Como aumentar a produtividade na marcenaria? Entenda!

Para conseguir aumentar a produtividade na marcenaria é preciso considerar alguns pontos que, muitas vezes, não estão exatamente em um lugar “visível”. Afinal, uma rotina corrida em que não há tempo para pensar, atrapalha (e muito) alguns planos estratégicos.

Uma boa produtividade na marcenaria não é, necessariamente, fazer muitas coisas em um único dia. Mas sim, fazer as coisas certas, com processos e tomadas de decisões baseadas em um plano muito bem definido.

Por isso, neste artigo, a Calcme – sistema para gestão de marcenarias – vai te ajudar a entender mais sobre como aumentar a produtividade na marcenaria. 

Continue lendo e saiba mais!

👉🏻 Depois, veja também: como alavancar as vendas de uma marcenaria?

5 dicas de como aumentar a produtividade na marcenaria

  1. Estruture o layout da marcenaria
  2. Invista em máquinas
  3. Encontre bons fornecedores
  4. Tenha processos bem estabelecidos
  5. Invista em um software de gestão

Com essas dicas em prática, certamente você terá boas inspirações (e métodos) para aumentar a produtividade na marcenaria.

Continue lendo para saber mais detalhes sobre cada uma delas.

👉🏻 Saiba mais sobre: 4 ideias de como inovar na marcenaria.

#1: Estruture o layout da marcenaria

Uma das primeiras coisas que você precisa colocar em prática para aumentar a produtividade na marcenaria é justamente otimizar todo o layout do parque fabril. Ou seja, as máquinas e os colaboradores precisam estar em posições estratégicas para que a produtividade, de fato, aconteça e você possa escalar a produção.

Uma máquina mal posicionada pode atrapalhar todo o fluxo das pessoas e, com o passar do tempo, perde-se muito tempo por causa da falta de organização. E você sabe: tempo é dinheiro.

Veja quais são as habilidades de um marceneiro.

#2: Invista em máquinas

A compra de novas máquinas ajuda a melhorar a produtividade na marcenaria. Afinal, a equação é básica: mais máquinas = mais capacidade produtiva (veja que destacamos “capacidade”, já que uma máquina por si só não vai aumentar a produtividade).

Por isso, essas novas máquinas precisam ser inseridas em um contexto de processos definidos e um plano de produtividade. Caso contrário, somente comprar máquinas por comprar não vai ajudar. Pelo contrário: vai atrapalhar, pois você terá menos espaço e, consequentemente, menos caixa para fazer os investimentos na empresa.

👉🏻 Entenda: qual o público-alvo de uma marcenaria.

#3: Encontre bons fornecedores

Eles são fundamentais para qualquer negócio, especialmente no ramo de marcenaria. Afinal, você depende de madeira para produzir, além de outros itens como ferragens, pegadores e itens decorativos.

Por isso, ter um fornecedor que tem bons prazos de pagamento, entrega no prazo e, às vezes, consegue suprir uma urgência, pode ajudar a aumentar a produtividade na sua marcenaria.

#4: Tenha processos bem estabelecidos

Eles podem parecer chatos, mas saiba que os processos são fundamentais para qualquer negócio dar certo. Sem processos, o trabalho cai no “modo aleatório”. E a aleatoriedade pode ser inimiga da produtividade.

Por isso, tenha processos bem definidos para todas as fases de produtividade da sua empresa. Desde o comercial, passando pelo projeto, medição, entrega e montagem. Os processos ajudam a ganhar tempo e, com eles, a produtividade aumenta.

#5: Invista em um software de gestão

Para qualquer negócio dar certo, é fundamental dedicar tempo para as estratégias e análise de resultados. E a Calcme te ajuda a ganhar tempo para se dedicar no aumento da produtividade da sua marcenaria.

Faça um teste grátis em nosso software de gestão para marcenarias e mantenha todos os processos burocráticos controlados: boletos, notas fiscais, fila de pedidos, entre outras coisas.

Entre em contato com a gente agora mesmo e veja como vamos ajudar a sua marcenaria a ser mais produtiva.