Quais os principais tipos de atendimento ao cliente?

Quais os principais tipos de atendimento ao cliente?

tipos de atendimento ao cliente

Você sabia que existem diferentes tipos de atendimento ao cliente? Cada um possui as suas próprias características e necessidades, e é muito importante que o seu time de atendimento esteja preparado para cada um deles.

Assim, torna-se possível promover uma experiência memorável para o seu cliente. 

Neste texto da Calcme, sistema para gráficas e sistema para marcenarias, você entenderá melhor esse assunto. Acompanhe e confira!

Quais os principais tipos de atendimento ao cliente?

Existem muitos tipos de atendimento ao cliente. Cada um possui as suas particularidades.

É válido destacar, antes de entender os tipos, que nem todos os negócios podem necessitar de todos eles.

Por exemplo, a sua marcenaria não necessariamente será beneficiada de um autoatendimento, concorda? 

Já as mensagens por aplicativos, como WhatsApp, podem ser bem úteis.

Para te ajudar a entender melhor, descrevemos cada um dos tipos de atendimento ao cliente a seguir:

Atendimento presencial

Este é o tipo de atendimento mais clássico. O contato com o cliente pode ser presencial no estabelecimento ou à domicílio, dependendo da sua área de atuação.

Nesse atendimento, é importante ser cordial, praticar a escuta ativa e sanar todas as dúvidas do cliente. É importante demonstrar interesse pelo cliente, pois a forma como tratamos a pessoa presencialmente pode causar uma impressão boa ou ruim do negócio.

Veja mais: Como melhorar o atendimento ao cliente?

Atendimento telefônico

Essa abordagem também necessita de uma boa prática de escuta ativa. 

Além disso, muitas vezes, o cliente recebe a ligação e pode não estar tão conectado com a mensagem que está sendo passada.

Por isso, é muito importante que você seja direto e claro quando for fazer atendimento via telefone.

Atendimento por e-mail

No e-mail, o atendimento pode ser um pouco mais extenso do que em outras plataformas de mensagem, pois ele dá margem para a pessoa responder com mais calma e mais tempo – diferente das mensagens instantâneas do WhatsApp.

Entretanto, por ser uma mensagem escrita, é muito importante caprichar na clareza e evitar ao máximo qualquer tipo de ambiguidade.

Leia mais: Frases prontas para atendimento ao cliente WhatsApp: Ideias para Marcenarias

Atendimento via chat online

Nesse tipo de atendimento, é possível oferecer suporte rápido e ágil para o cliente, diretamente pelo site da empresa.

Entretanto, geralmente o atendimento inicial via chat online é feito com o uso de bots, que irão triar o cliente e assim garantir que ele seja transferido para o atendimento que precisa.

Depois disso, um atendente poderá entrar em contato, ainda no chat, com essa pessoa.

Lembrando que esse atendimento também precisa ser bem claro e transparente, pois como você estará escrevendo para o cliente, é importante evitar ambiguidades.

Atendimento em redes sociais

Dentre os tipos de atendimento ao cliente mais usados atualmente, não podemos deixar de citar o atendimento em redes sociais.

Cada vez mais pessoas entram em contato com empresas e profissionais pelas redes sociais, como Instagram e Facebook.

Esse é mais um canal que precisa de clareza nas mensagens.

Leia mais: Como atender um cliente pelo WhatsApp na sua gráfica?

Atendimento por aplicativos de mensagens

Por fim, temos ainda um dos tipos de atendimento ao cliente preferido de muitos: os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Nesse tipo de atendimento, é muito importante manter a clareza e a organização. Alguns pontos a serem considerados para isso:

  • Organizar funis ajuda a ter uma visão mais clara da etapa de compra de cada cliente;
  • Ter um único número de celular para o atendimento de todos os setores facilita o dia a dia do cliente e da empresa;
  • Ter mensagens automáticas e programadas também facilita esse atendimento.

E sabe como você pode conseguir tudo isso? Com o Chatme da Calcme, integrado no sistema de gestão de marcenaria e gráficas!

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Foto de Nyllson Oliveira

Escrito por

Nyllson Oliveira

Especialista em gestão de gráficas, com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua há anos no desenvolvimento de soluções para otimizar a gestão e o crescimento de pequenas e médias gráficas.

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