Você tem dúvidas de quanto ganha um designer gráfico autônomo? Esse é um questionamento muito comum, especialmente para quem está iniciando na carreira ou expandindo os serviços que atende.
Pensando nesses aspectos, nós da Calcme – sistema para comunicação visual – preparamos este guia com considerações que podem te ajudar com relação a essas dúvidas. Acompanhe e confira.
Quanto ganha um designer gráfico autônomo?
Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que quando se trata de quanto ganha um designer gráfico autônomo, devemos considerar alguns fatores.
Primeiro, cada profissional pode ter uma rotina e experiência única, o que pode fazer com que alguns recebam salários maiores, enquanto outros menores.
Além disso, o nicho escolhido para atuar também pode fazer a diferença. Profissionais generalistas podem receber um valor X por seus serviços, enquanto profissionais focados apenas em um tipo de arte podem receber o valor Y.
Contudo, podemos dizer que, de modo geral, a média mensal de um designer pode ser de R$ 2000 a R$ 5000, sendo freelancer.
Novamente, esse valor pode ter alterações de acordo com a rotina do designer, experiência, precificação, entre outros fatores, que discutiremos no próximo tópico.
O que pode impactar no valor?
Existem diferentes fatores que podem impactar em quanto ganha um designer gráfico autônomo. A seguir, descrevemos algumas nuances para que você avalie conosco e possa, assim, analisar o quanto essa área pode ser valorosa para você:
1. Experiência
Uma coisa é fato, quanto menos experiência um profissional tem, menor será o valor da hora de trabalho dele. Afinal, existe a curva de aprendizagem envolvida nesse processo.
Sendo assim, é natural que alguns designers recebam menos, principalmente no começo, e comecem a ter salários melhores como freelancers à medida que o tempo passa.
Leia mais: Quais os tipos de comunicação visual?
2. Portfólio
Um bom portfólio pode fazer a diferença em quanto ganha um designer gráfico autônomo? De certo modo, pode sim.
Se você não fizer um bom portfólio e não souber apresentar os seus benefícios, como os clientes poderão confiar no seu trabalho e pagar preços mais altos?
3. Tipos de clientes
Existem diferentes públicos-alvo que podemos atingir no mercado de designer. Você pode escolher se posicionar para um grupo mais seleto e que investe mais em arte, ou fazer serviços mais acessíveis e populares.
Tudo isso vai impactar no valor que você irá receber no fim do mês.
Veja mais: Software para empresa de comunicação visual – O que não pode faltar?
4. Rotina de trabalho
A rotina de trabalho também impacta quanto ganha um designer gráfico autônomo! Pois pare e pense, se você trabalhar apenas uma hora por dia, certamente não receberá o mesmo que receberia se trabalhasse oito, concorda?
5. Atendimento e comprometimento
O seu comprometimento e atendimento ao cliente pode te fazer cobrar mais pelo seu trabalho.
Cumprir prazos, entregar o que foi acordado e ser honesto são valores que podem te destacar em um mercado freelancer. Pense nisso.
Como ganhar mais como designer gráfico autônomo?
Até aqui, você já pôde ter uma visão mais clara de quanto ganha um designer gráfico autônomo, no entanto, pode estar se perguntando quanto às possibilidades de conseguir ganhar um pouco mais.
Sendo assim, preparamos um breve guia abaixo, com alguns apontamentos importantes que podem te ajudar a avaliar quais caminhos seguir e quais decisões tomar para conseguir desenvolver o seu negócio da melhor maneira. Veja só:
Ofereça pacotes de serviços completos
Que tal oferecer pacotes mais completos para os seus clientes, ao invés de focar apenas em uma tarefa isolada?
Por exemplo, ao invés de apenas criar um logo, você pode oferecer pacotes completos de branding e identidade visual. Isso pode agregar muito mais valor no seu negócio.
Afinal, um pacote desse porte pode contar com logotipo, paleta de cores, tipografia, templates de mídias sociais e até o design de embalagens.
Esses pacotes têm um valor agregado maior, o que permite cobrar mais e fidelizar o cliente com um conjunto completo de soluções.
Além disso, isso elimina a necessidade de negociar projetos pequenos e aumenta a sua rentabilidade a longo prazo.
Leia mais: Ideias de logo para designer gráfico
Diversifique seus serviços para além do design gráfico
Ao invés de se limitar ao design gráfico tradicional, que apenas faz uma arte e “pronto”, busque expandir suas ofertas para áreas adjacentes que estão em alta, como design para vídeos (motion graphics), design de experiências (UX/UI) e até consultoria criativa.
Você também pode oferecer serviços como a criação de websites simples ou templates de apresentações de alto nível.
Assim, você aumenta o seu portfólio e se permite cobrar mais por um conjunto maior de habilidades. Clientes que buscam por soluções mais completas podem pagar mais por esse conjunto de serviços.
Aposte em especializações
Ao invés de se intitular como generalista, que tal focar em um nicho mais específico? Assim, você terá um grande diferencial.
Afinal, quem buscar um serviço mais específico, voltado para uma área determinada, pode sentir mais confiança ao solicitar de você – especialista no assunto – do que ao solicitar para um designer generalista.
Por conta dessa especialização, pode ficar muito mais fácil construir uma marca pessoal fortalecida. Assim, quando você se posiciona de forma única no mercado, você pode cobrar um valor agregado maior pelos serviços que você tem prestado. Vale a pena considerar essa possibilidade, viu?
Veja mais: Como conseguir clientes design gráfico?
Construa uma comunidade de clientes recorrentes
Não foque apenas em conseguir novos clientes, mas em manter e cultivar um relacionamento de longo prazo com os que já trabalham com você.
Ofereça pacotes de manutenção, como atualizações anuais de designs, revisões periódicas de branding, ou ofertas de rebranding a preços especiais.
Assim, fica mais fácil você criar uma fonte de renda recorrente e previsível, além de tornar seu trabalho mais significativo, já que você estará sempre presente para atender às necessidades futuras do cliente.
Inclusive, você pode considerar desenvolver programas de fidelidade ou descontos para clientes que indicam novos contratos. Dessa maneira, pode potencializar o seu crescimento!
Viu só como é possível ir além de quanto ganha um designer gráfico autônomo?
Controle financeiro para designer gráfico autônomo
Agora que você sabe quanto ganha um designer gráfico autônomo, lembre-se de que ter um controle financeiro é fundamental para manter tudo organizado e assim potencializar os seus resultados.
Para isso, você pode usar um sistema para comunicação visual como a Calcme, que te ajuda a organizar as suas demandas e proporciona uma rotina ainda mais assertiva.
Faça o seu teste grátis e confira!
