O que faz uma gráfica rápida? Entenda alguns processos, métodos e técnicas

Ao entender o que faz uma gráfica rápida, é possível constatar uma série de potenciais utilizações deste tipo de serviço, nesse tipo de empresa. Afinal, uma gráfica rápida está presente em uma série de impressos que você eventualmente já pegou na mão em restaurantes, lojas, supermercados, entre outros locais.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o que faz uma gráfica rápida em seu potencial máximo de produtividade. Continue lendo.

acesse o software para gráfica onde estiver

Veja o que faz uma gráfica rápida

Uma gráfica rápida pode fazer praticamente tudo o que uma gráfica industrial faz, só que nem sempre com os melhores preços e nem sempre com a melhor qualidade de material, por exemplo. Isso porque a gráfica rápida geralmente tem processos e fornecedores diferentes, onde nem sempre é possível obter o máximo de produtividade em comparação com alguma máquina industrial.

No entanto, as gráficas rápidas estão por todos os lados justamente por serem acessíveis, práticas para vários tipos de consumidores e com muitos produtos oferecidos “na hora”.

A seguir, veja alguns desses produtos.

Impressão de adesivos personalizados

Se você tem uma demanda de adesivos para imprimir, saiba que a gráfica rápida pode ser a melhor solução. Afinal, por lá você poderá fazer todo tipo de adesivo, para todo tipo de superfície.

É possível produzir adesivos em folhas A3 e também outros tipos de substratos. Esse tipo de produção é ideal para todos os tipos de clientes: desde aqueles que buscam apenas dez simples adesivos, até aqueles que buscam uma quantidade maior, onde o custo por unidade é reduzido.

Folders e flyers para publicidade

Outro tipo de material que você pode produzir na gráfica rápida é o tradicional folder publicitário, o folheto que é entregue na entrada do supermercado. Esse tipo de material é muito comum e tem a sua produção praticamente diária em muitos tipos de negócios.

No entanto, vale lembrar que na gráfica rápida, embora possa haver qualidade, o preço pode ser elevado, já que eles geralmente não têm a capacidade de tiragens altíssimas, como é o caso de impressão offset, por exemplo.

Encartes e catálogos

Quer produzir encartes publicitários ou catálogos para revender seus produtos? A gráfica rápida pode ter a solução ideal, já que esse tipo de produto é muito comum e, em quantidades específicas, é possível obter um material de boa qualidade.

No entanto, determinados tipos de acabamento não são feitos em uma gráfica rápida, como o hot stamping. Nesse caso, geralmente há a terceirização do processo.

Impressões diversas

E por fim, a gráfica rápida também está disponível para quem precisa realizar qualquer tipo de impressão rápida e diversa, como a impressão de um PDF, alguma fotocópia, entre outros tipos de impressos comuns no dia a dia.

Quando procurar uma gráfica rápida e uma gráfica industrial

Uma gráfica rápida pode ser procurada quando há demandas simples e de baixas tiragens. E uma gráfica industrial pode ser procurada quando há uma necessidade de tiragens em larga escala, onde o preço pode ser bem reduzido e a qualidade pode ser superior.