Qual o melhor esquadro para marcenaria?

Para quem está pensando em abrir uma marcenaria, pensar em detalhes como qual o melhor esquadro para marcenaria faz toda a diferença. Afinal, por mais que seja um objeto simples, é de suma importância dentro do dia a dia de trabalho de quem está colocando a mão na massa. O esquadro errado, além de eventualmente quebrar, pode gerar proporções incorretas para cortes e alinhamentos.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre qual o melhor esquadro para marcenaria. Continue lendo!

Veja qual o melhor esquadro para marcenaria

Entre modelos e marcas, há uma infinidade de esquadros para marcenaria, já que esse é um produto muito barato e que pode ser comprado em qualquer loja de materiais de construção. No entanto, para escolher o esquadro certo, é preciso considerar o tipo de trabalho que você realiza na sua marcenaria. É um arquiteto que vai usar? Será um esquadro para transporte ou apenas para uso dentro da fábrica?

A seguir, veja alguns modelos que podem entrar na sua caixa de ferramentas:

De aço

O esquadro de aço é um dos mais resistentes para quem deseja comprar um material para durar muitos anos. Com o esquadro de aço, é possível realizar vários tipos de projetos dentro da marcenaria e toda a sua equipe pode usufruir da ferramenta.

Acrílico

O esquadro de acrílico é um pouco mais frágil, já que em contatos ríspidos pode quebrar. No entanto, pode ser uma boa opção para quem quer investir menos no começo, já que o acrílico é mais barato e também pode ser encontrado em qualquer loja de materiais de construção ou até papelaria.

Ajustável

Esse tipo de esquadro é praticamente multi-função, já que ele pode ser usado como guia para serra, transferidor ou chanfro. Do ponto de vista de praticidade e custo-benefício, o esquadro do tipo ajustável certamente é uma das melhores opções do mercado.

Cantoneira

E ainda há a opção de esquadro cantoneira, que é muito mais usado em ambientes de arquitetura do que em ambientes de marcenaria propriamente ditos.

O material importa

Uma das características mais importantes que você deve considerar na hora de comprar um esquadro para marcenaria, é o tipo de material do produto, ou seja, de que material o esquadro é feito.

Se você quer um esquadro para durar por muito tempo, o modelo de aço ou alumínio certamente serão boas alternativas. Com eles, você e sua equipe poderão trabalhar por muito tempo.

No entanto, modelos transparentes, como é o caso dos esquadros de acrílico, também pode ser úteis no caso de medidas específicas, ou seja, aquelas que você precisa ver o que está por trás do esquadro.

Onde comprar esquadro para marcenaria

Em qualquer loja de materiais de construção você consegue comprar esquadros de alta qualidade para a sua marcenaria. Além disso, você também pode comprar em lojas online, como é o caso da Amazon ou mesmo do Mercado Livre.

Opte por marcas renomadas no mercado, como Tramontina ou Vonder, que certamente trarão segurança e um ótimo custo-benefício para a sua empresa.