Como fazer um site para gráficas

Fazer um site para gráficas pode ser um desafio para quem não entende muito da parte técnica. Mas ao mesmo tempo, é um passo importantíssimo para quem quer expandir o alcance e encontrar mais clientes online.

Neste artigo, a Calcme – sistema para gráfica – te ajuda com algumas dicas práticas de como você pode dar os primeiros passos na construção de um site para gráficas.

Continue lendo e saiba mais.

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Dicas de como fazer um site para gráficas

Para fazer um bom site para gráficas, é preciso considerar que tipo de site você vai fazer, onde você quer aparecer e qual é o objetivo desse canal de vendas.

Afinal, um site é também um canal de vendas. Desde que ele seja otimizado para isso e possa aparecer para as pessoas certas, no momento certo.

Hoje em dia, há muitas formas de fazer um bom site para gráficas. E nós vamos te ajudar com 4 dicas essenciais para você sair do zero e já começar a colocar a mão na massa.

Continue lendo!

#1: WordPress

Para quem quer começar a fazer um site para gráficas, é importante conhecer o WordPress.

Essa ferramenta, que é um editor de conteúdo online e aberto, permite que você crie quase de maneira ilimitada.

No WordPress, você pode instalar um template e personalizá-lo; criar páginas usando plugins específicos para criação de sites ou pode contratar um profissional qualificado para criar um site do zero.

Todas as opções são viáveis e devem ser escolhidas de acordo com o seu objetivo e conhecimento técnico.

No WordPress você pode fazer um site institucional, com poucas páginas; ou pode montar um site grande, com inúmeras páginas e até com um e-commerce embutido para receber pedidos online.

O WordPress é como se fosse uma tela de pintura em branco. É a estrutura básica para você desenhar o que quiser.

👉🏻 Veja também: como funciona o sistema de gestão para gráficas da Calcme.

#2: Construtor de sites

Outra boa alternativa para construir um site para gráficas é usar os construtores de sites. Como por exemplo, o Wix.

No entanto, essas ferramentas podem apresentar algumas limitações com relação a funcionalidades e abertura para personalização. Se você quiser fazer um projeto mais personalizado, talvez, o construtor de sites não seja a melhor alternativa. 

Mas pode ser uma boa alternativa para quem tem conhecimento zero, já que em pouco tempo a plataforma está online.

#3: Landing pages

Uma forma eficiente de montar um site para gráficas é montar landing pages específicas para cada serviço ou produto que você oferece.

Ao invés de colocar tudo em uma página só, vale a pena desmembrar tudo o que você oferece e, em cima disso, criar páginas específicas, com atributos e características específicas.

#4: SEO

E por fim, algo que você não pode esquecer de implementar quando montar um site para gráficas, é pensar no SEO. Ou seja, na otimização do site para os motores de busca.

Sem isso, o site não vai aparecer para as pessoas certas e ele será uma plataforma “escondida” na internet.

Com esses 4 passos básicos, você já consegue começar a pensar estrategicamente no seu site para gráficas e já sabe o que você precisa aprender mais para colocar tudo em prática.

Quais conteúdos publicar em um site para gráfica?

Ter um site para gráfica exige planejamento e atenção. Afinal, é preciso pensar bem nos conteúdos que serão usados para atrair potenciais clientes. 

Na lista abaixo, apresentamos algumas possibilidades que poderão te ajudar a criar conteúdos de qualidade e atraentes. Confira:

1. Cases de sucesso

Em um site para gráfica, é interessante descrever cases de sucesso de clientes que contrataram os seus serviços e obtiveram um bom resultado. Você pode contar a história desse cliente, o objetivo para com o serviço, e assim por diante.

Lembre-se de criar conexão com o público, trazendo fragmentos que possam fazer com que o potencial cliente perceba o valor do serviço que você está prestando.

2. Tutoriais que envolvam os produtos da gráfica

Sabe aqueles tutoriais que as pessoas pesquisam na internet? Por exemplo, vamos supor que a sua gráfica também faz papéis de parede personalizados. Agora, imagine que uma pessoa esteja procurando, no Google, uma maneira de decorar o quarto sem gastar muito.

Se houver essa possibilidade, você pode fazer um conteúdo e mencionar a instalação de um papel de parede como uma forma de inovar o ambiente sem ter que gastar demais.

Depois disso, coloque uma chamada de ação para a pessoa entrar em contato e conferir como ela pode fazer a própria decoração dessa forma.

3. Dicas de marketing 

O marketing está intimamente relacionado com muitos dos serviços oferecidos por uma gráfica, concorda? Então, que tal fazer conteúdos no site para gráfica que contenha dicas para os seus potenciais clientes?

