Gráfica sustentável: Como tornar a sua empresa sustentável

Uma gráfica sustentável é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores alternativas para quem procura otimizar recursos. Afinal, esse tipo de estrutura permite uma gestão mais inteligente de processos e sistemas com foco na sustentabilidade. E, portanto, uma série de recursos são salvos para a saúde financeira e estrutura da empresa.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a ter algumas ideias de como fazer uma gráfica sustentável. Portanto, continue lendo e saiba mais.

acesse o software para gráfica onde estiver

Como fazer uma gráfica sustentável

Para fazer uma gráfica sustentável, você precisa considerar alguns aspectos relacionados a processos, otimização de recursos e inteligência digital. Veja uma lista de itens que poderão te ajudar a fazer uma gráfica sustentável:

  1. Impressão sob encomenda.
  2. Otimização de estoque.
  3. Criação de novos produtos para a gráfica.
  4. Implementação de um sistema inteligente.

A seguir, entenda na prática como esses recursos poderão te ajudar.

Impressão sob encomenda

Um dos primeiros critérios que você pode considerar na hora de montar uma gráfica sustentável, é o tipo de impressão que você oferece. Alguns tipos de impressão podem ser realmente bastante prejudiciais para o meio-ambiente e, assim, você não estará salvando recursos para tornar a sua empresa uma gráfica sustentável.

Uma das maneiras de mudar o estilo de impressão, é justamente criando uma impressão sob encomenda. Ou seja, de acordo com o que o seu cliente precisa e dentro das características de maior otimização possível.

Assim sendo, não deixe produtos “pré-prontos” na gráfica. Estabeleça um processo para impressões sob-demanda e salve recursos por isso.

Otimização de estoque

Outro fator que você precisa considerar para ser uma gráfica sustentável, é a otimização de estoque. Ou seja, como você vai aproveitar o seu estoque o máximo possível, sem que precise ficar recomprando materiais a toa ou por uma defasagem no processo de impressão.

Nesse caso, é muito importante que você tenha um sistema para controlar o seu estoque de modo que ele seja aproveitado ao máximo. Saber a hora certa de mandar um produto para a impressão, por exemplo, ajuda a salvar recursos.

Afinal, muitas vezes você pode imprimir dois ou três projetos na mesma folha para aproveitar o espaço. Só que isso só é possível através de um sistema inteligente, como é o caso do sistema Calcme.

Criação de novos produtos para a gráfica

Outra maneira de faturar com a sua gráfica de maneira sustentável, é com a criação de produtos novos. Ou seja, identifique uma oportunidade e necessidade de mercado e, em cima dela, crie soluções sustentáveis.

Assim você conseguirá criar um produto sustentável, otimizado e que poderá gerar caixa para a empresa logo nos primeiros meses de vida.

Implementação de um sistema inteligente

Com um sistema inteligente na sua gráfica, você poderá se atentar para todos os recursos que vão tornar a sua empresa sustentável. O sistema Calcme, por exemplo, ajuda a sua empresa a ter controle sobre vários aspectos que vão gerar sustentabilidade, como:

  • Otimização de estoque;
  • Compras adequadas e nos momentos certos;
  • Economia de dinheiro;
  • Novas oportunidades de negócios;
  • Etc.

Clique aqui para fazer um teste grátis do sistema Calcme ainda hoje e conheça a ferramenta de perto.