Como controlar a manutenção das máquinas da sua marcenaria

Para controlar a manutenção das máquinas da sua marcenaria é fundamental considerar um processo adequado. Afinal, sem processo, a manutenção ficará no “modo aleatório”.

Fazer registros estratégicos, deixar tudo armazenado e digitalizar a sua marcenaria, ajuda muito nesse processo de manutenção justamente porque, dessa forma, os dados não são perdidos e ficam concentrados para acessar quando e onde quiser.

Portanto, neste artigo, a Calcme – sistema para marcenarias – te ajuda a entender mais sobre como controlar a manutenção das máquinas da sua marcenaria.

Continue lendo!

Dicas de como controlar a manutenção das máquinas da sua marcenaria

Controlar a manutenção das máquinas da sua marcenaria pode ser um grande desafio. Afinal, se não houver um processo muito bem formalizado, vai ser difícil encontrar o momento certo da manutenção.

Mas a Calcme te ajuda com isso. Veja 4 dicas fundamentais para controlar a manutenção das máquinas da sua marcenaria.

Veja mais conteúdos:

1- Registre todas as manutenções

Histórico não é tudo, mas é quase tudo. Especialmente para quem quer criar uma rotina e um padrão adequado de manutenções em equipamentos e ferramentas na marcenaria.

Por isso, a primeira dica que vai te ajudar é justamente registrar todas as manutenções feitas e deixar essas informações armazenadas em um local seguro e acessível.

Mesmo que você anote em um simples papel, é muito importante que isso esteja organizado e acessível.

Ao acessar os registros históricos das manutenções, você poderá gerenciar a manutenção de maneira preventiva e acionar a assistência com antecedência. Afinal, não adianta fazer manutenção preventiva próximo ao limite de algum eventual problema (ou mesmo depois de o problema acontecer), não é mesmo?

Dica extra: utilize o sistema da Calcme para marcenarias para conferir relatórios avançados de produção e entender quando alguma máquina estiver em um eventual limite.

2- Siga as recomendações da fabricante

A melhor maneira de assumir um bom processo de manutenção é seguir as recomendações da fabricante dos equipamentos.

Certamente todos os equipamentos da sua marcenaria terão um manual de manutenções. Você pode (e deve) consultá-lo.

Caso você tenha dúvidas quanto a isso, não deixe de entrar em contato com a fabricante para pedir as melhores recomendações com base no histórico e no modelo do seu equipamento.

3- Treine os funcionários para usarem os equipamentos

Outro aspecto que faz toda a diferença na manutenção dos equipamentos da marcenaria, é usar as ferramentas da maneira certa e como manda o manual da fabricante.

Por isso, a prevenção começa ainda na fase de utilização, já que um bom treinamento (e lembretes constantes) junto aos funcionários, vai adiar muito uma eventual quebra ou problema.

Portanto, monte um plano de treinamento com a equipe para sempre relembrar as boas práticas de utilização dos equipamentos.

4- Gerencie a sua marcenaria via sistema de gestão

E por fim, tire a sua marcenaria do analógico e leve toda a gestão para o digital. Isso vai garantir que você tenha acesso a dados fantásticos que, via uma “gestão de papel”, você não teria.

Faça um teste no sistema da Calcme para marcenarias e conheça todos os recursos que vão ajudar a sua empresa a faturar mais no longo prazo.