Está com dificuldade para finalizar um atendimento ao cliente que não responde na sua marcenaria ou gráfica? Hoje, nós da Calcme vamos te ajudar a lidar com esse tipo de situação.
Isso porque, sabemos o quanto pode ser difícil finalizar o atendimento quando não se obtém nenhum tipo de resposta, não é mesmo? Por isso, preparamos este guia com algumas considerações. Acompanhe e saiba mais!
Como finalizar um atendimento ao cliente que não responde?
Apesar de não haver uma fórmula infalível para finalizar um atendimento ao cliente que não responde, existem algumas práticas que podemos considerar para possibilitar um encerramento mais adequado.
É importante deixar claro para o cliente que a conversa será finalizada, para que ele esteja ciente de que precisará chamar e iniciar um novo atendimento caso queira.
Abaixo, descrevemos alguns pontos que podem te ajudar:
Envie uma mensagem de acompanhamento
Caso o cliente não tenha respondido após um período razoável, envie uma mensagem de acompanhamento. Lembre-se de ser sempre bastante cordial e humanizado, mostrando uma certa preocupação pelo retorno do cliente.
Também, pergunte se há algo a mais que possa ser feito por ele, para que ele comunique o que precisa.
Veja mais: Gerenciador atendimento WhatsApp para gráficas
Seja específico na sua mensagem
Quando você for se comunicar com um cliente que não responde há algum tempo, é muito importante que você seja bastante específico na sua mensagem.
Deixe claro o motivo do contato e a importância da resposta do cliente, para que ele possa compreender os motivos pelos quais precisa retornar.
Apenas mandar um “Oi, tudo bem”, por exemplo, pode não surtir efeito. Seja mais específico.
Estabeleça um prazo para a resposta
Se você precisa que haja uma resposta para dar continuidade a algum tipo de processo em específico, considere estabelecer um prazo para a resposta do cliente.
Informe ao cliente que você precisa de uma resposta até uma determinada data para prosseguir com o caso, e que a situação será arquivada após essa data.
Apresente opções de contato
Às vezes, o cliente pode não querer dar continuidade ao atendimento pela internet, querendo algo presencial ou via telefone, por exemplo.
Você pode apresentar essas possibilidades para que ele entre em contato, caso não queira continuar a troca de mensagens.
Deixar essa abertura pode ajudar na hora do seu cliente voltar no futuro, pois, acima de tudo, ele perceberá os eu interesse em atendê-lo bem.
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Conclua de forma respeitosa
Por fim, se depois de muitas tentativas o cliente ainda não apresentar interesse em responder você, conclua de forma respeitosa o contato.
Diga que ele será encerrado e que, caso o cliente precise, é só iniciar um novo atendimento para que ele possa comunicar as suas necessidades novamente, sem problemas.
E assim, a situação pode ser arquivada e o atendimento devidamente encerrado.
Cliente ainda não responde? Veja opções de mensagem de encerramento de atendimento
Se o seu cliente não está respondendo, é interessante enviar uma mensagem que te ajude a encerrar essa comunicação.
Mas qual mensagem pode ser enviada? O que dizer? E em quais circunstâncias?
A seguir, apresentamos algumas categorias de mensagens que podem te ajudar a se comunicar melhor com esse cliente que não está dando o devido retorno. Acompanhe:
Mensagem de encerramento de atendimento
- “Agradecemos o contato! Seu atendimento foi finalizado, mas se precisar, é só abrir uma nova conversa que ajudaremos novamente.”
- “Conversa encerrada com sucesso. Caso tenha outras dúvidas, não hesite em iniciar um novo atendimento.”
- “Finalizamos seu atendimento por aqui. Sempre que quiser, pode abrir um novo chat que estaremos prontos para ajudar.”
Veja mais: Como fazer atendimento online?
Mensagem de encerramento com convite para retorno
- “Encerramos este atendimento, mas fique à vontade para voltar sempre que precisar. Estamos aqui para ajudar!”
- “O atendimento foi finalizado, mas você pode entrar em contato novamente a qualquer momento para novas solicitações.”
- “Este atendimento chegou ao fim, mas nosso time está sempre disponível para um novo contato quando desejar.”
Veja mais: Como programar mensagem no WhatsApp?
Mensagem de encerramento em tom mais formal
- “Informamos que o atendimento foi concluído. Para futuras demandas, solicitamos que inicie uma nova solicitação.”
- “O atendimento foi encerrado com sucesso. Permanecemos à disposição para atendê-lo em novas demandas.”
- “Este atendimento está finalizado. Caso necessite de mais suporte, por favor, inicie um novo atendimento.”
Mensagem de encerramento em tom mais casual
- “Terminamos por aqui, beleza? Se surgir outra dúvida, é só chamar novamente que a gente ajuda!”
- “Conversa finalizada! Quando quiser, é só chamar a gente de novo, tá?”
- “Fechamos esse atendimento por agora. Qualquer coisa, é só começar um novo chat com a gente!”
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Mensagem de encerramento com orientação para próximos passos
- “Atendimento encerrado. Se precisar de ajuda em outro assunto, abra um novo atendimento que teremos prazer em ajudar.”
- “Finalizamos por aqui. Para continuar, por favor, inicie uma nova conversa com sua dúvida ou solicitação.”
- “Encerramos seu atendimento. Caso tenha outras perguntas, abra um novo chat e responderemos com prazer.”
Adapte essas mensagens para a realidade da sua empresa e garanta um atendimento de qualidade.
Agora que você já sabe como finalizar um atendimento ao cliente que não responde, lembre-se de que a ferramenta usada no atendimento online faz toda a diferença. Por isso, convidamos você para conhecer o Chatme, o seu CRM de WhatsApp para gráficas e marcenarias!
Confira todas as vantagens e impulsione ainda mais o seu atendimento!