O que é Impressão DTF?

A impressão DTF (Direct to Film) é muito utilizada na estampagem de materiais feitos de tecido, e pode ser uma boa opção para empresas de comunicação visual que desejam oferecer a personalização de brindes para empresas.

Isso porque essa impressão pode ser feita, por exemplo, em bonés e camisetas. 

Para entender melhor essas aplicações e o funcionamento desse tipo de impressão, acompanhe este conteúdo da Calcme – empresa de sistema para comunicação visual – e tire todas as suas dúvidas!

O que é a impressão DTF?

A impressão DTF, ou “direto para filme”, em português, pode ser descrita como um tipo de impressão que primeiro é passado para um filme, e não diretamente para o tecido.

Nesse caso, o filme é transferível, e será usado para estampar uma série de itens de vestuário, como camisetas, bolsas e outros materiais.

Como funciona a impressão DTF?

Basicamente, o processo segue alguns passos bem simples, que são:

  • Primeiramente, é desenhada a imagem que se deseja estampar no item de tecido. Essa é a primeira etapa que deverá ser seguida com um bom design de comunicação visual;
  • Feito isso, a imagem é transferida do computador para um papel filme transferível, por meio da impressão feita por dispositivos específicos para essa modalidade;
  • Após a impressão, aplica-se um tipo de pó de polímero responsável pode auxiliar na aderência da tinta no tecido;
  • Depois desse procedimento, o filme com a imagem impressa passará por um processo chamado de “cura”. Esse processo garante a secagem, e pode ser feito em uma prensa térmica ou um forno especial;
  • Em seguida, ocorre a transferência da impressão para o tecido propriamente dito. Na impressão DTF, essa transferência é feita usando uma prensa de calor, para que tanto o calor quanto a pressão sejam capazes de transferir imagens de alta qualidade para o material que será estampado.

Veja também: Planilha para comunicação visual: Vale a pena? Como organizar?

Como fazer impressão DTF? Quais os passos?

Entendido o que é impressão DTF, surge outra dúvida igualmente importante: afinal, quais são os passos para fazer esse tipo de impressão? O que deve ser levado em conta?

O processo, por si só, é bastante simples. Em poucas etapas você já conseguirá fazer a transferência de uma forma qualificada e bem feita. Confira só:

1. Preparação do arquivo

Para começar, é necessário ter um software de design que permita que você crie ou ajuste a imagem que deseja transferir para o item em questão. É importante, nesta etapa, verificar o tamanho do seu design, para que seja adequado às dimensões desejadas para a sua impressão.

Fique atento ao ajuste de cores, pois esse detalhe fará toda a diferença no resultado que você irá obter.

2. Configuração da impressora

Assim que o arquivo estiver ok, você vai precisar cuidar da configuração da impressora. Nesse caso, você deverá carregar os filmes na bandeja de impressão, alinhando-os corretamente. Em seguida, abra a impressora no seu computador e configure as opções de impressão de acordo com as recomendações do fabricante.

Não se esqueça de selecionar o tipo de papel (filme DTF) e a qualidade que você deseja obter nesse processo.

3. Impressão

O terceiro passo é enviar o arquivo editado diretamente para a sua impressora, por meio do software específico para isso. Aqui, uma das mais importantes etapas será concluída.

4. Secagem

Assim que a impressão for finalizada, é importante que você aguarde a secagem completa dela. Esse período de secagem pode variar, sendo que algumas impressões demoram poucos minutos, outras algumas horas.

Não tente manusear ou seguir para as outras etapas sem antes ocorrer a secagem efetiva, pois se houver qualquer tinta fresca na sua impressão, a transferência para o tecido não será bem sucedida.

5. Recorte

Quando a secagem ocorrer, você deverá recortar a sua impressão com bastante precisão, a fim de obter bons resultados.

Para isso, você pode usar uma tesoura, estilete ou plotter de recorte para garantir que o contorno da imagem seja bem feito, removendo qualquer parte indesejada do filme ao redor.

6. Aplicação e transferência

No momento de fazer a transferência, você deverá pré-aquecer a prensa térmica na temperatura indicada pelo fabricante. Normalmente, 150º C.

Em seguida, posicione cuidadosamente o tecido na base da prensa, ou seja, na parte que não está aquecida, e coloque o filme com o lado impresso voltado para baixo no local desejado do tecido, sempre atento ao alinhamento.

Feche a prensa e deixe-a agindo durante o tempo recomendado pelo fabricante. 

7. Resfriamento e acabamento

Depois de fazer a transferência com a sua impressão DTF, você deverá aguardar o resfriamento da peça para conseguir manuseá-la sem problemas.

Realize os acabamentos necessários, como corte, costura, entre outros, e pronto! Você terá uma peça com uma excelente impressão.

Onde a impressão DTF pode ser aplicada na comunicação visual?

Existem muitas aplicações que podem ser feitas com a impressão DTF, desde que se parta de uma premissa importante: esse tipo de impressão funciona apenas em superfícies de tecido.

Outros materiais, como vinil ou lona, não podem receber essa aplicação, uma vez que o resultado não seria nada interessante.

Sendo assim, quaisquer itens de comunicação visual que sejam feitos de tecido poderão ser decorados e desenvolvidos por meio da impressão DTF. Vejamos alguns exemplos de produtos que a sua empresa pode oferecer:

  • Camisetas personalizadas;
  • Bolsas e mochilas personalizadas;
  • Mantas, toalhas e guardanapos personalizados;
  • Calçados que sejam feitos de tecido;
  • Cortinas, tapetes e capas de almofada;
  • Entre outras possibilidades que sejam feitas de tecido.

Vale a pena investir na impressão DTF na minha empresa de comunicação visual?

Depende do que você deseja oferecer aos seus clientes. Se esse tipo de demanda, focada em itens personalizados como roupas e acessórios, é muito procurada na sua empresa, pode ser que sim, realmente valha a pena.

Em contrapartida, se a procura for baixa, é importante avaliar até que ponto isso realmente irá agregar valor ao seu plano de negócio ou não. Avalie os prós e contras com atenção.