Qual o objetivo da comunicação visual?

Qual o objetivo da comunicação visual?

Você já se questionou qual o objetivo da comunicação visual? Muitas pessoas têm essa mesma dúvida, e por isso nós da Calcme Sistema para Comunicação Visual preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Quem sabe você descobre uma área de atuação interessante para você? Acompanhe!

Qual o objetivo da comunicação visual?

Basicamente, o objetivo da comunicação visual está envolvido com a transmissão de informações, mensagens ou ideias, por meio do visual, utilizando uma série de elementos para isso, como:

  • Cores;
  • Imagens;
  • Tipografia;
  • Gráficos;
  • Design.

Cada detalhe, em uma peça de comunicação visual, é pensado para um público-alvo específico, visando uma série de objetivos diferentes. Isto é, o objetivo geral da comunicação visual, como o próprio nome diz, é comunicar

No entanto, existem muitos outros objetivos por trás de cada peça, como podemos ver na lista abaixo:

1. Transmitir informações

Um dos pilares da comunicação visual é transmitir informações de forma clara e que seja compreensível para o público, auxiliando no entendimento de conceitos.

2. Reforçar uma mensagem

A escolha das cores, o desenvolvimento do logotipo e elementos visuais ajudam a reforçar uma mensagem ou uma marca, tornando-a memorável e sempre presente na mente das pessoas.

3. Transmitir emoções

Um design nunca é feito de uma forma aleatória, pois na comunicação visual ele deve ter o poder de transmitir emoções e sentimentos específicos, de modo que isso possa complementar a mensagem ou a marca.

4. Facilitar a compreensão

A comunicação visual também atua diretamente com a compreensão que uma mensagem pode proporcionar àquele que tem contato com ela. É o caso de gráficos, infográficos e diagramas que permitem a simplificação de conceitos.

Veja também: Quem trabalha com comunicação visual faz o quê?

5. Promover produtos e serviços

A promoção de produtos por meio de designs específicos é um dos pontos principais da publicidade e propaganda, estando dentro da comunicação visual.

6. Orientar e direcionar

Além de se envolver com identidades e marcas, a comunicação visual também ajuda a orientar e a direcionar, como no caso de placas informativas, por exemplo.

Por isso, trata-se de uma área de atuação que pode ser muito promissora, tendo em vista todas as suas frentes diferentes.

7. Construir uma identidade 

Por fim, podemos dizer que o objetivo da comunicação visual é, também, construir a identidade de uma empresa ou marca. Os elementos visuais, a tipografia e as cores criam uma identidade única para determinada marca.

Para exemplificar, basta pensarmos na tipografia da Coca-Cola e perceberemos o quanto detectamos algo da marca apenas pelas cores, pelo texto, elementos visuais, etc.

Comunicação visual é uma área em crescimento

Devido ao objetivo da comunicação visual ser tão importante para as empresas e os negócios, essa é uma área de atuação que tem crescido a cada dia.

Cada vez mais profissionais têm ingressado nesse mercado promissor, construindo carreiras sólidas e desenvolvendo uma carteira de clientes bem abastecida.

Por isso, se você deseja saber mais sobre o mercado de comunicação visual, leia o nosso artigo sobre o assunto e invista nessa área que pode ser de grande sucesso.

Com as ferramentas certas e o conhecimento adequado, você poderá construir uma carreira escalável e bastante frutífera. E se precisar de auxílio na otimização do seu negócio, lembre-se de que a Calcme Sistema para Comunicação Visual está ao seu lado nessa jornada!