Como montar uma marcenaria? Entenda!

Neste artigo você vai aprender como montar uma marcenaria de maneira efetiva e rentável. Afinal, montar uma marcenaria pode ser um verdadeiro desafio para quem não entende muito bem por onde começar. 

Trata-se de um tipo de negócio que precisa de maquinários pesados e, por isso, pode se tornar um investimento alto. Para entender mais sobre como montar uma marcenaria, continue lendo este artigo da Calcme.

Passo a passo para montar uma marcenaria

O passo a passo inicial para abrir uma marcenaria se dá, principalmente, pelo trabalho de gestão. Isto é, você precisa fazer pesquisas, entender o mercado e as necessidades das pessoas.

Além disso, pesquise muito bem a concorrência e saiba que tipo de negócio já existe perto de você. Isso faz toda a diferença para entender se vale a pena ou não começar um negócio nessa área.

Lembre-se: se houver concorrência, não é um mau sinal. É um bom sinal, que indica que há demanda! A seguir, veja algumas dicas práticas de como montar uma marcenaria.

Plano de negócios

Tudo começa pelo plano de negócios. Qualquer negócio deve começar dessa forma, com os dispositivos iniciais em pesquisa e análise de mercado. Por isso, se você deseja começar um negócio como uma marcenaria, é preciso criar um plano de negócios que seja viável para o início das operações.

Documente tudo o que você vai fazer e como a sua empresa vai ganhar dinheiro. É como se fosse um “passo a passo” que indicará os caminhos que o negócio deve trilhar.

Ferramentas e maquinários iniciais

Depois do plano de negócios, você já tem uma ideia mais clara de onde pode começar a colocar a mão na massa. Compre ou alugue equipamentos que sejam viáveis e práticos para o começo das operações. Não precisa comprar absolutamente tudo. Compre aquilo que vai ser importante para fazer o seu primeiro ou segundo projeto.

Alguns exemplos de ferramentas e maquinários que você pode comprar:

  • Serra Esquadrejadeira;
  • Coladeira de Borda
  • Lixadeira;
  • Serra portátil;
  • Plaina;
  • Martelo;
  • Serra tico-tico;
  • Desempenadeira;

Com o tempo a sua marcenaria vai ganhando forma e corpo, com novas máquinas e novas ferramentas.

Equipe para trabalhar

Dependendo do porte e tipo de projetos que você quer fazer, ter uma equipe é fundamental. No entanto, no começo, quem terá que tocar as operações é você. Afinal, o projeto é seu e ele somente sairá da inércia com a sua força de trabalho. Portanto, elabore um plano de negócios e saiba quando será a melhor hora para contratar equipe.

Aprenda como fazer orçamento de móveis sob medida

Antes de fazer o preço dos móveis, você deve aprender como fazer o orçamento certo dos seus serviços. Existe vários métodos de como fazer, porém o mais comum é você calcular suas despesas fixas, as despesas com materiais, alíquota tributaria e sua margem de lucro desejada. Não caia na inocência de orçar errado seus projetos. O sistema de orçamento da Calcme ajuda você a precificar seus projetos de forma simples e automatizada!

Feche o seu primeiro projeto

Antes de comprar um montão de coisas, alugar o melhor galpão ou ter uma enorme equipe de trabalho, feche o seu primeiro projeto. Isto é, venda o seu produto. A sua empresa precisa vender. É isso que fará ela, de fato, começar. Mesmo com poucos equipamentos e maquinários.

Sistema de gestão

E por fim, tenha um sistema de gestão para controlar todas as ações burocráticas da sua marcenaria. Um sistema de gestão vai te ajudar a focar, ter equilíbrio na administração e delegar várias tarefas importantes (mas burocráticas) para o algoritmo.