Quais os serviços de uma gráfica?

Quais os serviços de uma gráfica

Os serviços de uma gráfica não se resumem apenas em imprimir alguma coisa. Afinal de contas, a empresa pode prestar vários outros tipos de serviços que estejam, de alguma forma, vinculados ao produto principal, que é a impressão.

No entanto, ainda assim, devemos dividir os serviços em duas partes: os de serviços de gráfica rápida e os serviços de gráficas industriais.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender tudo sobre o tema. Acompanhe!

Serviços de uma gráfica rápida

Os serviços de uma copiadora rápida geralmente são acessados por todos os tipos de pessoas que precisam de uma impressão, literalmente, rápida. Abaixo, veja alguns serviços prestados em uma gráfica rápida:

Cartões de visita

Os cartões de visita são produtos muito populares e que certamente fazem parte do catálogo de produtos da grande maioria de gráficas rápidas. É um material que pode ter uma tiragem alta, visto que o seu formato é pequeno e, portanto, cabe na estrutura de uma gráfica rápida.

Impressos simples

Aqueles impressos simples, do dia a dia, podem fazer parte do catálogo de produtos de uma gráfica rápida. O cliente pode chegar com um pendrive ou pode enviar o arquivo para o e-mail da gráfica e então ter as suas cópias.

Alguns materiais promocionais

Alguns tipos de materiais promocionais, como flyers simples, também podem ser impressos em uma gráfica rápida. Mas isso vai depender da capacidade de impressão da empresa.

Materiais pequenos em geral

Todos os tipos de materiais pequenos, como personalizados e outros tipos de impressos que não demandem equipamentos grandes, podem ser impressos em gráficas rápidas.

Encadernamentos

As gráficas rápidas também costumam fazer alguns tipos de encadernamentos. Ou seja, o cliente imprime o material em texto e manda encaderná-lo com ilhóses. Esse trabalho é comum em gráficas rápidas.

Serviços de uma gráfica industrial

Já uma gráfica industrial, por sua vez, tem bem mais capacidade produtiva. Logo, ela sempre vai ser escolhida para impressos que precisam de mais detalhes ou de tiragens em larga escala.

Veja alguns serviços de uma gráfica industrial:

Tiragens em alta escala

As tiragens em alta escala são o carro chefe de uma gráfica industrial. É nesse tipo de impresso que a gráfica industrial consegue ter um alto rendimento produtivo, consegue deixar os impressos mais baratos e com ótima qualidade para o cliente final.

Catálogos com acabamento de alta qualidade

Alguns tipos de acabamentos somente podem ser feitos em gráficas industriais. Por isso, os clientes mais exigentes vão escolher uma gráfica industrial para imprimir catálogos com acabamentos especiais e com uma coloração precisa, como os catálogos de roupas.

Alguns serviços de gráfica rápida

E ainda, alguns serviços de gráfica rápida também podem ser feitos em gráficas maiores. Mas nem sempre esse é um bom negócio, visto que na gráfica rápida alguns materiais vão ser mais baratos – e com a mesma qualidade.

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Quais serviços gráficos podem aprimorar suas vendas?

Apostar nos serviços gráficos certos pode fazer toda a diferença na hora de impulsionar o faturamento do seu negócio.

Por isso, se você quer ir além e crescer ainda mais, sugerimos abaixo outros serviços gráficos que podem ser bem-vindos na sua empresa. Quem sabe, eles não trazem os resultados que você tem almejado há tanto tempo? Veja só:

Impressão de adesivos personalizados

A produção de adesivos personalizados atende tanto clientes individuais quanto empresas, por isso, pode ser uma excelente alternativa. 

Eles podem ser usados para embalagens, brindes, lembranças, decoração, identificação de produtos e até comunicação visual em vitrines ou carros.

Como os pedidos variam muito em quantidade e finalidade, a gráfica pode atender desde pequenas tiragens até pedidos maiores, com boa margem de lucro. 

Por ser um item bastante procurado, inclusive por pequenos negócios, o serviço ajuda a aumentar a variedade de produtos oferecidos e atrai um novo perfil de cliente.

Assim, é possível impulsionar as suas vendas sem precisar investir em serviços gráficos muito diferentes e difíceis de vender.

Impressão de convites para eventos

Convites para casamentos, aniversários, eventos corporativos e formaturas são serviços frequentes e muito valorizados pelos consumidores, que sempre buscam qualidade nesses serviços gráficos. 

A personalização é um ponto central aqui, e isso permite cobrar valores mais altos por projetos únicos, com acabamentos diferenciados. 

Esse tipo de serviço pode gerar encomendas recorrentes, ainda mais se a gráfica estabelecer parcerias com cerimonialistas, buffets ou decoradores, o que aumenta o giro e a entrada de novos clientes.

