O que é marcenaria inteligente?

Entender o que é marcenaria inteligente pode te ajudar com algumas ideias bem legais para personalizar a sua casa. Afinal, muito além dos móveis planejados, está a inteligência de fazer móveis pensados para cada necessidade e funcionalidade.

Neste artigo, a Calcmesistema para marcenarias – te ajuda a entender mais sobre o assunto.

Continue lendo!

Entenda o que é marcenaria inteligente em 4 passos

A marcenaria inteligente está ganhando cada vez mais força no mercado, uma vez que os espaços precisam de soluções cada vez mais específicas.

Cama que vira mesa, mesa que vira banco, banco que vira painel de parede, entre outras coisas. Tudo isso pode ser considerado marcenaria inteligente, já que as peças vão ter mais do que uma função no ambiente.

A seguir, veja como a marcenaria inteligente pode te ajudar e como ela pode transformar os ambientes:

Depois, veja também quais os cargos dentro de uma marcenaria.

1- Otimização de espaços

A otimização de espaços é um dos principais fatores relacionados à marcenaria inteligente. Afinal, organizar a estrutura de maneira pensada e focada na produtividade, certamente vai tornar o ambiente mais inteligente.

Nesse caso, você pode:

  • Aproveitar totalmente os espaços, com soluções sob medida.
  • Utilizar paredes e alturas para armazenamento de itens.
  • Gavetas e compartimentos ocultos.
  • Entre outras coisas.

Tudo isso vai deixar o espaço muito mais organizado. Mesmo os espaços pequenos, vão ganhar muito mais utilidade pois cada cantinho será amplamente aproveitado.

2- Elegância na decoração

Outro aspecto que a marcenaria inteligente traz para o projeto, é a elegância. Afinal, é possível pensar os móveis de maneira muito personalizada e exclusiva, de maneira que tudo isso seja refletido na organização e na decoração.

Cada item pode ter uma utilidade prática e decorativa. Vai depender do planejamento e do projeto feito pela marcenaria.

Entenda: Marcenaria moderna: O que é? Como funciona?

3- Sustentabilidade

A sustentabilidade é também um fator que está presente na marcenaria inteligente. Afinal, ao fazer móveis planejados, por exemplo, se gasta menos com reformas ou troca de móveis dentro de casa.

Além disso, há nichos de mercado em que as marcenarias atuam 100% de maneira sustentável, apenas com materiais reciclados e madeira reflorestada.

Nesse caso, é possível:

  • Ser mais eficiente.
  • Ter móveis mais duráveis.
  • Usar menos energia.
  • Entre outras coisas que deixam o processo e o produto mais inteligentes.

4- Funcionalidade

E por fim, não podemos esquecer das funcionalidades dos móveis feitos pela marcenaria inteligente. Afinal, eles não são apenas móveis. Mas são, também, móveis pensados estrategicamente para que o proprietário tenha uma relação de custo-benefício muito grande ao longo dos anos.

Então nesse caso, podemos lembrar que os móveis podem ser 2 em 1 ou muitas vezes até 3 em 1. Tudo isso ajuda a deixar o espaço mais bem aproveitado e com um investimento único, em um móvel que vai durar, muitas vezes, pra vida toda. 

Isso sem falar na valorização do imóvel, já que esse tipo de mobiliário tende a ser muito procurado no mercado imobiliário.

O mobiliário inteligente, ou a marcenaria inteligente, são um dos caminhos para o futuro da sustentabilidade e do aproveitamento amplo de matérias primas.

E você, já conhecia a marcenaria inteligente?