Como atender um cliente pelo WhatsApp na sua gráfica?

Como atender um cliente pelo WhatsApp na sua gráfica?

Como atender um cliente pelo WhatsApp?

Será que os atendentes da sua gráfica sabem como atender um cliente pelo WhatsApp? Ter esse conhecimento é muito importante para oferecer a melhor experiência possível para quem chega à sua gráfica.

E hoje, neste guia da Calcme – sistema para gráficas digitais – vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Acompanhe e confira!

Como atender um cliente pelo WhatsApp?

Para atender um cliente pelo WhatsApp, é necessário levar em conta alguns pilares. A cordialidade, clareza e objetividade são alguns desses pilares.

Você deve sempre sanar as dúvidas do cliente, atendendo-o de uma maneira empática e dando atenção aos detalhes, a fim de oferecer um atendimento mais personalizado.

Abaixo, descrevemos pontos que podem fazer toda a diferença no atendimento virtual:

1. Procure ser ágil nas respostas

Um ponto bem importante, que sabemos que nem sempre é fácil levar em conta, diz respeito à velocidade das suas respostas.

É muito importante que você consiga dar respostas ágeis para o seu cliente. No entanto, não confunda mensagem ágil com “qualquer resposta”, ok?

Se determinada informação precisa de mais tempo para ser levantada e passada ao cliente, deixe isso claro a ele. Você o atende rapidamente, mas diz que retornará com a resposta.

O importante, aqui, é fazer com que o cliente sinta que está sendo bem acolhido e no momento que ele precisa desse acolhimento.

Veja mais: Como garantir a melhor experiência do cliente no atendimento?

2. Organize de acordo com a etapa do funil

Conseguir organizar os seus clientes de acordo com a etapa do funil de vendas na qual ele se encontra também é fundamental.

E como fazer isso? Com o Chatme, integrado ao sistema para gráficas da Calcme, você pode criar tags para os seus clientes, além de filtrar cada uma delas, o que te ajuda a entender quem está em qual etapa e facilitando assim a sua comunicação.

Além disso, como todos os atendentes têm acesso a todas as conversas, fica mais fácil garantir que ninguém espere uma resposta, ou ainda, que nenhum cliente tenha que explicar a mesma coisa mais de uma vez.

Afinal, mesmo que troque de atendente, ele poderá ver as tags para aquela conversa e entender o caminho que ela tem seguido.

Isso tudo pode melhorar, e muito, a experiência de atender um cliente pelo WhatsApp.

3. Não se esqueça dos retornos

Organizar as conversas para poder dar o retorno no momento certo também é importante. Pois pare e pense: é muito ruim ser um cliente esperando uma resposta que nunca vem, concorda?

A boa notícia é que você pode atender um cliente pelo WhatsApp usando o Chatme da Calcme e, assim, programar mensagens importantes para nunca mais deixar os seus clientes esperando.

4. Utilize mensagens claras e objetivas

Por fim, outra dica de atendimento que pode fazer a diferença é utilizar mensagens que sejam mais claras e objetivas.

Evite ambiguidades ou textos que possam confundir o cliente. Ele precisa de uma resposta prática, clara e acessível. 

Aprimore o atendimento da sua gráfica com o Chatme da Calcme!

Esperamos que essas dicas de como atender um cliente pelo WhatsApp ajude você e a equipe da sua gráfica.

Mas lembre-se, com o sistema Chatme, integrado à Calcme – sistema para gráficas -, tudo isso pode ser ainda mais fácil.

Faça o seu teste grátis hoje mesmo e descubra!

Foto de Nyllson Oliveira

Escrito por

Nyllson Oliveira

Especialista em gestão de gráficas, com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua há anos no desenvolvimento de soluções para otimizar a gestão e o crescimento de pequenas e médias gráficas.

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