Tipos de Impressora para a sua gráfica

Existem muitos tipos de impressora e, por isso, nem sempre é fácil entender qual é a melhor para a sua gráfica. Inclusive, aqui no blog da Calcme você encontra um artigo que te ajuda a escolher a melhor impressora para gráfica.

E para entender um pouco mais sobre alguns dos principais tipos, continue lendo. Abaixo, listamos alguns modelos de impressoras que podem se adaptar ao seu plano de negócios.

Conheça alguns tipos de impressora

Os tipos de impressora que combinam com o seu negócio são inúmeros. Mas se o seu negócio for uma gráfica, então você precisará de modelos específicos e muitas vezes industriais. Para gráficas rápidas, impressoras a laser ou modelos offset são suficientes. Mas para gráficas maiores, você precisará de modelos plotter, digital e que façam tiragens realmente grandes.

Abaixo, veja uma lista com alguns dos modelos mais convencionais de impressoras e escolha a melhor para a sua pequena gráfica que está começando agora.

Impressora jato de tinta

A impressora jato de tinta é uma das mais comuns de todas. É um tipo de impressora que combina com negócios simples e para tiragens baixas e lentas. Muito embora a jato de tinta imprima colorido, ela não é a mais indicada para gráficas rápidas – embora ajude a quebrar um galho.

A impressora jato de tinta molha o papel com a tinta em si. Ele pode ficar bem úmido após a impressão e a secagem precisa ocorrer antes de finalizar o material. As tiragens geralmente são bem lentas e a impressora não é indicada para quem precisa de agilidade.

No entanto, se o seu objetivo é uma impressora simples para dentro de casa ou para para o escritório, essa é uma boa alternativa.

Impressora a laser

As impressoras a laser são tipos de impressora que garantem agilidade, praticidade e muita performance para vários tipos de tiragens. Elas são bem rápidas e você consegue, geralmente, imprimir centenas de folhas por hora.

Inclusive, quanto mais impressões você fizer, mais rentável será o projeto. Afinal, a impressora é feita para imprimir bastante e o custo é reduzido para você e para o cliente final.

Esse tipo de impressora é abastecida com toner. Trata-se de uma tinta em pó que, em contato com o calor, “mancha” o papel para realizar a impressão.

Impressora 3D

Um tipo de impressora que está muito em alta e vai estar cada vez mais. Ela imprime objetos em três dimensões. Por demandar um grande trabalho, é uma impressora que demora muito para entregar uma peça final. No entanto, o objeto impresso é praticamente perfeito.

Impressora multifuncional

Esse é o tipo de impressora que você precisa ter na sua gráfica. Afinal, ela faz várias funções e, portanto, pode ajudar em vários serviços do dia a dia. Ela faz cópias, escaneia documentos e algumas até enviam fax!

Impressora LED

E ainda, há uma impressora de LED. Ela é muito parecida com a impressora a laser. No entanto, ela imprime colorido e com uma velocidade bem grande – semelhante a laser.

acesse o software para gráfica onde estiver

Como escolher a melhor impressora para gráfica?

Como existem muitos modelos de impressora, pode ser que você fique em dúvida com relação qual a melhor opção para a sua gráfica. Para ajudá-lo nessa decisão, elencamos alguns fatores que podem influenciar na sua escolha:

1. Público-alvo

O público-alvo pode ajudá-lo a selecionar a melhor alternativa dentre os tipos de impressoras para gráfica. Afinal, você precisa, antes de qualquer coisa, saber o que deseja oferecer para as pessoas que chegam até você.

Você pretende investir na impressão de personalizados? Deseja ter uma gráfica rápida? Quer atuar em diferentes mercados? Pense bem sobre o assunto.

Isso pode ajudá-lo a nortear melhor a sua decisão, impedindo que a sua aquisição seja errônea a ponto de gerar mais prejuízo do que lucro para o seu negócio.

Uma boa forma de descobrir o seu público-alvo é fazendo a pesquisa de mercado na sua região, para verificar quais são as demandas latentes e assim construir uma empresa mais sólida.

2. Porte da sua gráfica

Você deseja abrir uma grande gráfica ou quer um espaço um pouco menor? Esse tipo de reflexão também faz toda a diferença na hora de escolher dentre as opções.

Afinal, se o seu negócio for mais enxuto, escolher entre as impressoras simples pode ser um bom caminho. Caso queira construir uma empresa de grande porte, outros tipos de maquinários para gráfica serão necessários.

Faça essa análise sempre considerando o mercado na sua região, ok? Pois um bom plano de negócio leva em consideração uma infinidade de variáveis, e não apenas algo pontual. Para que tudo siga um rumo positivo, você deve fazer um plano de médio e longo prazo, a fim de tomar a decisão mais assertiva na hora de escolher dentre os tipos de impressora.

3. Investimento inicial

Você já sabe, exatamente, quanto poderá investir na sua gráfica neste primeiro momento? Até porque, para que o seu negócio seja saudável, é necessário fazer um investimento equilibrado, evitando o excesso de gastos no começo.

Às vezes, é mais válido você começar com um maquinário de menor porte e ir desenvolvendo o negócio à medida que o seu capital de giro fica mais robusto e as suas vendas mais recorrentes.

Caso contrário, você pode correr o risco de gastar além da conta neste momento, prejudicando os primeiros passos da empresa e podendo, inclusive, levá-la ao fim.

Por isso, dar um passo de cada vez, alertando-se com relação aos custos envolvidos com a abertura da empresa, é extremamente importante. Assim, tanto a escolha da impressora, como outros passos dados nesta etapa, serão mais equilibrados e saudáveis para o negócio.

Pense nisso!

Agora que você já conhece alguns modelos de impressoras para a sua gráfica, considere implementar também um bom sistema para gestão.

melhor impressora para gráfica rápida banner teste o sistema de gestão