Como conversar com um cliente pelo WhatsApp?

Como conversar com um cliente pelo WhatsApp?

Saber conversar com um cliente pelo WhatsApp é mais do que necessário nos dias atuais, e isso é claro.

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas têm usado o WhatsApp para ter acesso a serviços e produtos sem sair de casa.

Por isso, se você tem uma gráfica ou marcenaria, é importante se atentar a alguns fatores. Neste guia, vamos esclarecer quais são eles!

Como conversar com um cliente pelo WhatsApp?

Para conversar com um cliente pelo WhatsApp, podemos levar em consideração alguns pontos de atenção.

Até porque, por mais que as pessoas usem essa ferramenta para fazer compras e fechar negócios, ainda assim estamos falando de um app pessoal, que exige respeito pela privacidade do cliente.

Sendo assim, considere alguns aspectos na hora de manter essa comunicação com a pessoa:

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1. Seja claro em cada contato

Evite “demorar” para dizer ao seu contato por que você está enviando determinada mensagem. Lembre-se, todo mundo tem uma rotina cheia de atividades, e ninguém quer “adivinhar” o que o outro espera de uma mensagem online.

Por isso, tente concentrar o que você deseja falar para o seu cliente em uma única mensagem, de forma clara e objetiva. Claro que você não precisa deixar de lado a cordialidade e o acolhimento, mas é importante não se alongar demais para não cansar o seu leitor.

2. Personalização com contexto

Inicie o contato fazendo referência ao motivo da interação ou à última conversa, se houver. Por exemplo: “Olá, [nome]! Sobre nossa conversa anterior sobre [assunto], trouxe algumas informações que podem te ajudar.”

Assim, logo quando o cliente “bater o olho” na mensagem, ele poderá compreender melhor do que se trata.

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3. Seja claro ao solicitar uma ação

Evite mensagens vagas ou que possam dispersar demais a atenção do cliente, deixando ele confuso. 

Se você precisa de algo do cliente, especifique exatamente o que é necessário e como ele pode proceder. Por exemplo: “Para avançarmos, você pode enviar o documento X até amanhã? Caso precise de ajuda, é só avisar.”

4. Responda com agilidade e eficiência

Deixar o cliente esperando muito tempo pode parecer um comportamento de “descaso”. Claro que nem sempre é possível responder de imediato, ainda assim, a agilidade é importante, nem que seja para dar um retorno e dizer que irá esclarecer depois.

Nesses casos, reconheça a solicitação e avise o prazo para retorno. Por exemplo: “Recebi sua pergunta, vou verificar e te retorno ainda hoje com os detalhes.”

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5. Evite excesso de mensagens

Mantenha a comunicação objetiva, sem que isso acabe atrapalhando a rotina do seu cliente. Afinal, enviar várias mensagens curtas seguidas pode ser irritante. Prefira condensar as informações em uma única mensagem clara e bem estruturada.

Além disso, evite excesso de mensagens com o passar dos dias. Tente sempre concentrar tudo o que precisa ser dito em um mesmo momento, sem perder a coerência e coesão, claro.

Assim, fica mais fácil conversar com um cliente pelo WhatsApp!

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