Quanto custa montar uma marcenaria? Entenda!

Ao entender quanto custa montar uma marcenaria você já pode começar a planejar o projeto da sua empresa. Afinal, ter números em mãos ajuda a colocar as coisas em prática – ou adiar determinadas implementações.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre quanto custa montar uma marcenaria e como você pode fazer para colocar as ideias em prática. Portanto, continue lendo e saiba mais.

Veja quanto custa montar uma marcenaria

Uma marcenaria pode custar muito ou pouco. Afinal, tudo vai depender do seu projeto e do seu plano de negócios, uma vez que existem inúmeros tipos de marcenarias. Desde aquelas pequenas, no fundo da casa, ou até aquelas grandes, em grandes galpões e parques industriais.

Portanto, entender quanto custa montar uma marcenaria é algo que pode ser muito relativo. Inclusive, com relação a compra de equipamentos, maquinários e até contratação de funcionários. Não existe um padrão e nem mesmo uma estimativa, pois tudo estará atrelado ao seu modelo de negócios.

No entanto, é possível prever que alguns custos vão acontecer, como por exemplo: equipamentos, capital de giro e estrutura de trabalho em si. Continue lendo e saiba mais sobre o tema.

Equipamentos

Os equipamentos de uma marcenaria são inúmeros. Afinal, você terá que comprar ferramentas como serrote, martelo, equipamentos de medição, lixa, chaves e outras coisas. Isso sem falar nos equipamentos industriais, como serras elétricas de grande porte, lixadeiras automáticas, prensas e outros equipamentos que são usados para fazer móveis sob medida.

O custo dos equipamentos pode girar em torno de R$40.000 a R$50.000, dependendo de tudo o que você vai comprar de início. Inclusive, há a possibilidade de alugar equipamentos e também o espaço de outras marcenarias. Assim você consegue realizar serviços de maneira mais barata, principalmente no início.

Capital de giro

O capital de giro é também um recurso importantíssimo que você precisa considerar para a sua marcenaria. Portanto, ele deve entrar nos custos iniciais, já que o capital de giro é um dinheiro que vai ser usado para movimentar produtos, serviços e antecipar custos e investimentos em geral.

Esse capital de giro pode ser de acordo com o tamanho e porte da sua empresa. Logo, o ideal é que ele seja do tamanho dos seus custos mensais x6. Assim você terá um bom caixa para garantir estabilidade em momentos um pouco mais instáveis.

Estrutura de trabalho

E ainda, você deve colocar na sua conta a estrutura de trabalho. Se você vai alugar um galpão, esse valor será fixo e estará nos custos mensais. Se você construir um galpão, esse valor deverá sair de algum lugar. E mesmo que você amplie a sua casa e faça a marcenaria nos fundos, ainda assim, isso terá um custo que deverá ser colocado na conta dos investimentos iniciais.

Vale a pena montar uma marcenaria?

Sim, vale a pena. No entanto, é preciso organizar tudo desde o início para que a empresa possa crescer de maneira sustentável e aos poucos. Não faça dívidas enormes no começo e monte um plano de negócios eficiente para gerar lucro. Afinal, sem vender, a sua marcenaria não vai pra frente.

Bora colocar a mão na massa?