Você pode criar conteúdos com dicas de como fazer um cartão de visita, o que não pode faltar em um flyer de divulgação, e assim por diante.

Em seguida, pode fazer uma chamada para a pessoa fazer as impressões na sua gráfica.

Leia mais: O que é uma gráfica offset?

4. Explicar os diferentes tipos de impressão

Outro conteúdo bem interessante é sobre as impressões que são oferecidas na sua gráfica. Por exemplo, se você oferece apenas impressão digital, é interessante fazer conteúdos sobre esse assunto, falando da qualidade, como funciona, quais as vantagens, e assim por diante.

Dessa maneira, a pessoa poderá chegar ao seu site quando pesquisar sobre o assunto e, quem sabe, solicitar serviços na sua gráfica.

O importante é sempre aparecer para quem está procurando algo dentro do seu universo de vendas.

5. Descrição de produtos

Por fim, você também pode fazer conteúdos para site para gráfica que contenha a descrição dos produtos que você oferece no dia a dia.

Fale sobre os tipos de impressão, tipos de materiais que podem ser personalizados na sua gráfica, enfim! Inove nesse sentido e esteja sempre divulgando o que você pode oferecer aos seus potenciais clientes, aumentando as suas chances de vendas.

Inclusive, é possível fazer vários conteúdos sobre cada um dos produtos, abrangendo um grande universo de dúvidas, características, utilidades, e assim por diante. Aposte nessa possibilidade.

Erros que não podemos cometer ao fazer um site para gráfica online

Na hora de desenvolver sites de gráficas, devemos considerar alguns cuidados importantes para que o resultado seja o melhor possível. Dessa maneira, melhoramos a experiência do nosso cliente e aumentamos as nossas chances de fazer novas vendas.

Veja alguns pontos de atenção nesse sentido:

1. Design não responsivo

O design do site deve ser feito de modo que possa ser facilmente acessado pelo computador e pelo celular. Se o design não for responsivo, o usuário poderá ter dificuldades para navegar nas categorias e, consequentemente, saber mais sobre a sua gráfica.

Por isso, contratar um especialista para desenvolver um site responsivo pode ser um bom caminho para um site para gráfica online.

2. Velocidade lenta de carregamento

Assim como o design precisa oferecer uma excelente experiência para o cliente que está navegando no seu site, a velocidade também deve ser otimizada.

Às vezes, o site não segue diretrizes específicas e têm scripts que acabam atrasando o carregamento. O uso de imagens muito “pesadas” também pode causar esse efeito.

Portanto, avalie se o site tem demorado muito tempo para carregar, pois isso pode atrapalhar a experiência de quem chega até a sua gráfica online.

3. Navegação confusa e sem menus

A navegação confusa é outro erro ao fazer site para gráficas. Mas o que isso quer dizer? Imagine que você entra em um site, mas não sabe onde encontrar informações sobre os serviços ou de contato.

Passa o tempo e você realmente não sabe onde clicar para ter acesso ao que precisa. Consequentemente, você irá desistir de navegar ali, concorda?

Esse seria o conceito de navegação confusa. Para não correr o risco de causar essa sensação no seu potencial cliente, tenha menus bem claros com links para as principais páginas e informações do seu site.

4. Conteúdo desatualizado

Escrever sobre a sua empresa uma única vez e nunca mais atualizar o site de gráfica é outro erro que deve ser evitado. Afinal, especialmente se o texto tiver data, seu cliente poderá pensar que você não está mais ativo no mercado. Portanto, sempre atualize os conteúdos e mantenha tudo estrategicamente escrito.

5. Má qualidade das imagens

A qualidade das imagens faz toda a diferença. Lembre-se de que você trabalha com produções focadas em comunicação visual, logo, precisa apresentar os seus produtos com imagens de qualidade.

Seus clientes querem ver os serviços que você já finalizou, acessando um portfólio completo e bem feito.

Veja também: Como divulgar gráfica rápida?

6. Informações de contato difíceis de encontrar

Deixe as informações de contato bem explícitas em diferentes áreas do site para gráfica. Não torne a experiência do leitor uma verdadeira “caça” às informações que ele precisa.

Afinal, se ele desejar fazer um orçamento, vai querer encontrar o contato o mais rápido possível.

7. Ignorar o SEO

Por fim, como comentamos antes, o SEO é um pilar chave no site para gráficas. Ele ajuda o seu site a aparecer nas buscas do Google, aumentando a visibilidade do seu negócio. Não ignore esse benefício que pode fazer a diferença nas suas vendas!

Assim, será possível alcançar um público maior a cada dia. Boa sorte!

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