O que precisa para montar uma loja de xerox?

Para montar uma loja de Xerox você vai precisar considerar algumas condições importantes de negócio. Ou seja, você precisa entender do negócio em si, para que o projeto se torne viável no médio e longo prazo.

Se você pensa em abrir uma loja de Xerox, saiba que não basta simplesmente encontrar um bom lugar, comprar as impressoras e começar a trabalhar. Essa é, sim, a prática do negócio. Mas é preciso planejar e ponderar algumas coisas antes.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o que precisa para montar uma loja de Xerox. Comece ainda hoje a planejar o seu negócio de impressões.

Acompanhe!

acesse o software para gráfica de qualquer lugar

O que precisa para montar uma loja de xerox?

O ponto número um, que deve ser considerado, é o planejamento. Tirar um bom tempo para fazer o seu planejamento é o que ajudará na hora de garantir que tudo flua no melhor caminho possível.

Na hora que montamos o plano da nossa empresa é que podemos reconhecer quais são os possíveis desafios e as adversidades que podem aparecer no meio do caminho. Isso nos ajuda a nos prepararmos de forma mais efetiva para o mercado, aumentando as chances de sucesso.

Por isso, com lápis e papel na mão, venha conosco fazer o planejamento para montar uma loja de xerox na sua cidade:

1. Plano de negócios para montar uma loja de xerox

Antes de mais nada, você precisa considerar um plano de negócios saudável e que faça sentido no médio e longo prazo. Ou seja, você precisa planejar como a sua empresa vai trabalhar e o que, de fato, ela vai produzir.

É importante colocar todas essas questões por escrito em um plano detalhado de como você vai fazer para “chegar lá”. Caso contrário, o projeto ficará apenas no imaginário. O que não é nada bom para que as coisas deem certo.

O plano de negócios precisa conduzir o projeto no médio e longo prazo, de modo que você saiba o que fazer antes, o que fazer depois e quais são os próximos passos. Quanto mais detalhes, melhor.

Mas lembre-se: treino é treino e jogo é jogo. Atente-se para o mundo real e corrija a rota durante o percurso quando necessário.

Veja também: Quanto custa para montar uma gráfica?

2. Definição dos produtos

Para abrir uma loja de Xerox você vai precisar criar um plano de negócios que faça sentido. Ou seja, que seja possível colocar em prática com os recursos que você vai alocar. E nisso, inclui-se a criação e definição dos produtos que você vai criar.

É muito importante considerar a criação de produtos que sejam vendáveis. Para isso, uma pesquisa de mercado deve ser feita para entender as demandas e também o que é realmente importante para o seu público-alvo.

Oferecer serviços de impressão, no início, é uma boa ideia. Mas você pode expandir e criar outras oportunidades de negócio para a sua empresa, de modo que haja mais maneiras de monetizar. Crie produtos diferentes e que, de fato, ajudem o seu público-alvo.

3. Compra ou aluguel de impressoras

Depois que você já tem toda a parte teórica pronta, você deve partir para a prática de todos os itens. E a compra ou o aluguel de impressoras, claro, se inclui nisso. É muito importante que você compre ou alugue impressoras para suprir as demandas iniciais, mas sem afogar financeiramente o projeto logo no início.

Comece com uma impressora para executar determinado tipo de demanda e, depois, expanda.

Inclusive, leia este nosso conteúdo sobre a melhor impressora para gráfica rápida, assim, você poderá oferecer o melhor tipo de acabamento para os seus clientes. Não deixe de conferir nossas dicas!

4. Um sistema que automatize processos

Tenha um sistema que automatize os processos internos da sua loja de Xerox. Isso vai te ajudar a manter a ordem das coisas e não perder nenhum tipo de informação importante. Informatizar a sua loja de Xerox vai te ajudar a lucrar muito mais no médio e longo prazo.

Faça um teste grátis no sistema da Calcme para pequenas e médias lojas de Xerox e veja como a automatização pode impulsionar os seus resultados!

5. Fique atento às necessidades de mão-de-obra

Escolha uma equipe que o ajude na sua loja de xerox e impressão. Assim, torna-se possível oferecer um serviço e um atendimento que sejam impecáveis para o seu cliente.

Afinal, de nada adianta ter o melhor serviço do mundo se, na hora de vender, isso não é passado para os clientes. É muito importante garantir que todo mundo seja bem atendido, para, então, fidelizar o seu público.

