Quanto cobrar por serviços de gráfica? Tabela para você ter uma base!

Para aprender quanto cobrar por serviços de gráfica é preciso fazer um cálculo simples, onde você deve entender os seus custos, o quanto você quer ganhar e a faixa de preços praticada no mercado como um todo.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre esse tema. Veja quanto cobrar por serviços de gráfica com base em algumas variáveis.

Você sabe quanto cobrar por serviços de gráfica?

Para aprender quanto cobrar por serviços de gráfica é preciso fazer um estudo baseado na sua operação e na estrutura financeira. Isto é, não se pode simplesmente dizer que para o impresso X é tanto e para o impresso Y é tanto. Dessa forma, as coisas não vão funcionar no longo prazo, já que furos podem aparecer ao longo do caminho.

Pense que, no ramo gráfico, qualquer centavo a mais ou a menos faz uma baita diferença ao longo do tempo, já que nesse ramo os pedidos são feitos em altos volumes, na maioria das vezes.

Por isso, para calcular o quanto você deve cobrar por serviços gráficos, veja abaixo uma tabelinha com a base para o seu cálculo:

Custos fixosCustos variáveis
AluguelMatéria prima
ÁguaEmbalagem
LuzMão de obra temporária
TelefoneBrindes
SaláriosCombustível
Pró-laboreImpostos
Aluguel de máquinasBônus
Entre outros.Comissões

Preencha a tabela de acordo com as informações da sua gráfica.

Quando recalcular os serviços de gráfica

Além de ser muito importante ter uma estrutura de cálculo adequada ao seu negócio, é importante também que essa estrutura seja flexível o suficiente a ponto de você conseguir fazer os recálculos necessários ao longo do tempo, com base em algumas variáveis que vão aparecer pelo caminho, como:

Inflação

Um dos principais fatores que você precisa sempre levar ao seu cálculo de quanto cobrar por serviços de gráfica, é a inflação. Ela acompanha a rotina das pessoas e precisa ser acrescida, ano após ano, ao valor final do seu produto/serviço. Caso isso não seja feito, com o passar do tempo a sua empresa vai faturar menos, já que o dinheiro também valerá menos.

Valor agregado

Outro critério que você deve considerar na hora de estabelecer quanto cobrar por serviços de gráfica, é o valor agregado. Afinal, você pode comprar o mesmo produto da marca X ou Y. Mas ambas terão um preço, que está atrelado ao valor agregado.

Experiência, tempo de mercado, qualidade da mercadoria, processos internos, atendimento ao cliente e outros pilares ajudam a criar valor agregado no seu produto, marca ou serviço. Por isso, trabalhe esses pilares de maneira constante e você sempre poderá ganhar mais no longo prazo.

Como otimizar os custos da sua gráfica

A melhor maneira de otimizar custos e fazer a sua gráfica ter uma melhor rentabilidade, é melhorando processos internos. Como por exemplo, implementando um sistema para gerenciamento da sua gráfica, onde você pode controlar todos os processos e informações a partir de um único lugar. Faça um teste grátis no sistema da Calcme agora mesmo para otimizar a sua empresa o máximo possível.