Tipos de marcenaria: Conheça os principais

Tipos de marcenaria: Conheça os principais

Você sabia que existem diferentes tipos de marcenaria, e que cada um deles possui características específicas? Os dois mais conhecidos e comuns são a marcenaria fina e a criativa, cada uma com sua forma de atuar e com seus acabamentos específicos.

Quer entender melhor sobre cada uma delas para assim avaliar o que pode ser o ideal para a sua marcenaria? Então acompanhe este guia da Calcme – sistema para marcenaria – para saber mais! 

Quais os principais tipos de marcenaria?

Como mencionamos, existem alguns tipos de marcenaria que podem ser incluídos no seu leque de produtos. Cada uma possui as suas próprias características, e conhecê-las melhor pode te ajudar a selecionar a alternativa mais interessante.

A seguir, descrevemos mais detalhes sobre a marcenaria fina e criativa, para que você compare e avalie o que pode ser mais útil na sua marcenaria:

Marcenaria criativa

A marcenaria criativa é um estilo que usa técnicas e materiais variados para produzir peças exclusivas, funcionais e decorativas, com um forte apelo visual e de inovação.

Diferentemente dos outros tipos de marcenaria, a criativa foca nas possibilidades de design, combinando elementos de diferentes estilos e reinventando o uso da madeira em conjunto com outros materiais, como metal, vidro e tecidos. 

Além disso, ao criar móveis e objetos, o marceneiro é capaz de se aventurar em novas formas de encaixes, compartimentos ocultos e formatos diferentes para peças clássicas, priorizando a multifuncionalidade e a eficiência. 

Veja mais: Quanto custa uma marcenaria completa?

Marcenaria fina

A marcenaria fina é um segmento que tem um foco maior na precisão, acabamento impecável e no uso de madeiras nobres, como mogno, cerejeira e jacarandá, sendo muitas vezes associada a móveis e peças de alto padrão. 

Nesse tipo de marcenaria, o processo de criação é detalhista e exige grande habilidade e experiência do marceneiro, que trabalha com atenção extrema e utiliza técnicas tradicionais de encaixes, cortes e entalhes, com o objetivo de criar peças de qualidade superior. 

A marcenaria fina é conhecida pela estética clássica e atemporal, muito valorizada em móveis personalizados, peças de mobiliário clássico e restauro de móveis antigos.

Leia mais: Marcenaria 3D: Vale a pena fazer projetos 3D?

Qual marcenaria incluir na minha empresa?

Entendendo os dois principais tipos de marcenaria, você pode estar em dúvida sobre qual a melhor opção para o seu negócio, não é mesmo?

Na realidade, não existe uma única opção que seja melhor ou pior. Tudo depende do seu público-alvo e do tipo de posicionamento que você deseja ter com a sua marcenaria.

Se você deseja criar algo mais inovador e diferente, a marcenaria criativa pode ser uma boa ideia. Caso você prefira o clássico e atemporal, a marcenaria fina tende a ser o melhor caminho.

Além disso, não se esqueça de que é possível unir as duas frentes, garantindo que os seus clientes possam ter os dois modelos de marcenaria disponíveis quando entrarem em contato com a sua empresa.

Esperamos que este guia possa te ajudar no seu objetivo de aprimorar ainda mais a sua marcenaria!

Sistema para marcenarias - Calcme