Impressão de etiquetas em pequenas tiragens

Muitas pequenas empresas precisam de etiquetas para produtos artesanais, alimentos, cosméticos e lembranças, mas não têm demanda suficiente para grandes lotes. 

Assim sendo, oferecer etiquetas em pequenas tiragens é uma forma de atender esse público que muitas gráficas maiores não conseguem absorver. 

Além disso, como a produção é rápida e personalizada, é possível praticar preços justos com boa rentabilidade. Assim você fideliza o cliente e cria oportunidades de pedidos frequentes.

Veja mais: Qual a diferença entre contratante e contratada?

Plastificação de documento

A plastificação é um serviço gráfico simples, mas muito útil para proteger documentos, crachás, cardápios e materiais de uso frequente. 

Por exigir pouco tempo de produção e um custo baixo de material, ele oferece uma margem alta de lucro. A demanda costuma vir de escolas, escritórios, pequenos negócios e até pessoas físicas. 

Ter esse serviço no catálogo permite agregar valor a outros impressos e aumentar o ticket médio por atendimento.

Digitalização de documentos e arquivos físicos

Por fim, você também pode apostar na ideia de fazer a digitalização de documentos e arquivos físicos. Afinal, empresas, estudantes e profissionais autônomos muitas vezes precisam transformar documentos físicos em arquivos digitais para envio por e-mail, armazenamento ou organização interna. 

Esse serviço pode ser cobrado por página e não exige investimento alto, além de permitir que o cliente leve os documentos para imprimir e digitalizar ao mesmo tempo, o que aumenta as chances de venda cruzada com outros serviços da gráfica.

Gráfica rápida serviços: Como oferecer um bom serviço ao cliente?

Os serviços gráficos em geral precisam de qualidade, agilidade e eficiência para “encantar” os clientes. E isso vale tanto para serviços de gráfica rápida, quanto para aqueles que são feitos em gráficas industriais.

Desse modo, há mais chances de você fidelizar o seu público, garantindo um desempenho mais positivo para o seu negócio. Veja algumas dicas que podem ajudá-lo nessa missão:

1. Escolha um nicho de serviços gráficos

Um bom ponto de partida, na hora de iniciar o seu negócio na área de serviços de gráfica, é selecionar um nicho que você irá atender. Não no sentido de fazer com que o seu trabalho seja totalmente restrito, mas no sentido de que esse nicho será um verdadeiro carro-chefe.

Sabe aquela empresa que todo mundo lembra quando precisa, por exemplo, de um material de construção específico? Ela é lembrada porque possui produtos carro-chefe, e é isso que você precisa para ser lembrado pelos seus serviços gráficos.

Para isso, selecione bem o seu nicho, sempre estudando o mercado local.

2. Invista nos melhores equipamentos

Para que a sua gráfica possa decolar rumo ao sucesso, é importante saber escolher os melhores equipamentos. E não entenda que para ser melhor eles precisam, necessariamente, serem mais caros.

Eles podem ser mais econômicos sim, mas, é muito importante avaliar os prós e contras de cada equipamento, sempre visando oferecer excelência ao seu cliente.

3. Desenvolva a sua equipe com treinamentos

Não existe serviços de qualidade sem que a mão de obra esteja alinhada a esse objetivo. E como é possível alinhá-la? Por meio de treinamentos e desenvolvimentos específicos.

Investir no aperfeiçoamento da equipe é o que ajudará você na hora de implementar excelentes serviços de gráfica na sua empresa.

4. Invista em insumos de qualidade

Os insumos também precisam ser de qualidade para que o seu serviço seja efetivamente lembrado de modo positivo. Pois pare e pense: se você usar um material ruim, como será possível apresentar um bom acabamento para o seu cliente? Pense nisso e invista no que realmente pode ser bom para todos os envolvidos.

Inclusive, cuidado com o costume de focar apenas no que é mais barato, hein? Pois, nesses casos, o barato pode sair caro. Fique atento.

5. Ofereça uma boa experiência ao seu cliente

Lembre-se de que os clientes também buscam por boas experiências. Isso quer dizer que, mesmo que o seu serviço de gráfica seja eficiente e de qualidade, se o cliente não receber um atendimento de excelência, ele poderá nunca mais voltar.

Portanto, não se esqueça de incluir este atributo na rotina de trabalho: atendimento empático, de qualidade. Assim, as chances de sucesso com a sua gráfica serão ainda mais interessantes. Pode acreditar!

Para finalizarmos este conteúdo, se você tem uma gráfica ou está pensando em abrir uma, conheça o sistema da Calcme para organizar e administrar os recursos e setores da empresa. Aumente a rentabilidade da sua gráfica, seja ela uma gráfica rápida ou não.

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