Tipos de canais de atendimento: Confira aqui!

Tipos de canais de atendimento: Confira aqui!

Tipos de canais de atendimento

Você conhece os principais tipos de canais de atendimento que podem ser usados no dia a dia da sua empresa? É importante conhecer cada um deles, afinal, cada um oferece um efeito diferente na experiência do seu cliente.

Neste guia, você vai conhecer os principais canais de atendimento, suas vantagens e desvantagens, para ajudar a definir o melhor caminho para seu negócio.

Tipos de canais de atendimento: Confira aqui!

Existem diversos canais que podem ser utilizados para o atendimento ao cliente, cada um com suas características específicas. 

A escolha deve levar em consideração a praticidade, o perfil dos consumidores e a capacidade da equipe para atender de forma eficiente. 

Veja a seguir os principais tipos, com suas vantagens e desvantagens.

Telefone

O telefone é um canal muito clássico, convenhamos. Ele permite contato direto e imediato. 

É ideal para atendimento personalizado e para resolver questões que demandam explicações detalhadas. 

A comunicação é mais humana, o que pode transmitir mais confiança. Porém, esse canal pode causar filas e tempo de espera, além de não deixar registro automático das conversas.

  • Vantagem: Atendimento direto e pessoal para situações específicas.
  • Desvantagem: Pode gerar filas e demora no atendimento.

Leia mais: Como enviar cobrança pelo WhatsApp?

WhatsApp

O WhatsApp é um dos canais mais usados para comunicação com clientes nos dias atuais. É provável que você use para se comunicar com empresas, não é mesmo?

Ele permite mensagens instantâneas, envio de áudio, vídeo e arquivos. Facilita o contato a qualquer hora, tornando o atendimento mais prático e rápido. 

Entretanto, o volume elevado de mensagens pode ser difícil de controlar sem ferramentas adequadas.

  • Vantagem: Comunicação rápida e versátil, acessível para grande parte dos clientes.
  • Desvantagem: Pode ser desorganizado sem suporte tecnológico.

E-mail

O e-mail é mais indicado para comunicações formais, envio de documentos e informações que precisam ser descritas com mais detalhes. 

E ainda, o cliente pode responder no momento que for conveniente. Contudo, o tempo de resposta tende a ser maior e não é ideal para questões urgentes.

  • Vantagem: Comunicação com mais detalhes e registro completo.
  • Desvantagem: Respostas mais lentas, não indicado para emergências.

Veja também: Como programar mensagem no WhatsApp?

Chat online (site)

O chat online no site da empresa permite atendimento em tempo real, facilitando o esclarecimento imediato de dúvidas e aumentando as chances de conversão. 

É uma ótima ferramenta para captar leads. Porém, demanda que a equipe esteja disponível para responder de forma rápida, caso não tenha chatbot no site.

  • Vantagem: Atendimento instantâneo que favorece a conversão.
  • Desvantagem: Exige disponibilidade constante da equipe.

Redes sociais

Atender via redes sociais possibilita contato direto com o público e visibilidade para a marca. 

E ainda, permite interação rápida e divulgação simultânea. 

Entretanto, reclamações ficam expostas publicamente, exigindo atenção e respostas rápidas para evitar danos à imagem.

  • Vantagem: Grande alcance e interação pública.
  • Desvantagem: Exposição pública de críticas que exigem monitoramento.

Leia mais: O que é marketing de relacionamento?

Qual o melhor canal de atendimento?

Agora que você conheceu diferentes tipos de canais de atendimento, pode surgir a dúvida: qual a melhor opção para o seu negócio?

A verdade é que não existe um único canal ideal para todas as empresas. 

A escolha deve levar em conta o perfil do cliente, a estrutura da equipe e as necessidades do negócio. Entretanto, ferramentas de mensagem instantânea, como o WhatsApp, por exemplo, podem ser praticamente indispensáveis nos dias atuais.

O WhatsApp, por suas funcionalidades e por fazer parte da vida das pessoas, é um dos canais mais utilizados atualmente. 

Mas, é importante otimizar esse atendimento! E, por isso, o Chatme, plataforma integrada ao sistema Calcme, foi desenvolvido para gráficas e marcenarias.

Ele oferece organização, automação e personalização para que sua comunicação seja mais eficiente e sua empresa se destaque no mercado.

Quer saber como o Chatme pode ajudar sua marcenaria ou gráfica? Venha conhecer e transforme seu atendimento!

Foto de Yuri de Miranda

Escrito por

Yuri de Miranda

COO & CMO da Calcme e com mais de 10 anos de experiência em gestão comercial, marketing e operações. Especialista no setor de marcenarias, com histórico de consultorias e implementação de processos produtivos. Lidera a expansão da Calcme no Brasil e em mercados da Europa, América Latina, Estados Unidos e África.

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