O que se vende em uma gráfica?

Entender o que se vende em uma gráfica é essencial para começar a trabalhar com esse tipo de negócio. Afinal de contas, você vai precisar saber o que vender na gráfica para que ela seja viável, rentável e sustentável no médio e longo prazo.

Neste artigo, portanto, a Calcme vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o que se vende em uma gráfica. Continue lendo para pegar ideias e entender!

Entenda o que se vende em uma gráfica rápida

As gráficas rápidas são boas opções de negócio para quem quer atender um público mais aberto. Ou seja, o consumidor final, que chega com demandas pontuais ou projetos de impressos menores – como personalizados.

Por isso, o que se vende em uma copiadora ou gráfica rápida é, basicamente, serviços menores. Aqueles que podem ser feitos internamente, em impressoras mais simples e menos velozes.

Você pode vender impressos simples, em adesivo, fotos, lembrancinhas, personalizados, pequenos folhetos, cartão de visitas e outros projetos.

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O que se vende em uma gráfica industrial

Já o que se vende em uma gráfica industrial é outro tipo de produto. Na verdade, a gráfica industrial pode fazer tudo o que a gráfica rápida faz – só que com um custo mais elevado. Afinal, para a gráfica industrial, só vale a pena rodar determinadas máquinas com um pedido maior.

É justamente nesse tipo de plano de negócio que se encaixa a gráfica industrial: pedidos maiores, com altas tiragens e acabamentos específicos. Geralmente esse tipo de gráfica vai atender empresas grandes.

Gráficas maiores podem vender catálogos, tiragens de revistas, jornais e tudo que houver uma tiragem muito grande ou com acabamentos especiais, como hot stamp.

Vale a pena abrir uma gráfica hoje em dia?

Vale!

Mas para isso, além de saber o que se vende em uma copiadora ou gráfica, é preciso saber como esse negócio pode dar certo. Por isso, alguns passos precisam ser dados, como: 

Plano de negócios bem definido

O plano de negócios é um dos pontos mais importantes para qualquer tipo de negócio. Por isso, para montar a sua gráfica, você precisa escrever todos os pontos em que sua empresa vai agir. Desenvolva o plano de negócios de maneira lúcida e focada.

Diferencial competitivo

O diferencial competitivo de uma gráfica precisa ser evidenciado. Muitas vezes, para gráficas rápidas, a localização vai ser esse diferencial. Mas você deve pensar em valor. Ou seja, como agregar valor no seu produto para que ele seja, de fato, diferente dos produtos da concorrência.

Sistema de controle e otimização

E por fim, a sua gráfica precisa ter, necessariamente, um sistema de controle e gestão. Como o sistema da Calcme, que organiza todos os processos de maneira inteligente e sem demandar ações humanas.

Faça orçamentos precisos, sem perder lucro. Entenda a ordem de pedidos e a ordem de produção. Além disso, você pode levar o sistema para qualquer lugar, uma vez que ele fica totalmente online e pronto para ser usado em qualquer lugar com internet!

Venda mais na sua gráfica com o sistema da Calcme!