A importância do atendimento na relação com o seu cliente

A importância do atendimento na relação com seu cliente

A importância do atendimento na relação com o seu cliente se envolve diretamente com a experiência que aquela pessoa viverá. Isso porque quando adquirimos um produto ou serviço, não estamos esperando apenas o resultado. Mas sim, todas as experiências envolvidas com aquela compra.

Por isso, precisamos pensar na importância de um bom atendimento, além de alinhar a nossa forma de atuar para as boas práticas do mercado.

A fim de lhe auxiliar neste processo, fizemos este guia com dicas importantes para você.

A importância do atendimento na relação com o seu cliente

A importância do atendimento na relação com o seu cliente se dá a partir do momento que a satisfação dos mesmos, neste sentido, serve de termômetro para os seus resultados. Entenda mais a seguir.

O valor do seu negócio pode estar no seu atendimento

Muita gente confunde os termos relacionados com valor e preço. Acreditam que o preço baixo é mais do que o suficiente para atrair clientes e fidelizá-los.

É claro que ter um valor alinhado aos concorrentes é muito importante, mas não é o mais essencial.

Você pode até ser a gráfica mais “barata” da sua cidade, mas se o desenvolvimento do seu negócio não considerar a qualidade do atendimento, os resultados poderão não ser tão positivos assim.

Lembre-se que as pessoas se conectam com pessoas, e por isso, preferem pagar um pouco mais caro para receber a devida atenção que desejam.

Sendo assim, trabalhe toda a sua equipe de atendimento, priorizando a cordialidade, a resolução de problemas de maneira efetiva, e ainda, a rapidez do processo.

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A satisfação e fidelidade do cliente está diretamente envolvidas com o atendimento

A satisfação e a fidelidade do seu cliente se envolve diretamente com a forma que você o atende.

Se você possui protocolos “robotizados” demais para responder às dúvidas dos seus clientes, eles poderão se sentir “deixados de lado”. Como se você apenas tivesse interesse em vender os seus produtos.

É claro que a venda é essencial para o seu negócio, mas você precisa criar uma cultura em sua empresa que dê a entender que o personagem mais importante no processo de vendas é o próprio cliente.

Sendo assim, a importância do atendimento na relação com o seu cliente se envolve com o fato de que se você souber atendê-lo, considerando suas singularidades, ele se sentirá “acolhido” e, dessa forma, bem atendido. Logo, sentirá satisfação para com o seu serviço, além de se tornar um cliente fiel, daqueles que fazem a boa e velha “publicidade boca a boca”.

Práticas do bom atendimento

Agora que você já compreendeu a importância da qualidade do seu atendimento, vamos lhe dar algumas dicas que poderão lhe auxiliar neste processo. Acompanhe:

  • Ofereça agilidade: Oferecer agilidade para os processos é primordial para criar uma experiência positiva para o seu cliente. Para isso, você pode apostar na tecnologia, por exemplo, para automatizar atividades, como gerar orçamentos para a sua gráfica.
  • Seja cordial: Cordialidade é essencial. Demonstrar educação e ouvir o cliente é um dos alicerces para envolvê-lo com o seu negócio. Lembre-se que ele possui uma “dor” que precisa de solução. Saiba escutar esta dor para apresentar soluções interessantes.
  • Apresente soluções: A partir disso, apresente as soluções que o seu negócio oferece, com o intuito de gerar mais proximidade às necessidades do cliente e fazer com que ele perceba os benefícios do seu produto.

Dessa forma, o atendimento flui de uma maneira mais natural, proporcionando bons frutos para o seu negócio.