O que é Impressão DTF?

O que é Impressão DTF?

o que é impressão DTF

A impressão DTF (Direct to Film) é muito utilizada na estampagem de materiais feitos de tecido, e pode ser uma boa opção para empresas de comunicação visual que desejam oferecer a personalização de brindes para empresas.

Isso porque essa impressão pode ser feita, por exemplo, em bonés e camisetas. 

Para entender melhor essas aplicações e o funcionamento desse tipo de impressão, acompanhe este conteúdo da Calcme – empresa de sistema para comunicação visual – e tire todas as suas dúvidas!

O que é a impressão DTF?

A impressão DTF, ou “direto para filme”, em português, pode ser descrita como um tipo de impressão que primeiro é passado para um filme, e não diretamente para o tecido.

Nesse caso, o filme é transferível, e será usado para estampar uma série de itens de vestuário, como camisetas, bolsas e outros materiais.

Como funciona a impressão DTF?

Basicamente, o processo segue alguns passos bem simples, que são:

  • Primeiramente, é desenhada a imagem que se deseja estampar no item de tecido. Essa é a primeira etapa que deverá ser seguida com um bom design de comunicação visual;
  • Feito isso, a imagem é transferida do computador para um papel filme transferível, por meio da impressão feita por dispositivos específicos para essa modalidade;
  • Após a impressão, aplica-se um tipo de pó de polímero responsável pode auxiliar na aderência da tinta no tecido;
  • Depois desse procedimento, o filme com a imagem impressa passará por um processo chamado de “cura”. Esse processo garante a secagem, e pode ser feito em uma prensa térmica ou um forno especial;
  • Em seguida, ocorre a transferência da impressão para o tecido propriamente dito. Na impressão DTF, essa transferência é feita usando uma prensa de calor, para que tanto o calor quanto a pressão sejam capazes de transferir imagens de alta qualidade para o material que será estampado.

Veja também: Planilha para comunicação visual: Vale a pena? Como organizar?

Como fazer impressão DTF? Quais os passos?

Entendido o que é impressão DTF, surge outra dúvida igualmente importante: afinal, quais são os passos para fazer esse tipo de impressão? O que deve ser levado em conta?

O processo, por si só, é bastante simples. Em poucas etapas você já conseguirá fazer a transferência de uma forma qualificada e bem feita. Confira só:

1. Preparação do arquivo

Para começar, é necessário ter um software de design que permita que você crie ou ajuste a imagem que deseja transferir para o item em questão. É importante, nesta etapa, verificar o tamanho do seu design, para que seja adequado às dimensões desejadas para a sua impressão.

Fique atento ao ajuste de cores, pois esse detalhe fará toda a diferença no resultado que você irá obter.

2. Configuração da impressora

Assim que o arquivo estiver ok, você vai precisar cuidar da configuração da impressora. Nesse caso, você deverá carregar os filmes na bandeja de impressão, alinhando-os corretamente. Em seguida, abra a impressora no seu computador e configure as opções de impressão de acordo com as recomendações do fabricante.

Não se esqueça de selecionar o tipo de papel (filme DTF) e a qualidade que você deseja obter nesse processo.

3. Impressão

O terceiro passo é enviar o arquivo editado diretamente para a sua impressora, por meio do software específico para isso. Aqui, uma das mais importantes etapas será concluída.

4. Secagem

Assim que a impressão for finalizada, é importante que você aguarde a secagem completa dela. Esse período de secagem pode variar, sendo que algumas impressões demoram poucos minutos, outras algumas horas.

Não tente manusear ou seguir para as outras etapas sem antes ocorrer a secagem efetiva, pois se houver qualquer tinta fresca na sua impressão, a transferência para o tecido não será bem sucedida.

5. Recorte

Quando a secagem ocorrer, você deverá recortar a sua impressão com bastante precisão, a fim de obter bons resultados.

Para isso, você pode usar uma tesoura, estilete ou plotter de recorte para garantir que o contorno da imagem seja bem feito, removendo qualquer parte indesejada do filme ao redor.

Leia mais: Software para empresa de comunicação visual – O que não pode faltar?

6. Aplicação e transferência

No momento de fazer a transferência, você deverá pré-aquecer a prensa térmica na temperatura indicada pelo fabricante. Normalmente, 150º C.

