Qual o público-alvo de uma marcenaria? Descubra!

Você sabe qual o público-alvo de uma marcenaria? Esse é um dos pontos mais importantes a se decidir (ou entender) antes mesmo de começar a empreender na área. Afinal, sem um público-alvo definido, é muito possível “se perder” no negócio e querer começar a vender pra todo mundo e criar serviços para todos. Isso pode parecer algo positivo, mas não é.

Neste artigo, a Calcme te explica um pouco mais sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais sobre o público-alvo de uma marcenaria.

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Entenda qual o público-alvo de uma marcenaria

O público-alvo de uma marcenaria é aquele definido no plano de negócios e na estratégia. 

Ou seja, você deve entender que tipo de produto ou serviço é o mais procurado e que pode gerar mais vendas, e focar nesse público. Alguns dos potenciais públicos que podem ser clientes de uma marcenaria, são esses:

  • Móveis sob medida
  • Reformas vintages
  • Imobiliárias
  • Compras em larga escala B2B

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Continue lendo para saber mais sobre cada um deles e escolha o seu público-alvo ideal para o negócio.



Móveis sob medida

Um plano de negócios em cima de móveis sob medida geralmente é o mais comum entre as marcenarias. Afinal, nesse caso, o público-alvo vai ser bem amplo: desde moradores residenciais, até donos de empresas que querem fazer um escritório sob medida, por exemplo.

Para esse público, é possível vender:

  • Cozinhas;
  • Home office;
  • Quartos;
  • Salas;
  • Entre outros.

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Reformas vintages

Outro modelo de negócios que tem um público-alvo específico, é o de reformas vintages. Ou seja, a reforma de móveis antigos.

Esse tipo de serviço costuma ser muito exclusivo e até premium, já que é possível ter um valor agregado bem grande pois o móvel geralmente tem um valor sentimental enorme para quem vai reformar.

No entanto, esse é um tipo de serviço absolutamente sensível e delicado. Além disso, é muito nichado, pois há poucas pessoas que precisam desse tipo de serviço.

Portanto, se você vai trabalhar com reformas vintages, é importante saber cobrar bem e valorizar o seu trabalho.

Imobiliárias e arquitetos

Outro público alvo de uma marcenaria é o de imobiliárias e arquitetos. Nesse caso, a marcenaria poderia vender produtos e serviços especialmente para esses profissionais ou empresas, de modo a conseguir um pouco mais de volume na rotina.

Por exemplo: em um empreendimento imobiliário, a sua imobiliária poderia oferecer um projeto para vender móveis planejados para todas as unidades (apartamentos) por um valor mais acessível e assim ganhar em volume e em um projeto grande.

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Compras em larga escala B2B

Outro nicho e modelo de negócios voltado para o B2B, é o de móveis em larga escala. Ou seja, aqueles móveis com madeira compensada MDP, que são vendidos em lojas de móveis.

Esse tipo de marcenaria costuma precisar de muito volume em produção, já que o valor agregado nos produtos não é tão grande. Basta ir até uma loja de móveis para notar que, muitas vezes, uma simples cômoda vai custar entre R$200 a R$300. O custo de produção é ainda menor.

Escolha bem o público-alvo da marcenaria, foque e construa a sua carteira de clientes.