Quanto lucra uma gráfica rápida?

Entender quanto lucra uma gráfica rápida é também um fator determinante para decidir se vale a pena ou não montar esse tipo de negócio. Afinal de contas, uma gráfica rápida não é montada da noite para o dia e você precisa de alguns recursos para começá-la.

Por isso, neste artigo a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Entenda quanto lucra uma gráfica rápida com base em margem de lucro e veja o que fazer para ter uma gráfica mais lucrativa.

Veja também quanto lucra uma empresa de comunicação visual.

Entenda quanto lucra uma gráfica rápida

Uma gráfica rápida lucra de 100% a 800% sobre o valor de produção. Isto é, os produtos podem ser vendidos por até oito vezes o seu valor de custo, já que se trata de produtos com alto valor agregado e com alto padrão de acabamento.

Para entender melhor sobre isso, basta a gente pensar em produtos que cumprem bem a sua função e resolvem um grande problema. 

Como por exemplo, uma fotocópia. Se a gráfica rápida cobrar 50 centavos por uma fotocópia, há uma margem de lucro bem grande embutida nesse valor. Afinal, possivelmente a gráfica gaste pouquíssimos centavos para realizar aquela atividade. 

A cada 100 cópias feitas, a gráfica ganha R$50. Se projetar isso para o mês, já são mais de R$1000 de faturamento apenas tirando cópias.

acesse o software para gráfica onde estiver

Vale a pena abrir uma gráfica rápida hoje em dia?

Vale. Só que você precisa estruturar bem o plano de negócios e também precisa considerar uma boa gestão, já que manter o projeto de pé e funcionando nem sempre é tão simples. Embora possa ser lucrativo.

Aqui no blog da Calcme, temos vários artigos para te ajudar a montar uma gráfica rápida. Considere estudar e entender o custo de cada etapa de produção e defina a sua margem de lucro com base nisso.

Como aumentar os lucros da gráfica rápida

Para aumentar os lucros da gráfica você precisa considerar uma série de processos. Principalmente aqueles relacionados à gestão e boas práticas, já que pequenos ajustes na rotina podem gerar mais resultados no futuro.

A seguir, veja duas etapas importantes que você deve considerar na hora de pensar grande na sua gráfica.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é o documento que vai guiar a sua gráfica para que ela não desvirtue no meio do caminho. Isto é, a partir do plano de negócios é que você poderá desenvolver bons produtos e serviços com base no seu estudo de mercado e viabilidade.

Um documento de plano de negócios é justamente a ferramenta que você precisa para guiar o seu projeto.

Tenha um sistema para gráfica

Gestão é fundamental para construir uma gráfica rentável e lucrativa. Sem um bom processo de gestão, é muito difícil estruturar uma gráfica rentável. Por isso, um bom sistema para gráficas deve ser embutido nos processos de organização e administração.

O sistema da Calcme, por exemplo, é feito de maneira personalizada pensando em todos os processos da sua empresa. Controle tudo em um único sistema e saiba exatamente para qual caminho a sua gráfica está indo.

Faça um teste grátis ainda hoje ou fale com um de nossos especialistas.