Em seguida, posicione cuidadosamente o tecido na base da prensa, ou seja, na parte que não está aquecida, e coloque o filme com o lado impresso voltado para baixo no local desejado do tecido, sempre atento ao alinhamento.

Feche a prensa e deixe-a agindo durante o tempo recomendado pelo fabricante. 

7. Resfriamento e acabamento

Depois de fazer a transferência com a sua impressão DTF, você deverá aguardar o resfriamento da peça para conseguir manuseá-la sem problemas.

Realize os acabamentos necessários, como corte, costura, entre outros, e pronto! Você terá uma peça com uma excelente impressão.

Quais tipos de clientes sua gráfica pode atender com impressão DTF?

A impressão DTF é uma excelente opção para ampliar o portfólio de produtos gráficos, ainda mais em tiragens curtas e personalizações. 

Acrescentar essa tecnologia no seu negócio, permite que sua empresa passe a atender nichos que antes não estavam no radar ou exigiam subcontratação de terceiros.

Veja abaixo alguns dos perfis de clientes que podem ser atendidos com DTF:

  • Agências de publicidade: precisam de brindes personalizados e materiais promocionais para campanhas pontuais. A DTF permite personalização de camisetas, sacolas e acessórios com alta qualidade e sem depender de grandes volumes.
  • Marcas de moda local: pequenas confecções e marcas autorais podem terceirizar a estampa de suas peças com agilidade, sem a necessidade de estoque ou produção em massa.
  • Empresas de eventos: demandam camisetas, bonés e ecobags com identidade visual específica para ações corporativas, feiras e confraternizações.
  • Escolas, cursos técnicos e clubes: procuram personalização de uniformes e acessórios em pequenas quantidades, com foco em acabamento durável.
  • Comércios regionais: como petshops, padarias e lojas de bairro, que desejam aplicar sua marca em produtos simples como sacolas ou jalecos de equipe.
  • Profissionais autônomos e criativos: tatuadores, artistas visuais e designers que desejam lançar pequenas coleções ou produtos exclusivos com suas artes.

Produtos que sua gráfica pode criar com impressão DTF e que quase ninguém oferece

Além das camisetas tradicionais, a impressão DTF abre portas para uma linha de produtos personalizados ainda pouco feitos por gráficas, o que pode representar uma vantagem competitiva real. 

Veja abaixo algumas ideias:

ProdutoFinalidade / Público-alvoDiferencial para a gráfica
Ecobags personalizadas em algodão cruAções promocionais, feiras e eventosAgrega valor ao combo de brindes ou folders institucionais
Capas de almofada com estampas locaisSetor de decoração, lojas de bairro, marcas regionaisIdeal para parcerias com designers ou artesãos
Aventais de uso profissionalRestaurantes, cafeterias, padarias, feiras gastronômicasProduto de utilidade prática com forte apelo de marca
Jalecos personalizadosClínicas, petshops, estética, saúdePermite tiragens curtas e personalização individualizada
Crachás e etiquetas em tecidoModa, confecção, startups e eventosAlternativa criativa aos tradicionais impressos em papel
Kits promocionais com estampa têxtilCampanhas de marketing e lançamentos de produtoComplementa catálogos, folders ou brindes gráficos

Esses produtos podem ser ofertados como extensão de campanhas já existentes ou como serviços independentes, abrindo novas frentes de receita para a gráfica.

Veja mais: Kit gráfica rápida equipamentos: Veja como turbinar sua produção gráfica

O que muda no fluxo de produção ao incluir impressão DTF na sua gráfica

Como vimos, é possível oferecer a impressão DTF de diferentes formas na sua gráfica. Mas, antes de dar continuidade à ideia, o ideal é entender o que realmente muda no fluxo de trabalho, concorda?

Abaixo, trouxemos algumas considerações que você pode levar em conta nessa avaliação:

  • Pré-impressão: é necessário preparar os arquivos com atenção à sobreposição de tinta branca e espelhamento da imagem. O uso de software RIP se torna essencial.
  • Impressão: utiliza tintas específicas e filme PET. A operação da impressora DTF exige supervisão para controle de qualidade e abastecimento de tinta.
  • Aplicação do pó adesivo e cura: essa etapa pode ser feita de forma automática ou manual. É importante garantir a distribuição uniforme e o tempo correto de aquecimento.
  • Transferência: com o uso da prensa térmica, o filme é aplicado no tecido. Tempo, temperatura e pressão precisam estar calibrados para evitar falhas de aderência.
  • Controle de qualidade: verificação do alinhamento da estampa, aderência da tinta ao tecido e acabamento geral são etapas que precisam ser incorporadas ao processo.
  • Armazenamento e entrega: produtos personalizados exigem cuidados específicos com embalagem, proteção da estampa e prazos de entrega, principalmente quando integrados a outros itens gráficos.

