Se você tem se perguntado como funciona pagamento recorrente no cartão de crédito, talvez esteja pensando em implementar essa modalidade na sua gráfica ou marcenaria, não é mesmo?
Mas será que essa é realmente uma boa ideia? Como funciona esse tipo de pagamento?
Essas dúvidas são muito comuns, e hoje vamos te ajudar a responder cada uma delas. Acompanhe para saber mais!
Veja também: Como organizar o financeiro de uma empresa pequena?
Como funciona pagamento recorrente no cartão de crédito?
Saber como funciona pagamento recorrente no cartão de crédito é o primeiro passo para avaliar se esse tipo de recorrência faz sentido para o seu público.
Dissemos isso porque nem sempre o pagamento recorrente será a melhor alternativa. Cada caso é um caso, que deve ser avaliado.
Mas não se preocupe! A seguir, apresentamos informações sobre como funciona esse processo de pagamento, para que você possa avaliar a possibilidade de implementar na sua empresa. Veja só:
O que é pagamento recorrente no cartão de crédito?
Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é esse tipo de pagamento. Basicamente, o pagamento recorrente no cartão de crédito é uma forma de cobrança automática usada para serviços ou produtos contratados com frequência fixa, como mensalidades ou planos.
Ao contrário do parcelamento comum, em que o valor total é dividido e lançado de uma vez no limite do cliente, a cobrança recorrente gera uma nova transação a cada ciclo, como se fosse uma compra independente.
Isso quer dizer que o cliente autoriza uma única vez o uso do cartão, e os pagamentos seguintes são feitos automaticamente, até que a cobrança seja cancelada.
É um modelo muito utilizado por empresas que prestam serviços e que precisam garantir regularidade nos recebimentos, como no caso de streamings, como a Netflix, por exemplo.
Mas, claro, essa modalidade de pagamento não se limita apenas a esse tipo de serviço. Gráficas e marcenarias também podem fazer esse tipo de cobrança facilmente!
Como é feito o cadastro do cliente e do cartão?
Mas como funciona pagamento recorrente no cartão de crédito na prática? Como isso é feito?
Para iniciar a cobrança recorrente, o primeiro passo é cadastrar o cliente na plataforma que será usada para gerenciar os pagamentos, como a Calcpay.
É necessário informar os dados básicos, como nome, e-mail e telefone, e, em seguida, o cliente insere os dados do cartão de crédito pela própria plataforma, geralmente por meio de um link.
Essa etapa é feita apenas uma vez. Depois disso, a plataforma passa a fazer as cobranças automaticamente, conforme o valor e a periodicidade definidos.
Lembrando que a cobrança só será bem-sucedida se houver limite disponível no cartão na data programada.
Veja mais: Crédito recorrente precisa ter limite?
Por que usar uma plataforma para gerenciar a recorrência?
Gerenciar cobranças recorrentes de forma manual é inviável no dia a dia de empresas que lidam com muitos clientes, e uma plataforma automatizada cuida de todas as etapas: cadastro do cliente, envio de links, notificações, cobrança automática, atualização de status e relatórios financeiros.
Com uma ferramenta como a Calcpay, por exemplo, você ganha agilidade e organização, evita esquecimentos, reduz atrasos e centraliza todos os dados em um só lugar.
Além disso, a Calcpay aceita diferentes meios de pagamento, como cartão, PIX e boleto, o que aumenta as chances de recebimento.
Se você busca praticidade e controle, usar uma plataforma é o caminho mais seguro e eficiente para lidar com cobranças recorrentes! Aposte nessa ideia e invista em um sistema de pagamento para otimizar a sua rotina!