Planilha para comunicação visual: Vale a pena? Como organizar?

planilha para comunicação visual

Uma boa planilha para comunicação visual precisa ter alguns aspectos e atributos importantes. Como por exemplo, um controle preciso e detalhado sobre o pedido e também como a venda foi fechada.

Só que tudo isso precisa estar interligado, de maneira que você possa controlar em um painel todos os pedidos de maneira resumida.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender como organizar uma planilha para comunicação visual e se ela é realmente a melhor solução para o seu negócio. 

Como organizar uma planilha para comunicação visual

Você precisa considerar todos os processos que acontecem na sua gráfica ou comunicação visual, de maneira que isso esteja tudo sintetizado em uma planilha. Por isso, o primeiro passo é desenhar (literalmente) todos os fluxos e processos da empresa.

Depois, você deve levar essas informações organizadas para uma planilha Google ou Excel, de modo que faça sentido para a sua organização.

A seguir, veja alguns detalhes sobre como organizar uma planilha para comunicação visual.

Abas de produtos e suprimentos

Não existe uma regra para organizar uma planilha para comunicação visual. Mas você precisa dividi-la entre linhas e colunas. A organização horizontal, portanto, pode conter abas de todos os produtos e serviços que você oferece e você pode controlá-los dessa maneira.

Nas abas inferiores, você também pode listar o estoque e os suprimentos que a empresa tem disponível e interligar essas células com as linhas de pedidos.

Controle de pedidos por mês

É muito importante que a sua planilha tenha uma aba de controle de pedidos. Possivelmente essa será a aba que você mais vai trabalhar durante o mês, uma vez que é ali que você vai controlar todos os pedidos dos clientes.

Divida por dia, mês e ano. Assim o fluxo de trabalho vai ser mais prático para todos que alimentam a planilha durante o dia.

Fluxo de caixa

E por fim, pense no fluxo de caixa como uma maneira importante e interessante de prever as finanças da sua empresa. Sabendo o fluxo de caixa, você consegue entender quando é o melhor momento para fazer pedidos ou mesmo segurar um pouco os custos.

Interligue a aba de fluxo de caixa com todas as outras abas, de modo que tudo o que você preencher de vendas ou compras, seja refletido na aba de fluxo de caixa.

Erros que podem atrapalhar a planilha precificação comunicação visual

Além de montar uma boa planilha para comunicação visual, também não podemos nos esquecer dos erros mais comuns que podem acabar atrapalhando os resultados.

Quando os conhecemos, podemos agir de uma maneira mais preventiva, desenvolvendo uma planilha eficiente e que auxilie no crescimento do negócio.

Vejamos alguns pontos a serem considerados nesse sentido:

1. Desconsiderar gastos ocultos

Os gastos ocultos costumam ser ignorados por grande parte das pessoas que decidem elaborar planilhas de precificação para comunicação visual.

Um exemplo disso é o desgaste do equipamento utilizado para a produção. Considerar uma margem, mesmo que pequena, para esse tipo de gasto oculto, facilita na hora de fazer uma cobrança justa.

O mesmo vale para os gastos que, por parecerem muito pequenos, acabam sendo esquecidos ou deixados de lado. Mas lembre-se, em uma empresa, tudo está interligado e merece atenção.

Por isso, justamente, que sempre mencionamos que um sistema para comunicação visual tende a ser mais eficiente, já que abarca diferentes aspectos envolvidos com a precificação.

2. Ignorar o valor percebido

O valor percebido pelo seu serviço também precisa ser considerado. Não apenas a mão de obra e os materiais. O valor que você oferece com o seu serviço e com o produto que disponibiliza também merece ser cobrado.

Afinal de contas, essa valorização faz toda a diferença na hora de potencializar o seu faturamento e de fortalecer ainda mais o caixa da empresa. Pense nisso.

3. Falta de atualização regular

Com o passar do tempo, é comum que o valor de determinados materiais comece a aumentar, assim como a hora de trabalho dos colaboradores.

Logo, fazer atualizações regulares na planilha para comunicação visual é extremamente importante.

Fique atento a esse aspecto para não correr o risco de começar a ter valores muito defasados e inadequados para a situação real da sua empresa.

Dica: Prefira um gerador de orçamento comunicação visual

Sabemos que a planilha de precificação para comunicação visual pode ser uma boa ideia em alguns casos, porém, nem sempre essa será a melhor ferramenta.

Afinal de contas, muitos dados ainda são preenchidos manualmente, e falhas nos comandos colocados na planilha podem acabar prejudicando o orçamento que você irá gerar para o seu cliente.

Por isso, nesses casos nós recomendamos fortemente que você invista em um gerador de orçamento comunicação visual.

Nesse tipo de gerador, você preenche as informações dos seus serviços apenas inicialmente, e depois poderá gerar os orçamentos de maneira otimizada e rápida, facilitando na hora de passar todos esses valores ao seu cliente.

No sistema para comunicação visual da Calcme, por exemplo, você pode contar com esse tipo de gerador. Em poucos cliques é possível ter orçamentos qualificados e bem precisos, que contribuem para a satisfação do cliente e ao mesmo tempo para um bom faturamento, já que reduz as chances de haver erros nos cálculos.

Considere essa dica extra na hora de gerar seus orçamentos de comunicação visual e potencialize os seus resultados!

Vale a pena ter uma planilha para comunicação visual?

Sim, é a melhor maneira de começar a organizar a sua empresa. Afinal, você precisa ter controle de todos os setores para saber como dar os próximos passos.

Mas, como vimos anteriormente, se você quer algo ainda mais otimizado e planejado para que a sua empresa foque só em vender e conquistar mais clientes, conte com o sistema da Calcme para comunicação visual.

O nosso sistema é desenhado para todos os fluxos importantes dentro de uma gráfica ou comunicação visual e você não precisa se preocupar com nada: só preencher os dados.

Faça um teste grátis ainda hoje ou, se tiver alguma dúvida, fale com um especialista.