizado para executar um pedido de maneira correta.

Muitas vezes a escolha errada do processo pode facilmente fazer com que o pedido perca rentabilidade e não chegue corretamente ao cliente. Mais uma vez, um produtor gráfico precisa estar presente para escolher a melhor etapa de produção!

Pré-impressão

O terceiro passo é a pré-impressão. Ela é responsável não só por preparar os arquivos, mas como também, preparar as máquinas para a impressão correta do projeto.

Isto é, você vai usar a pré-impressão para garantir que depois, quando o material rodar em larga escala, não ocorra nenhum problema ou imprevisto.

Neste caso, é fundamental considerar o preparo dos arquivos de impressão para o formato correto dentro da impressora. Sem isso, os impressos não darão certo!

Boneco/Prova de cor

As etapas da produção gráfica envolvem, também, uma aprovação final de cor e projeto. Mas esse tipo de situação só vai ocorrer se o cliente fizer questão de ver o material antes de rodá-lo em larga escala. Na grande maioria das vezes, o boneco e a prova de cor são indispensáveis.

Assim você poderá chamar o cliente até a gráfica ou mesmo levar o boneco/amostra até o endereço dele para que haja a conferência de dados, cores, etc.

Impressão

E por fim, teremos a impressão! Esse é o último processo das etapas da produção gráfica, antes de chegarmos ao acabamento – se houver algum tipo de finalização especial.

A impressão é mecânica e geralmente não requer tanta ação humana. Afinal, você já fez todos os preparos para a impressão antes mesmo de colocar na impressora.

Acabamento

Os acabamentos são opcionais. Isto é, vai depender do tipo de material que você está imprimindo. Exemplos de acabamentos: refile, hot stamping, laminação, colagens, dobragens, encadernação, etc.

Para que todas as etapas da produção gráfica funcionem corretamente, tenha um sistema de gestão gráfica para otimizar tudo. Conheça o Calcme, faça um teste grátis ainda hoje e otimize os processos da sua gráfica!