Por isso, sugerimos que você também considere a possibilidade de treinar a sua equipe, assim que for possível e estiver dentro do orçamento da sua loja de xerox.

Inclusive, veja também o nosso conteúdo sobre como identificar o público-alvo da minha gráfica.

Trabalhar com xerox e impressão dá dinheiro?

Quando pensamos em montar uma loja de xerox, é comum que surja a dúvida se esse tipo de serviço realmente dá dinheiro e pode ser uma boa alternativa.

Entretanto, devemos ter em mente que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, pois tudo dependerá da forma como você pretende trabalhar com xerox e impressão.

Se você seguir com um plano de negócio bem definido, e estudar profundamente o seu ramo para oferecer o melhor aos seus clientes, as chances de ter bons resultados são grandes.

Pois pare e pense: as pessoas estão sempre necessitando desse tipo de serviço, seja para resolver questões burocráticas ou apenas imprimir e fazer cópias de materiais acadêmicos e profissionais.

Portanto, trata-se de uma área muito procurada, diariamente. Mas, para ter lucratividade, é necessário seguir alguns pontos importantes, que veremos a seguir.

Dicas para ter lucro com xerox e impressão

Ao trabalhar com xerox e impressão, é necessário criar a consciência de que você precisa oferecer soluções aos seus clientes. Portanto, considere fatores como:

Variedade de serviços de acordo com o público

Não estamos aqui para dizer que você deve, simplesmente, encher a sua empresa de xerox e impressão com diversos serviços que sequer têm relação um com o outro. 

O que queremos dizer é que é muito interessante você oferecer uma variedade, de acordo com o seu público-alvo. 

Se você estiver situado perto de uma faculdade, poderá trabalhar com impressões simples, encadernação, plastificação de documentos, entre outros serviços que coincidem com as necessidades acadêmicas.

Atendimento de qualidade

Hoje em dia, vemos muitas empresas pecando no quesito atendimento, e se você deseja ter um diferencial que fidelize os seus clientes, faça com que eles se sintam importantes e únicos no seu atendimento. 

Ofereça a eles o que realmente precisam, sem tentar “empurrar serviços” a todo custo. Além disso, seja empático, pratique a escuta ativa e auxilie o cliente que tiver dúvidas.

Agilidade e organização do serviço

Ter agilidade também pode fazer toda a diferença na hora de montar uma loja de xerox. Isso porque, muitas pessoas precisam de documentos e serviços “para ontem”, principalmente quando se trata de algo burocrático.

Mas, e como você pode implementar mais agilidade? Existem alguns pontos a se pensar:

  • Fazer orçamentos automáticos, utilizando um sistema como da Calcme;
  • Criar fluxos de trabalho mais otimizados, que sejam quase automáticos;
  • Treinar a equipe para manter a organização da fila de demandas;
  • Ter uma equipe em um número razoável de pessoas, para evitar sobrecargas que geram atrasos.

Esses fatores, quando bem alinhados, proporcionam uma experiência completa ao cliente, desencadeando a possibilidade de ele escolher o serviço que precisa (variedade); com um atendimento que realmente o ajuda e o coloca em primeiro lugar (bom atendimento) e com a possibilidade de ter acesso a orçamentos e serviços mais rápidos (agilidade).

Dessa maneira, trabalhar com xerox e impressão poderá trazer resultados promissores a você!

Máquina de xerox para papelaria: Será que vale a pena incluir esse serviço na minha loja?

Caso você já tenha uma papelaria, pode ser que esteja interessado em comprar uma máquina de xerox para complementar o leque de serviços prestados no seu estabelecimento.

Se você está com a sua loja instalada em um bom ponto de atendimento, há possibilidades de uma máquina de xerox para papelaria ser realmente algo bom para você.

Porém, será necessário aprender a calcular o custo por impressão, inclusive de personalizados, caso você também os faça. Assim, será possível avaliar se realmente vale a pena ter esse tipo de equipamento, de acordo com a demanda do público.

Se por acaso muitas pessoas solicitam xerox na sua papelaria, vale a pena investigar. Mas, se isso nunca ocorre, é necessário avaliar até que ponto essa demanda realmente é válida, para não fazer investimentos apenas com base em poucos dados, ok?

Dessa maneira, as chances de tomar uma boa decisão serão ainda maiores. E lembre-se: A Calcme estará aqui para ajudá-lo a organizar toda a parte financeira do serviço de xerox da sua papelaria. Conte com a gente!

melhor impressora para gráfica rápida banner teste o sistema de gestão