O que é uma gráfica offset?

Neste artigo, você vai aprender o que é uma gráfica offset, para que serve, como montar o seu projeto e muito mais. Afinal, as gráficas offset podem ser verdadeiramente revolucionárias para alguns tipos de serviços e, para outros, não são a melhor opção. Por isso, continue lendo para entender tudo sobre o assunto.

Antes de tudo, o que é offset?

Para entendermos o que é uma gráfica offset, é importante compreender, também o que é offset de fato. Assim, ficará mais fácil analisar qual o processo de impressão mais adequado para o seu caso e para a sua gráfica.

Sendo assim, podemos dizer que offset é um processo de impressão amplamente utilizado na indústria gráfica para produzir materiais em grande escala, como revistas, jornais, catálogos, folhetos, entre outros.

Nesse tipo de processo, a imagem é transferida de uma placa para um cilindro intermediário (cilindro de borracha) e, em seguida, para o papel. 

A principal característica do offset é que a tinta não é diretamente transferida para o papel a partir da matriz de impressão (placa), mas primeiro é transferida para um cilindro intermediário e então para o papel. 

Esse processo é chamado de “offset” porque a imagem é transferida para um intermediário antes de ser transferida para o substrato final (papel).Entendido o que é offset, outro ponto merece ser destacado: os benefícios.

As principais vantagens do processo offset são a alta qualidade de impressão, reprodução precisa de cores, capacidade de imprimir em uma variedade de materiais e custos mais baixos para grandes volumes de impressão. É um dos métodos mais populares e interessantes para produção em massa de materiais impressos.

O que é uma gráfica offset?

Uma gráfica offset nada mais é do que uma gráfica especializada em impressões de altas tiragens. Ela é feita especialmente para quem precisa imprimir muitas cópias ao mesmo tempo, pois suas máquinas são feitas para isso. 

No processo de impressão offset, quanto mais impressões você fizer, mais barato será o custo final. Se for imprimir apenas poucas cópias, não vale a pena. Mas se for imprimir milhares, então sim, começa a fazer mais sentido.

Mas, por que isso acontece? Basicamente, as gráficas offset conseguem organizar e otimizar o processo de impressão de maneira eficiente a partir da gravação de chapas. Essas chapas servem para a base da impressão que estará no papel depois.

É por isso que imprimir poucas cópias no modo offset não vale a pena. Afinal, só a gravação da chapa de impressão tem um custo altíssimo que precisa ser absorvido no custo do material que será impresso.

Inclusive, para entender mais sobre o processo offset, temos um artigo que fala sobre isso. Veja aqui o que é impressão offset.

As gráficas offset são melhores do que as gráficas digitais?

Uma das melhores maneiras de entender o que é uma gráfica offset, é comparando ela com outro tipo de processo de impressão. Assim, as coisas ficam muito mais claras e fáceis de entender. Portanto, vamos pegar o processo de impressão digital para comparar com o modelo offset.

Uma gráfica digital nada mais é do que uma gráfica que imprime arquivos digitais a partir de um comando simples. Pode ser impresso apenas uma folha ou mais. Para impressões de baixas tiragens, a gráfica digital é uma excelente alternativa.

Portanto, não há uma melhor e uma pior. Afinal, ambos os negócios são diferentes e, portanto, o natural é que haja espaço para os dois tipos de gráficas no mercado. Inclusive, se você está querendo abrir uma gráfica, poderá considerar os dois modelos no seu plano de negócios. Assim, conseguirá atender uma leva muito maior de clientes e tiragens.

Como as gráficas offset podem otimizar recursos e ganhar mais dinheiro

As gráficas offset podem otimizar recursos e ganhar mais dinheiro de várias maneiras usando o sistema Calcme para gestão de gráficas.

O nosso sistema oferece diversas formas de auxiliar as gráficas a melhorar sua eficiência e rentabilidade, como:

  • Gestão de recursos: O sistema Calcme permite cadastrar as máquinas, papéis, insumos e clientes, o que facilita o gerenciamento dos recursos da empresa. Ao ter um registro detalhado de seus ativos e materiais, a gráfica pode otimizar a alocação dos recursos disponíveis, evitando desperdícios e reduzindo custos.
  • Seleção automatizada de máquinas e formatos de impressão: Administre automaticamente e selecione a melhor máquina e o formato de impressão mais adequado. Isso ajuda a otimizar a produção, reduzir tempos de setup e minimizar erros, resultando em uma produção mais eficiente e econômica.
  • Criação de ordens de produção detalhadas: O sistema Calcme permite criar ordens de produção detalhadas, especificando os requisitos de cada trabalho, como quantidade, prazos e especificações técnicas. Essas ordens de produção detalhadas agilizam o processo de produção, fornecendo orientações claras para os operadores e evitando atrasos ou retrabalhos. Isso ajuda a gráfica a cumprir prazos, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a satisfação do cliente.

Ao utilizar o sistema Calcme, as gráficas offset podem otimizar seus recursos, melhorar a eficiência da produção, reduzir custos operacionais e evitar atrasos.

👉🏻 Veja também: Quais os tipos de impressoras offset? Qual usar na minha gráfica?

Como montar uma gráfica offset

Até aqui, já entendemos o que é uma gráfica offset e quais são suas diferenças para uma gráfica digital. As duas são importantes e úteis em processos diferentes. Mas se você deseja abrir uma gráfica offset, considere isso aqui:

  • Invista em uma máquina com bom custo-benefício;
  • Conquiste seus primeiros clientes para ir pagando a máquina;
  • Implemente um sistema inteligente para controlar a gráfica;
  • Monitore os custos e resultados.

1. Invista em uma máquina com bom custo-benefício

A máquina offset que você selecionar para a sua gráfica pode fazer toda a diferença. Por isso, analise qual representa um melhor custo-benefício para a sua empresa.

Cuidado para não selecionar uma máquina que seja apenas barata, ok? É importante que ela ofereça uma produção de qualidade para que o seu negócio possa ser uma verdadeira referência na sua cidade.

2. Conquiste seus primeiros clientes para ir pagando a máquina

Conquistar os primeiros clientes é uma etapa importante, e isso pode ser feito por meio de divulgação nas redes sociais, site com SEO na internet ou até mesmo anúncios on-line.

Ter um bom capital de giro, inicialmente, somado a um plano de negócio bem estruturado é fundamental para dar os passos certos rumo ao crescimento.

Por isso, tenha em mente que, no começo, o investimento pode ser algo, mas à medida que os clientes vão chegando, esses custos vão sendo “ressarcidos”. 

3. Implemente um sistema inteligente para controlar a gráfica

Ter um sistema de gestão pode fazer toda a diferença nesse processo. Por exemplo, com a Calcme você consegue controlar os pedidos, orçamentos, cobranças e pagamentos da sua gráfica, de forma prática e rápida.

Tudo isso te ajuda a poupar tempo e possibilita que você possa focar em outras demandas da sua empresa, como a divulgação.

4. Monitore os custos e resultados

Por fim, fique sempre de olho em todos os custos e resultados que o seu negócio vem atingindo. É natural que o seu plano de negócio passe por pequenas mudanças – faz parte do processo.

Estar pronto para isso, ao monitorar tudo de pertinho, é fundamental para um crescimento ainda mais sólido. Pense nesses aspectos!

Conte com a Calcme para implementar um sistema inteligente, prático e seguro na sua gráfica. Controle gastos, ordens de serviço e produção, faça orçamentos e muito mais. Assim, você poderá desenvolver o seu plano de negócios de forma eficiente e lucrativa.