Qual a margem de lucro de uma gráfica? Entenda!

Qual a margem de lucro de uma gráfica? Entenda!

A margem de lucro de uma gráfica é um fator decisivo para que o negócio vá para o caminho certo ao longo do tempo. Além disso, ao enxergar a margem de lucro, é possível trabalhar para aumentá-la ao longo do tempo e assim garantir melhores retornos. Afinal, você sabe: olhar para dados é muito importante para tomar boas decisões.

Neste artigo, a Calcme – sistema para gráficate ajuda a entender mais sobre o assunto. Continue lendo e aprenda tudo sobre margem de lucro de uma gráfica.

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Você sabe qual a margem de lucro de uma gráfica?

A margem de lucro de uma gráfica pode ser alta ou baixa, dependendo das suas decisões e especialmente daquilo que você enxerga como empresa.

Muitas vezes a margem de lucro pode ser baixa no hoje por causa de investimentos, mas sempre enxergando um potencial de ganho de mercado no futuro. Há inúmeros pontos de vista que podem ser abordados, mas o mais importante de todos é de fato ter todos esses números visíveis.

Outro fator que conta na hora de entender a margem de lucro é que, quanto maior for a empresa, menor será a margem de lucro. Mas o faturamento será maior e, o lucro nominal em si, também será maior.

Em termos de porcentagem, é comum encontrar gráficas que tenham até 100% de margem em cima de determinados tipos de materiais. Especialmente aqueles em que o custo de produção é baixíssimo, como é o caso das famosas cópias.

Já as gráficas de porte industrial tendem a ter uma margem de lucro próxima aos 20% quando bem geridas e saudáveis. Mas não é comum que a margem de lucro final seja ainda menor, já que o faturamento também será altíssimo.

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Como calcular a margem de lucro de uma gráfica

Esses números até aqui, claro, são apenas exemplos de como a margem de lucro pode ser aplicada em diferentes tipos de empresas.

Por isso, o mais importante é que você calcule e tenha sempre na ponta do lápis os seus custos e a sua margem de lucro. Isso é saudável para os negócios e para a tomada de decisão.

Nesse caso, considere:

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que você vai ter todo mês e que são fundamentais para o negócio. Como por exemplo, ferramentas, funcionários, aluguéis, energia e outros.

Custos variáveis

Já os custos variáveis são aqueles que entram em uma esfera diferente, como uma consultoria pontual, um investimento pontual ou outros custos que aparecem no meio do caminho e que precisam entrar na conta.

Impostos

Não é possível criar uma empresa sem pagar impostos. Eles precisam entrar na sua conta e podem variar de acordo com a atividade que você desempenha, mas não é incomum pagar mais do que 10% de imposto em cima do seu faturamento bruto.

Calcule automaticamente com o Calcme

Para que essa conta seja feita de forma automática e sem erros, conte com o Calcme, o seu sistema para gráficas.

O Calcme calcula tudo de maneira simples e rápida pra você, desde que você preencha os dados corretamente. Assim, você sempre vai ter, na ponta do lápis, todos os indicadores do seu negócio.

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