Como contratar certo um marceneiro?

Entender como contratar certo um marceneiro pode “mudar o jogo” da sua marcenaria. Afinal, você ganha tempo, otimiza recursos e evita desperdícios em todos os setores.

Neste artigo, a Calcme – sistema para marcenarias te ajuda a entender mais sobre como contratar certo um marceneiro de forma que ele possa vestir a camisa da empresa e se sentir parte do projeto.

Continue lendo!

Você sabe como contratar certo um marceneiro? Veja 5 dicas essenciais

Contratar um marceneiro de maneira adequada é o que vai fazer o seu negócio prosperar do ponto de vista de produtividade, desenvolvimento de projetos e outros detalhes. Afinal, o marceneiro será o “coração” da operação, mesmo que a operação tenha inúmeros sistemas automatizados.

Abaixo, veja 5 dicas que vão mudar o jogo para que as suas contratações sejam mais eficientes:

1- Entenda o que você precisa

Contratar certo um marceneiro passa muito pelo seu próprio poder de planejamento. Afinal, o que seria um marceneiro “certo”, não é mesmo?

Portanto, para encontrar o profissional ideal, é fundamental que você entenda, antes de mais nada, o que você precisa. Ou seja, o que a sua empresa necessita do ponto de vista de mão de obra qualificada.

Faça uma lista das atividades e habilidades que você busca no profissional e tenha em mente qual é o objetivo principal do negócio.

Ou seja, você precisa saber o que quer.

Veja também como controlar os projetos da sua marcenaria.

2- Ofereça as ferramentas adequadas

O segundo passo para contratar certo um marceneiro, é oferecer as ferramentas adequadas para que ele possa desenvolver o trabalho que ele sabe. 

Ou seja, muitas vezes o profissional vai precisar de determinadas ferramentas e estrutura para desenvolver o que ele sabe, e você precisa prover isso.

É claro que você nunca pode deixar de lado o seu plano de investimento no negócio para não se alavancar demais. Mas é muito importante considerar também que, para aproveitar o profissional ao máximo dentro do que ele sabe, ele precisará ter estrutura para trabalhar.

3- Deixe claro o que você precisa e espera

Comunicação muitas vezes é a chave para encontrar o marceneiro certo. Ou seja, você precisa deixar claro para o profissional o que você espera enquanto empresa. 

Ele precisa saber quais são os seus objetivos e você precisa sempre ter esses objetivos em mente para entender se o profissional está ou não trabalhando dentro das expectativas.

4- Tenha um roteiro de entrevista

Ter um roteiro de entrevista vai ajudar a guiar o processo de contratação. Ter um padrão de entrevista ajuda a entender, de maneira mais linear, todos os entrevistados. Afinal, subjetividade na hora de entrevistar alguém vai gerar ruído e a decisão final será difícil.

O roteiro de entrevista pode ter algumas perguntas-chave que você vai fazer com base no seu negócio, propósito e objetivos. 

Vai ser mais fácil para avaliar as respostas.

5- Ofereça bônus de produtividade

E ainda, você pode oferecer bônus de produtividade para gerar uma motivação extra para o profissional. Faça ele se sentir parte do negócio de modo que ele trabalhe pensando que o seu esforço será proporcionalmente recompensado.

Veja também como controlar a produtividade do seu marceneiro e como aumentar a produtividade na marcenaria.

Com essas dicas, certamente você vai conseguir contratar um marceneiro ideal para o tamanho da sua marcenaria, propósitos e objetivos.