Você já se perguntou qual o CNAE comunicação visual e tem dúvidas de qual é o código adequado para essa área de atuação? Saiba que essa dúvida é mais comum do que você imagina!
Pensando nisso, e com o intuito de te ajudar a abrir a sua empresa da melhor forma, nós da Calcme, sistema para comunicação visual, preparamos este guia com informações importantes que você precisa saber sobre o tema.
Acompanhe e fique por dentro de tudo!
O que é o CNAE?
Antes de saber qual o CNAE comunicação visual, é importante compreender mais a fundo o que é esse código.
Basicamente, o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é uma codificação utilizada pelo governo para categorizar as atividades econômicas de empresas e profissionais autônomos.
Essa classificação é importante para que o fisco saiba qual é o tipo de atividade realizada pela empresa e, com isso, determinar a tributação correta, as obrigações fiscais, entre outras questões relacionadas à regulamentação e fiscalização.
Quando você registra uma empresa, é necessário informar o CNAE que melhor descreve a atividade principal da empresa e, caso seja o caso, as atividades secundárias.
O CNAE, nesses casos, serve como um “endereço” que orienta a administração tributária sobre qual regime de tributação será aplicado à empresa e ainda define questões operacionais, como licenças e registros específicos.
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Por que o CNAE é importante?
O CNAE é um dos principais elementos no processo de formalização de uma empresa.
Ele ajuda tanto o empresário quanto as autoridades fiscais a compreenderem a natureza do negócio, facilitando o cumprimento de obrigações legais e tributárias. Ou seja, ele te ajuda a ter clareza quanto aos impostos que devem ser pagos, garantindo que esteja alinhado ao seu setor.
Além disso, ele impacta em vários aspectos do funcionamento da empresa, como:
- Tributação: O tipo de CNAE escolhido pode definir o regime de tributação da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real), o que afeta o valor pago em impostos.
- Licenças e alvarás: Dependendo da atividade, a empresa precisará de licenças específicas para operar. O CNAE ajuda a determinar essas exigências.
- Contratos e parcerias: Muitos contratos com fornecedores, prestadores de serviços e até com clientes podem exigir que a empresa tenha um CNAE específico.
- Facilidade no processo de fiscalização: O CNAE facilita a fiscalização e o acompanhamento das atividades econômicas.
Basicamente, essa é a importância de saber qual o CNAE comunicação visual para escolher uma opção correta para o seu negócio.
Veja mais: Sistema de Gestão para Comunicação Visual
Qual o CNAE comunicação visual?
E afinal, qual o CNAE comunicação visual, então?
Para o setor de comunicação visual, a escolha do CNAE correto depende das atividades específicas realizadas pela empresa. Confira os principais:
- 7311-4/00 – Agências de publicidade;
- 7319-0/02 – Promoção de vendas;
- 7319-0/03 – Marketing direto;
- 7319-0/04 – Consultoria em publicidade;
- 7319-0/99 – Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente;
- 8299-7/99 – Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente;
- 7410-2/99 – Atividades de design não especificadas;
- 7410-2/03 – Design de produto;
- Entre outros.
Avalie quais códigos mais se encaixam na rotina do seu negócio e lembre-se de conversar com um contador para garantir que tudo esteja dentro dos conformes, ok?
