TPV o que é? Para que serve?

TPV o que é? Para que serve?

TPV o que é

Você já se perguntou o que é TPV? Essa é uma dúvida muito comum sobre finanças.

Neste guia da Calcme, vamos te ajudar a entender o que é o TPV, para que ele serve e como você pode usar a Calcpay para otimizar a gestão financeira da sua empresa.

Acompanhe e confira!

O que é TPV?

Mas, afinal, o que é TPV nas finanças empresariais?

TPV, ou “Total de Pagamentos Processados”, nada mais é do que o valor total de transações feitas por seus clientes em um período específico. 

É o caso de pagamentos feitos via cartão de crédito, débito, PIX, boleto bancário, entre outros. Para a sua gráfica ou marcenaria, o TPV ajuda a medir o volume de vendas realizadas e, mais importante, a eficiência do seu sistema de pagamento.

O TPV é uma métrica importante para você saber quanto dinheiro entrou na sua empresa e qual a frequência dos pagamentos. 

Com isso, você consegue entender melhor o fluxo financeiro e tomar decisões mais precisas sobre as finanças do seu negócio. 

Quando o TPV está bem controlado, a empresa consegue planejar melhor suas ações, melhorar prazos e até renegociar com fornecedores.

Veja mais: Como gerar boleto para clientes?

Para que serve TPV?

Entendido o que é TPV, você pode estar se perguntando com relação à real utilidade desse dado, não é mesmo?

Basicamente, o TPV serve principalmente para medir o volume de dinheiro que está sendo movimentado na sua gráfica ou marcenaria. 

Quando você acompanha essa métrica, você consegue ter uma visão clara sobre o comportamento de pagamento dos seus clientes e como isso impacta sua saúde financeira.

Essa ferramenta permite melhorar prazos de pagamento, otimizar o fluxo de caixa e melhorar a estratégia de vendas. 

Se você analisar esse dado, você pode prever com mais precisão o desempenho financeiro da sua empresa e decidir se é necessário fazer mudanças nas políticas de pagamento ou de cobrança, por exemplo. 

Para gráficas e marcenarias, entender o TPV é fundamental para garantir que os recursos financeiros estejam sempre no lugar certo.

Além disso, ele é muito interessante para garantir que você tenha capital de giro suficiente para cobrir as despesas da empresa, como compra de matérias-primas e pagamento de funcionários.

Leia mais: O que é um boleto?

Gerencie as finanças da sua gráfica ou marcenaria com a Calcpay!

Agora que você já sabe o que é TPV, que tal melhorar o controle financeiro da sua gráfica ou marcenaria com um sistema que ofereça esse tipo de funcionalidade para o seu negócio?

Com a Calcpay, isso é possível!

A Calcpay facilita o controle do TPV e a gestão financeira da sua gráfica ou marcenaria, permitindo monitorar pagamentos em tempo real e automatizar cobranças. 

Com a plataforma, você pode acompanhar todas as transações de forma simples, garantindo mais eficiência e organização no fluxo de caixa da sua empresa.

Solicite hoje mesmo a sua demonstração e veja na prática como podemos te ajudar!

Foto de Yuri de Miranda

Escrito por

Yuri de Miranda

COO & CMO da Calcme e com mais de 10 anos de experiência em gestão comercial, marketing e operações. Especialista no setor de marcenarias, com histórico de consultorias e implementação de processos produtivos. Lidera a expansão da Calcme no Brasil e em mercados da Europa, América Latina, Estados Unidos e África.

Leia também

Centralize toda a gestão da sua empresa em um único lugar.

Elimine o caos e gerencie a sua empresa por completo em um único sistema. Chega de várias ferramentas no seu negócio!

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.