Esse novo fluxo pode ser integrado de forma gradativa, com baixa tiragem para testes, até se consolidar como um serviço recorrente dentro da operação da gráfica.

Aos poucos, é possível construir um bom processo. Lembre-se também de que um sistema para gráficas pode te ajudar com esse objetivo, e a Calcme está ao seu lado nessa missão. 

Vale a pena investir na impressão DTF na minha empresa de comunicação visual?

Depende do que você deseja oferecer aos seus clientes. Se esse tipo de demanda, focada em itens personalizados como roupas e acessórios, é muito procurada na sua empresa, pode ser que sim, realmente valha a pena.

Em contrapartida, se a procura for baixa, é importante avaliar até que ponto isso realmente irá agregar valor ao seu plano de negócio ou não. Avalie os prós e contras com atenção. A seguir, descrevemos alguns pontos positivos relacionados ao que é DTF e como esse tipo de impressão pode impactar o seu negócio. Veja só:

Versatilidade de substratos

Entendendo o que é DTF, fica claro reconhecermos o quanto há uma versatilidade de substratos que podem ser usados no dia a dia da sua empresa de comunicação visual. Essa versatilidade pode fazer com que você conquiste mais clientes, aumentando seu leque de serviços.

No entanto, é importante verificar, também, se há realmente uma procura por esse tipo de serviço, para não tê-lo disponível apenas “para ter”, concorda?

Pensando no que é DTF, é válido destacar que essa impressão pode ser aplicada em tecidos, madeira, vidro, cerâmica, metal e plásticos. Consequentemente, tudo isso amplia significativamente as possibilidades de produtos e serviços que sua empresa pode oferecer.

Alta qualidade de impressão

A tecnologia DTF também permite impressões com alta resolução e detalhes precisos, o que é ideal para designs complexos e coloridos. Sem dúvidas, essa qualidade aumenta a percepção de valor dos seus produtos.

Entretanto, novamente reiteramos a importância de avaliar se realmente há uma procura por esse tipo de demanda. Afinal, se não houver, mesmo que os materiais sejam de qualidade, se ninguém os procurar, não haverá sentido para o seu negócio, concorda?

Estar atento à demanda do mercado e ao seu público-alvo é indispensável nesses casos. Lembre-se sempre disso.

Durabilidade 

Se os seus clientes chegam até você em busca de impressões em diferentes substratos, exigindo maior durabilidade, entender o que é DTF e ter esse tipo de impressão na sua empresa de comunicação visual pode ser uma boa ideia.

As impressões DTF são conhecidas por sua durabilidade e resistência a lavagens e desgastes, o que pode ser essencial para materiais que são expostos a agentes externos que podem desgastá-los, por exemplo.

Veja mais: Quais os tipos de comunicação visual?

Eficiência e agilidade

A impressão DTF pode ser mais rápida que outros métodos, principalmente quando usada para pequenas tiragens. Esse diferencial pode permitir um tempo de resposta mais rápido para seus clientes e a capacidade de atender pedidos urgentes.

Logo, demonstra o seu comprometimento em atender a demanda do cliente com a maior agilidade possível.

Possibilidades diversas de ganhos

Sem dúvidas, aumentar o leque de produtos pode ser ótimo quando há uma demanda reprimida. Se você percebe que muitos clientes solicitam impressões DTF, e você ainda não tem na sua empresa de comunicação visual, essa pode ser uma oportunidade de aumentar as possibilidades de ganhos.

Pense nesses aspectos e analise o que realmente pode fazer sentido para o seu negócio. 

Foto de Nyllson Oliveira

Escrito por

Nyllson Oliveira

Especialista em gestão de gráficas, com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua há anos no desenvolvimento de soluções para otimizar a gestão e o crescimento de pequenas e médias gráficas.

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